Valoração Econômica Ambiental Como Estratégia de Conservação dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé - Uma Proposta Metodológica

por Francisco Brant publicado 01/12/2016 11h35, última modificação 06/03/2020 16h15

Orientadora: Professora D.Sc. Maria Inês Paes Ferreira (Doutora em Ciência e Tecnologia de Polímeros, IMA/Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Este trabalho apresenta uma possível solução na mediação de conflitos de uso das águas na porção superior da bacia do rio Macaé, utilizando-se para isso a agregação de valores obtidos por meio da prática de valoração ambiental. Os valores obtidos foram tratados a fim de justificar uma prática diferenciada na gestão dos recursos hídricos desta região, apontando para meios de ressarcimento econômico pela preservação destes recursos, notadamente viabilizados em programas de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). Como exemplo de aplicação, são apresentados dois artigos científicos: (i) um levantamento básico sobre as práticas de valoração em prol da conservação no bioma Mata Atlântica e (ii) a discussão da relevância de se aplicarem métodos diferenciados que contribuam para a agregação máxima de valores aos serviços ambientais oferecidos pela natureza, tendo como
objeto de estudo os recursos hídricos da APA do Macaé de Cima. Foi utilizada a metodologia de aplicação de questionários que através de cálculos matemáticos apresentou valores coerentes em relação a estudos recentes de valoração em ecossistemas semelhantes. Os dados obtidos dos artigos e das análises do tema desta dissertação servem como subsídio para a implementação de um programa de pagamentos por serviços ambientais na porção superior da bacia do rio Macaé, como estratégia de conservação dos recursos hídricos desta bacia hidrográfica.
Palavras – chave: Valoração Ambiental; PSA; Rio Macaé; Recursos Hídricos.

This paper presents a possible solution in the mediation of conflicts of use of water in the upper portion of the Macae River basin, using it for the aggregation of values through the practice of environmental valuation. The values obtained were treated in order to justify a differentiated practice in the management of water resources in the region, pointing to means of financial compensation for the preservation of these resources, especially in programs enabled Payments for Environmental Services (PSA). As an example of application are presented two papers: (i) a basic survey on valuation practices to conserve the Atlantic Forest biome and (ii) the discussion of the relevance of applying different methods that contribute to the aggregate maximum values to environmental services provided by nature, with the object of study the water resources of the APA do Macae de Cima. The methodology of questionnaires that through mathematical calculations showed values consistent with respect to recent valuation in similar ecosystems. Data obtained from analysis of the articles and the theme of this paper serve as an aid to implement a program of payments for environmental services in the upper portion of the Macae River basin as a strategy for conservation of water resources in this watershed.
Keywords - Keywords: Environmental Valuation; PES; Macaé River; Water Resources.

PDF document Francisco Formagini Brant.pdf — Documento PDF, 4.03 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.