Biomarcadores na Avaliação da Qualidade do Pescado na Lagoa Imboassica, Macaé - RJ

por Rodolfo Coimbra publicado 17/05/2016 14h04, última modificação 06/03/2020 15h43

Professor DSc. Manildo Marcião de Oliveira (Doutor em Biociências Nucleares pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
Co-orientador: Professor DSc. Victor Barbosa Saraiva (Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro)

A Bacia Hidrográfica da Lagoa Imboassica vem sendo objeto de estudo de diversos trabalhos, pesquisas e programas das mais diversas áreas do conhecimento visto o impacto antrópico gerado neste ecossistema ao longo das ultimas décadas. Os resultados da avaliação de padrões de qualidade água e sedimento por diversos autores mostram o alto nível de comprometimento da integridade e qualidade dos recursos fornecidos por este ambiente. Nesta perspectiva são apresentados uma revisão e resultados da avaliação da saúde ambiental deste ambiente por meio de variáveis biológicas no pescado oriundos desta lagoa. A revisão traz um apanhado geral sobre o estado da arte das diversas técnicas e monitoramento nas diversas matrizes ambientais, assim como a base legal brasileira para avaliação das mesmas. O conceito de biomarcadores é apresentado como alternativa e ferramenta auxiliar na avaliação da qualidade do pescado em diversos ambientes. Em um segundo momento são apresentados dados referentes ao monitoramento do pescado onde foram analisados metais traço em músculo de traíra (Hoplias malabaricus) e dois biomarcadores, um deles enzimático (Colinesterase) e o segundo genotóxico (Micronúcleos). O fator de condição destes organismos também foi avaliado para ser comparado com a lagoa referência (Lagoa Encantada) assim como os demais biomarcadores. Os resultados encontrados para avaliação química não nos fornecem base suficiente para afirmar o comprometimento da saúde publica por meio de contaminação deste pescado por metais traço. Entretanto, na avaliação do fator de condição e dos biomarcadores analisados podemos inferir que a saúde ambiental deste ecossistema encontra-se comprometida. Fica também evidenciado a necessidade de intervenções pelos diversos atores sociais para interromper as diversas fontes de contaminação, assim como elaborar mecanismos para conservação deste ecossistema a fim de evitar o agravamento dos danos causados ao ambiente estudado e possíveis impactos na saúde da população em geral.

The watershed Imboassica Lagoon has been studied by several papers, and research programs of the various areas of knowledge since the anthropic impact generated in this ecosystem over the last decades. The evaluation results of water quality standards and sediment by many authors is the high level of commitment of integrity and quality of the resources provided by this ambient. In this perspective we present a review and evaluation results of the environmental health of the environment by means of variables biological fish coming in this lagoon. The review provides an overview on the state of art of various techniques and monitoring the various environmental matrices, as well as the Brazilian legal basis for evaluation. The concept of biomarkers is presented as an alternative and auxiliary tools in the assessment of fish quality in various environments. In a second stage, data are presented of the monitoring of fish which were analyzed trace metals in betrayed muscle (H. malabaricus) and two biomarkers, one enzymatic (ChE) and the second genotoxic (Micronuclei). The condition factor was also evaluated on these organisms to be compared with the reference lagoon (Lagoa Encantada) as well as the others biomarkers. The results for chemical evaluation do not provide sufficient basis to affirm the commitment of public health through contamination of fish by trace metals. However in assessing the condition factor and two biomarkers analyzed infer that the environmental health of this ecosystem is compromised, it is also evident the need for intervention by the social actors to stop the various sources of contamination as well as developing mechanisms for the conservation of this ecosystem to prevent further damage to the environment studied as well as the possible health impacts of the general population.

PDF document Rodolfo dos Santos Coutinho Coimbra.pdf — Documento PDF, 4.90 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.