Caracterização Espaço-Temporal da Qualidade da Água da Lagoa de Cima, Campos dos Goytacazes-RJ

por Annelise Martins de Sousa publicado 22/07/2021 14h17, última modificação 22/07/2021 14h17

Orientador: Dr. Thiago Moreira de Rezende Araújo
Coorientador: Dr. Luis Felipe Umbelino dos Santos

As águas doces são imprescindíveis para a manutenção da vida na Terra e para o desenvolvimento econômico mundial. Apesar disso, a quantidade e qualidade da água vem sendo ameaçada em decorrência do seu uso excessivo e pela ocupação desordenada do solo. O estudo da qualidade da água é essencial para identificar as consequências que essas ações podem gerar em um corpo hídrico e para criar meios para atender determinado uso da água. Para avaliar a qualidade da água utiliza-se de parâmetros indicadores, podendo ser biológicos, físicos ou químicos. A caracterização desses parâmetros de forma independente tem grande importância, uma vez que permitem uma análise individual dos elementos que estão alterando a qualidade da água, mas por outro lado, a grande quantidade, acaba dificultando a interpretação dos seus resultados. Os índices de qualidade da água surgiram da necessidade de resumir esses resultados em um único valor numérico, possibilitando uma compreensão geral da qualidade da água do corpo hídrico e facilitando a interpretação dos dados. Dessa forma, o objetivo desta dissertação foi fazer uma caracterização da qualidade da água da Lagoa de Cima (LC), através de parâmetros físico-químicos e microbiológicos e da aplicação do Índice de Qualidade da Água (IQA). As coletas das amostras foram realizadas em seis pontos distribuídos ao longo da lagoa, um ponto no rio Imbé e um ponto no rio Urubu, e ocorreram em duas campanhas, nos meses de abril de 2019 e outubro de 2019, contemplando as variações no espaço e no tempo. As análises físico-químicas e microbiológicas foram realizadas no Laboratório de Análises e Monitoramento das Águas (LabFoz) do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes do Instituto Federal Fluminense (PICG/IFFluminense). As determinações foram feitas, em sua maioria, em triplicata e os métodos de análise seguiram as normas técnicas estabelecidas pelo Standard Methods for examination of water & wastewater 23rd. Os resultados obtidos foram comparados aos padrões estabelecidos pela Resolução nº 357 de 2005 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) e com trabalhos científicos similares. O IQA utilizado foi desenvolvido pela National Sanitation Foundation (NSF) e calculado em planilha de Excel, utilizando tanto a fórmula da média quanto a do produtório ponderado. Os resultados demonstraram que as águas da Lagoa de Cima apresentaram qualidade compatível com a Classe 2 / águas doces e sua classificação segundo o IQA é “BOA”. Espera-se que este trabalho possa auxiliar os gestores no desenvolvimento de ações para a conservação e o uso sustentável desse corpo hídrico.
Palavras-chave: Recursos hídricos. Parâmetros de qualidade. IQA. Gestão ambiental.

Fresh water is essential for the maintenance of life on Earth and for the world’s economic development. Despite this, the quantity and quality of water has been threatened due to its excessive use and disorderly land occupation. The study of water quality is essential to identify the consequences that these actions can have on a water body and to create means to meet a given water use. In order to evaluate water quality, indicator parameters are used, which can be biological, physical or chemical. The characterization of these parameters independently is very important, since they allow na individual analysis of the elements that are affecting the water quality, but on the other hand, the large quantity, ends up making the interpretation of their results difficult. The water quality indices arose from the need to sumarize these results in a single numerical value, enabling a general understanding of the water quality of the water body and facilitating the interpretation of the data. Thus, the objective of this dissertation was to make a characterization of the water quality of Lagoa de Cima, through physico-chemical and microbiological parameters and the application of the Water Quality Index (WQI). The samples was collected at six points distributed along the lagoon, one point at Imbé river and one point at Urubu river and will take place in two campaigns, April 2019 and October 2019, taking into account the variations in space and time. The physico-chemical and microbiological analyses was realized at the Laboratório de Análise e Monitoramento das Águas (LabFoz) of the Polo de Inovação Campos dos Goytacazes / Instituto Federal Fluminense (PICG/IFFluminense). The determination was made in triplicate, and the methods of analysis followed the technical standards established by the Standard Methods for examination of water & wastewater 23rd. The obtained results was compared to the standards established by Resolution nº 357/2005 of the Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) and compared with similar scientific works. The WQI utilizated was developed by National Sanitation Foundation (NSFWQI) and was calculated in an Excel spreadsheet, using the weighted average and weighted product formula. The results showed that the water of Lagoa de Cima presented quality compatible with Class 2 / fresh water and its classification according to the WQI is “GOOD”. It is hoped that the results obtained here may assist managers to developd actions for the conservation and sustainable use of this water body.
Keywords: Water resources. Quality parameters. WQI. Environmental management.

PDF document Dissertação de mestrado_Annelise Martins de Sousa.pdf — Documento PDF, 1.56 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.