Arquitetura Sustentável e Eficiência Energética: Estudo De Caso No Instituto Federal Fluminense Campus Macaé/RJ

por Sabrina Zanon Branco publicado 25/02/2022 09h49, última modificação 25/02/2022 09h49

Dr. Augusto Eduardo Miranda Pinto

Coorientador: Dr. Marcos Antonio Cruz Moreira

• Autora:
    Sabrina Zanon Branco

A humanidade vem necessitando progressivamente de fontes alternativas de energia, e devido ao crescimento populacional, o consumo de energia, água e seu desperdício vem aumentado. O projeto de arquitetura tem grande importância por garantir entre outros aspectos o conforto térmico e a redução do consumo de energia, além do desenvolvimento de novos conceitos, materiais e tecnologias construtivas. Este trabalho propõe inicialmente propostas de intervenção no Instituto Federal Fluminense, campus Macaé para otimizar sua eficiência energética, conforto ambiental e seu consumo de água. Objetiva-se alcançar tais otimizações a partir da Arquitetura Sustentável analisando a utilização de painel fotovoltaico, telhado verde, e aproveitamento da água de chuva. Posteriormente, foi escolhido fazer um estudo mais detalhado do Telhado Verde e uma proposta de projeto para o IFF Macaé. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória descritiva a fim de proporcionar informações sobre o assunto a ser investigado com levantamento bibliográfico. Espera-se que seja proporcionada compreensão de assuntos relacionados à sustentabilidade, eficiência energética, educação ambiental, arquitetura sustentável e Telhado Verde. Ao longo da pesquisa, por iniciativa da rede IFF foi implementado o uso de painéis fotovoltaicos para um futuro sustentável da instituição. Por fim, almeja-se que o meio utilizado para a proposta de Telhado Verde possa favorecer a qualidade da edificação e do ambiente de trabalho e estudos dos servidores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense.

Palavras-chave: Arquitetura Sustentável, Painel Fotovoltaico, Telhado Verde, Aproveitamento de Água de Chuva.

Humanity is increasingly in need of alternative energy resources due to the population growth and technological evolution, as a result, water consumption and its waste is increasing. The architecture project has great importance for ensuring, among other aspects, the thermal comfort and the reduction of energy consumption, as well as the development of new concepts, materials and constructive technologies. This paper proposes interventions at IFF Macaé to optimize its energy efficiency, environmental comfort and its water consumption. The objective is to achieve such optimizations from the Sustainable Architecture proposing the use of photovoltaic panel, green roof, and use of rainwater, respectively. The methodology used was an exploratory descriptive research in order to provide information on the subject that is being investigate with a bibliographical survey. It is expect that understanding of issues related to sustainability, energy efficiency, environmental education and sustainable architecture will be provide. Finally, it is hope that the processes used, photovoltaic panel, green roof, and use of rainwater, may favor the quality of the building and the environmental work and study of the employees and students of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense.

Keywords: Sustainable Architecture, Photovoltaic Panel, Green Roof, Rainwater Harvesting

PDF document DISSERTAÇÃO - SABRINA ZANON BRANCO.pdf — Documento PDF, 2.75 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.