Matriz Elétrica Brasileira: Um Estudo em Prol da Diversificação de suas Fontes Geradoras e Avaliação do Impacto da Pandemia de Covid-19 ao Setor Elétrico Nacional

por Donisete da Silva Pereira publicado 24/09/2021 11h07, última modificação 24/09/2021 11h07

Romeu e Silva Neto

O setor elétrico é fundamental para o desenvolvimento de um país, e por isso requer constante atenção e consequente planejamento. O Brasil, apesar de ser um país de dimensões continentais, com potencial de geração elétrica de diversas fontes, possui hoje uma matriz elétrica baseada predominantemente em hidroeletricidade. E por razões de segurança no abastecimento, é crucial que a energia provenha de diversas fontes energéticas, o que garantiria um posicionamento estratégico para o Brasil. Nesse sentido essa pesquisa buscou realizar um estudo bibliométrico com vistas a mapear produções científicas que envolvam estudos relacionados à diversificação da Matriz Elétrica Brasileira – MEB, propondo-se a identificar como essa temática é abordada no meio acadêmico, e após esse levantamento, foram filtrados os estudos que melhor se relacionaram com o tema desta pesquisa para embasarem uma revisão sistemática, onde se buscou interpretar criticamente todas as publicações relevantes. Em seguida realizou-se uma breve análise na distribuição de geração da MEB por tipos de fontes e de empreendimentos geradores, com vistas a obter um panorama atual, verificando o potencial gerado atualmente, o potencial que será adicionado futuramente e a situação futura da MEB após adição prevista. E considerando que a eclosão da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) no início de 2020 impôs um cenário econômico bastante adverso no Brasil e no mundo, em diversos setores, principalmente no Setor Elétrico Brasileiro – SEB, buscou-se, também, elencar os principais impactos no SEB associados ao avanço da doença, numa escala temporal, desde o primeiro caso de coronavírus no país, passando pelo seu auge, até o momento em que a doença já não refletia significativamente no SEB. Para tanto, foram utilizados dados disponibilizados pelo Governo, tando no que se refere aos dados do setor elétrico quanto aos dados de saúde pública, pesquisas científicas e outras fontes confiáveis, como jornais. Ao final desta pesquisa foi possível verificar a exagerada dependência que a MEB possui pela fonte hídrica, principalmente pelas hidrelétricas, o que em termos estratégicos evidencia a necessidade de diversificação. Nesse sentido, notou-se grande preocupação dos autores, a maioria deles veem a diversificação da MEB como necessária ao desenvolvimento seguro, sustentável e eficiente do país. E também foi possível perceber que a COVID-19 trouxe impactos sem precedentes ao SEB, o segundo trimestre de 2020 foi o que mais sofreu impactos com a chegada da doença ao país, tendo como causa principal as medidas de distanciamento social, tão necessárias à saúde.

Palavras-chave: Diversificação. Matriz elétrica. Setor elétrico. Covid-19

The electricity sector is fundamental for the development of a country, and for that reason it requires constant attention and consequent planning. Brazil, despite being a country of continental dimensions, with potential to generate electricity from different sources, today has an electrical matrix based predominantly on hydroelectricity. And for reasons of security of supply, it is crucial that energy comes from different energy sources, which would guarantee a strategic position for Brazil. In this sense, this research sought to carry out a bibliometric study with a view to mapping scientific productions involving studies related to the diversification of the Brazilian Electric Matrix – BEM, proposing to identify how this theme is addressed in academia, and after this survey, the studies that best related to the theme of this research to support a systematic review, which sought to critically interpret all relevant publications. Then, a brief analysis was carried out on the distribution of BEM's generation by types of sources and generating projects, with a view to obtaining a current overview, verifying the potential currently generated, the potential that will be added in the future and the future situation of BEM after expected addition. And considering that the outbreak of the new coronavirus pandemic (COVID-19) at the beginning of 2020 imposed a very adverse economic scenario in Brazil and in the world, in several sectors, mainly in the Brazilian Electric Sector – BES, an attempt was also made to list the main impacts on the BES associated with the advance of the disease, on a temporal scale, from the first case of coronavirus in the country, through its peak, until the moment when the disease was no longer significantly reflected in the BES. For this purpose, data provided by the Government were used, including data from the electricity sector and public health, scientific research and other reliable sources, such as newspapers. At the end of this research, it was possible to verify the exaggerated dependence that BEM has on the water source, especially hydroelectric plants, which in strategic terms highlights the need for diversification. In this sense, the authors' great concern was noted, most of them see the diversification of BEM as necessary for the safe, sustainable and efficient development of the country. And it was also possible to see that COVID-19 brought unprecedented impacts to BES, the second quarter of 2020 was the one that suffered the most impacts with the arrival of the disease in the country, with the main cause of social distancing measures, so necessary for health.

Keywords: Diversification. Electric matrix. Electric sector. Covid-19

Atualmente não existem itens nessa pasta.