Tratamento térmico com aproveitamento energético como alternativa para gestão integrada de resíduos sólidos urbanos nos municípios utilizadores do Centro de Tratamento de Resíduos Conselheiro Josino, Campos dos Goytacazes/RJ

por Micaela Chagas de Almeida dos Anjos publicado 03/05/2021 10h47, última modificação 03/05/2021 10h47

Hélio Gomes Filho

Este trabalho tem por objetivo apresentar a implantação de uma usina de tratamento térmico, no município de Campos dos Goytacazes/RJ, como alternativa para a gestão integrada de resíduos sólidos urbanos (RSU), em caso de escassez de áreas para instalação de futuros aterros sanitários. Para determinação da situação e evolução do gerenciamento de RSU em Campos dos Goytacazes, bem como nos municípios de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé e Miracema, utilizadores do Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) Conselheiro Josino, fez-se uso de dados disponíveis no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), sites oficiais das Prefeituras e pesquisas acadêmicas. Estudo que possibilitou a determinação de um panorama da gestão ambiental em parte das regiões Norte e Noroeste fluminenses, à luz da Lei dos Consórcios Públicos e da Política Nacional de Resíduos Sólidos, além de verificação de eficiência de uso do CTR Conselheiro Josino. Tais dados serviram de base para exposição da recuperação energética dos RSU produzidos pela região circundante de Campos dos Goytacazes, por meio de usina instalada no território deste. Para tanto, foram utilizadas fórmulas algébricas, a fim de estimar a quantidade de energia possível de ser obtida com a conversão da energia química dos resíduos em energia térmica e, posteriormente, em energia elétrica. Listando, ainda, os possíveis impactos positivos e negativos dessa implantação. Desta forma, essa pesquisa se mostra relevante por pretender um diagnóstico ambiental atual dos municípios estudados, uma análise de praticabilidade da instituição de um consórcio público regional, bem como por descrever a utilização de tecnologia de reaproveitamento de materiais outrora descartados como inservíveis, contribuindo para uma Gestão Integrada de Resíduos Sólidos regional, economia de recursos e desenvolvimento sustentável, por meio da redução drástica de RSU enviados para descarte final em aterro sanitário.

Palavras-chave: Gestão Pública. Consórcios Municipais. Reaproveitamento Energético. Aterro Sanitário.

This work aims to present the implementation of a thermal treatment plant, in the municipality of Campos dos Goytacazes / RJ, as an alternative for the integrated management of urban solid waste (MSW), in the event of a shortage of areas for the installation of future landfills. To determine the situation and evolution of MSW management in Campos dos Goytacazes, as well as in the municipalities of São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé and Miracema, users of the Waste Treatment Center (CTR) Counselor Josino, the data available in the National Sanitation Information System (SNIS), official websites of city halls and academic research were used. Study that made it possible to determine an overview of environmental management in part of the North and Northwest regions of Rio de Janeiro, in the light of the Public Consortia Law and the National Solid Waste Policy, in addition to checking the efficiency of use of the CTR Conselheiro Josino. Such data served as a basis for exposing the energy recovery of MSW produced by the surrounding region of Campos dos Goytacazes, through a plant installed in the territory of that country. For this purpose, algebraic formulas were used in order to determine the amount of energy possible to be obtained by converting the chemical energy from the waste into thermal energy and, subsequently, into electrical energy. Also listing the possible positive and negative impacts of this implementation. In this way, this research is relevant because it intends a current environmental diagnosis of the municipalities studied, an analysis of the feasibility of the institution of a regional public consortium, as well as describing the use of technology for reusing materials previously discarded as useless, contributing to a management Regional Solid Waste Integrated, resource saving and sustainable development, through the drastic reduction of MSW sent for final disposal in landfill.

Keywords: Public Management. Municipal Consortia. Energy Reuse. Landfill.

Atualmente não existem itens nessa pasta.