O uso da ecotoxicologia na investigaçaoo de padrooes de construçaoo de poços de petrorleo: avaliaçaoo da toxicidade das graxas Kendex OCTG e Jet Lube® Korr-Guard™

por Samantha Almeida publicado 17/05/2022 09h18, última modificação 17/05/2022 09h18

Orientador: Manildo Marciaoo de Oliveira
Coorientador: Victor Barbosa Saraiva

Autora:

Samantha Souza de Almeida.

A construção de poços é uma das diversas etapas inerentes à atuação da indústria petrolífera. Complexa e onerosa, a operação de descida de revestimentos (tubos) ocorre após a perfuração, precede a cimentação e viabiliza a contenção das paredes do poço, de forma a permitir que outras tantas atividades sejam realizadas de forma mais segura. A contaminação ambiental é produto conhecido desta indústria, embora muitos detalhes dos seus processos estejam protegidos pela frequente confidencialidade que envolve os negócios lucrativos e realizados com equipamentos e tecnologias patenteados. A larga utilização de compostos químicos é uma das características do cotidiano de se manutenir, reparar e operar equipamentos e ferramentas. No caso da instalação de revestimentos, a aplicação de diferentes graxas com propósitos que envolvem a preservação das conexões durante estocagem e estabilização do fator de fricção durante a aplicação do torque produzem uma contínua geração de resíduos. Visando conhecer os potenciais efeitos tóxicos de tais produtos (largamente utilizados no Brasil), bioensaios foram realizados com o objetivo de identificar o comportamento toxicológico de graxas nos ambientes aquático e terrestre. A partir dos testes de toxicidade aguda e
ensaio de fuga, usando organismos-teste com relevância ecológica, a Artemia franciscana e Eisenia andrei, foi possível obter informações ecotoxicológicas acerca das graxas Kendex OCTG e API Modified Jet Lube® Korr-Guard™.

Palavras-chave: Graxas. Artemia franciscana.
Eisenia andrei.

The construction of wells is one of the several stages inherent to the performance of the oil industry.
Complex and costly, the operation of descending casing and tubing occurs after drilling, precedes cementation and makes it possible to contain the well walls, in order to allow so many other activities to be carried out more safely. Environmental contamination is a well-known product of this industry, although many details of its processes are protected by the frequent confidentiality that involves profitable business and carried out with patented equipment and technologies. The wide use of chemical compounds is one of the daily characteristics of maintaining, repairing and operating equipment and tools. In the case of installation of casing and tubing, the application of different dopes for purposes that involve the preservation of connections during storage and stabilization of the friction factor during the application of torque produce a continuous generation of residues. Aiming to know the potential toxic effects of such products (widely used in Brazil), bioassays were carried out with the objective of identifying the toxicological behavior of greases in aquatic and terrestrial environments. From the acute toxicity tests and leakage test, using test organisms with ecological relevance, Artemia franciscana and Eisenia andrei, it was possible to obtain ecotoxicological information about Kendex OCTG and API Modified Jet Lube® Korr-Guard greases.

Keywords: Thread compunds. Artemia franciscana.
Eisenia andrei.

Atualmente não existem itens nessa pasta.