Educação Ambiental

Vídeo produzido no Campus Macaé é selecionado pelo MMA

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 07/02/2018 10h47, última modificação 07/02/2018 10h47
Vaudeville Ambiental fará parte da mostra do Circuito Tela Verde do Ministério do Meio Ambiente.
Vaudeville Ambiental

Equipe que trabalhou na produção do vídeo foi composta de alunos do curso Técnico em Meio Ambiente.

O Núcleo de Pesquisa em Petróleo, Energia e Recursos Naturais (Nupern) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPEA), em parceria com os estudantes do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense Campus Macaé produziram o curta-metragem “Vaudeville Ambiental: S.O.S. Litoral”, que foi selecionado para participar do Circuito Tela Verde, da Secretaria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O filme trata sobre as construções irregulares em áreas litorâneas e foi pensado a partir de uma demanda do Movimento Dunas do Peró, que se posiciona contrário à construção de um resort na área de conservação permanente, em Cabo Frio-RJ. De acordo com a estudante Andressa de Oliveira Durães, da equipe de produção do vídeo, eles optaram pelo filme por possuir maior alcance e linguagem mais simplificada, tratando de forma lúdica um assunto pesado para mobilizar a população em defesa da área de preservação.

O título Vaudeville vem do francês, que significa teatro do absurdo, para mostrar quão absurda é a corrupção e a encenação no planejamento ambiental do país.

Com a participação no Circuito Tela Verde, o vídeo será distribuído pelas escolas e outras instituições de educação ambiental em todo país. Para a estudante Yasmin Futurine, a seleção representa o reconhecimento de um trabalho que foi bem feito, mesmo com a falta de recursos básicos como uma câmera de vídeo, que foi emprestada pelos colegas. “A ideia de submeter o curta foi do Rafael Costa, ex-mestrando do PPEA, que ministrou uma oficina e nos convidou para participar do Circuito. É a primeira vez que estamos participando e já obtemos esse reconhecimento, estou bem feliz”, disse ela.

A professora Maria Inês Paes Ferreira, diretora do filme, frisou o protagonismo juvenil. “Eles fizeram tudo, arrumaram os equipamentos, cenário, figurinos, produção. Estamos trabalhando nesse vídeo desde 2015 e foram muitas pessoas envolvidas, com trabalho voluntário”, afirmou.

Clique aqui para ver o trailer.

Ficha técnica:

GÊNERO: Documentário-ficção

DURAÇÃO: 00:19:10

ROTEIRO: Carlos Henrique Ludgério

DIREÇÃO: Maria Inês Paes Ferreira

PRODUÇÃO: Andressa Durães, Emanuele Santiago, Gabrielle Nascimento, Giovani Borges, Júlia Costa, Lucas Góes, Yasmin Faturini, Thayná Fernandes

FOTOGRAFIA: Maria Inês Paes Ferreira, Giovani Borges, Gabrielle Nascimento, Coordenação de Multimídia e Eventos do IFF Campus Macaé

EDIÇÃO: Gabrielle Martins do Nascimento, Lucca Reid Sabbatini, Maria Inês Paes Ferreira,

ATORES/ATRIZES: Alana Franco, Ana Paula Siqueira, Glayce Quintanilha, Júlia Costa, Laís Hirrany, Marcelo Vizeu, Nathaly Schwartz, Neto Severino, Vitória Fernanda Queiroz, Yasmin Faturini, Keven Prado, Rhuan Cleto

ENTREVISTADOS: Dalila Mello, Roberta Ramalho, Rogério Rocco

MÚSICAS: Pedras que Cantam – Fagner, Piana Sonata 14 – Beethoven, Isso Aqui Tá Bom Demais – Dominguinhos, Brasil – Cazuza e Gal Costa.