Notícias

Evento

PPEA participa de oficina em Área de Preservação Ambiental de Macaé

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 25/07/2017 10h31, última modificação 25/07/2017 10h31
Oficina teve como objetivo esclarecer e fortalecer o Sanapa.
Oficina Sanapa

Participantes da Oficina de Fortalecimento do Sanapa. (Foto: Renivaldo Guzzi)

A professora Maria Inês Paes Ferreira participou no último dia 21 de julho de uma oficina de fortalecimento do Sanapa (Conselho da Área de Proteção Ambiental do Sana). O evento foi promovido pelo Comitê de Bacia da Região Hidrográfica VIII (Comitê Macaé), do qual ocupa a vice-presidência e pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João. Na presidência do Comitê, o egresso do Mestrado em Engenharia Ambiental do IFFluminense, Gustavo Coimbra.

Foi solicitado ao Comitê a intervenção num conflito sobre o uso de recursos hídricos na região do Vale do Peito de Pombo, no Sana de Macaé. Uma das ações foi a realização da oficina, da qual participaram o poder público, organizações da sociedade civil e a comunidade local, que mostrou a importância do Conselho e de suas decisões. Também esclareceu a população local o que é uma Área de Proteção Ambiental (APA) e as regras para se viver numa região assim delimitada.

Ao final da oficina, os três grupos de trabalho colocaram os desafios, oportunidades e propostas para a gestão na APA do Sana. O Conselho irá deliberar em câmara técnica as estratégias para mediar o conflito. Os resultados serão apresentados na próxima reunião do Sanapa.

Além da professora Maria Inês, participaram da oficina a professora Virgínio Vilas Boas Sá Rego, da Universidade Cândido Mendes (Ucan/Nova Friburgo), Ingrid Cerqueira, Saulo Januário e Júlia Tarouquela, do Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA/BC).