Perguntas Frequentes

Para demais dúvidas, clique aqui para ter acesso aos nossos contatos

  • Quando é publicado o edital do processo seletivo para ingresso no mestrado em engenharia ambiental?

O edital do processo seletivo do mestrado em engenharia ambiental é publicado apenas 1 vez por ano, geralmente nos meses de Março ou Abril, ofertando 24 vagas.

  • Tem bolsa de estudos?

Não. O mestrado em engenharia ambiental não oferece bolsa de estudos.

 

  • Quais os dias em que as disciplinas são ministradas?

 

As disciplinas obrigatórias são ministradas as quintas e sextas-feiras. Para visualizar os calendários acadêmicos clique em (inserir link do calendário acadêmico)

 

  • Quanto tempo dura o curso?

 

O curso de Mestrado em Engenharia Ambiental terá duração mínima de 18 (dezoito) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses. Por solicitação justificada do Professor Orientador, o prazo máximo poderá ser prorrogado por até 6 (seis) meses, além da duração prevista no currículo, mediante aprovação do Colegiado

 

  • O curso exige dedicação em tempo integral?

 

O aluno deve ter disponibilidade de tempo para frequentar as disciplinas, desenvolver atividades acadêmicas, elaborar sua dissertação, entre outros. No momento da realização da matrícula o aluno tem que entregar o(s) termo(s) de compromisso de liberação da(s) instituição(ões) de trabalho de origem, conforme modelo apresentado no edital, caso o candidato possua vínculo empregatício; ou declaração assinada de que não possui vínculo empregatício, comprometendo-se a dedicar-se às atividades do mestrado.

 

  • Quais as disciplinas do curso?

 

Para visualizar a estrutura e organização curricular clique em https://portal1.iff.edu.br/pesquisa-e-inovacao/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-em-engenharia-ambiental/disciplinas/estrutura-e-organizacao-curricular

 

  • Como é o processo seletivo para ingresso no curso?

 

O Processo Seletivo do mestrado em engenharia ambiental é constituído de duas etapas obrigatórias: 

Primeira etapa: Prova de conhecimentos específicos (caráter eliminatório e classificatório).

Segunda etapa: Análise de currículo e entrevista. 

Análise de currículo (caráter classificatório);

Entrevista (caráter eliminatório e classificatório).

 

  • Exigem proficiência em língua estrangeira para cursar o mestrado?

 

Sim. Os estudantes de Mestrado deverão demonstrar proficiência em Língua Inglesa. A demonstração de proficiência em Língua Inglesa será realizada mediante prova. Em caso de não aprovação, o estudante será submetido à nova avaliação, em data definida no calendário acadêmico. No caso de não haver aprovação na proficiência de Língua Inglesa, de acordo com o estipulado no parágrafo anterior, o estudante terá sua matrícula cancelada.