Introdução

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPEA) em seu planejamento estratégico construiu suas metas visando promover ajustes nos quesitos já apontados por relatórios anteriores do coleta CAPES e que permitam o progressivo caminho para aumentar o conceito do Programa na CAPES. 

O planejamento estratégico do PPEA foi elaborado em consonância com o planejamento estratégico da instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus alunos, vinculada à produção intelectual bibliográfica e técnica. 

Para tanto, utilizou-se como documentos norteadores o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI – do Instituto Federal Fluminense, com vigência de 2018 a 2022, em especial as seções de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Assuntos Internacionais; Extensão, Cultura e Esporte e o Plano Diretor de Infraestrutura Física. 

Para este biênio, também foram planejadas muitas ações condizentes com o cenário atual de excepcionalidade decorrente da pandemia da COVID-19 e assim, seguimos as orientações da Reitoria em relação a condução das atividades acadêmicas, expressas pela Instrução Normativa N.1, de 1 de Outubro de 2020, que dispõe sobre normas para Ações e Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) na Pós-graduação no IFFluminense. 

A elaboração do planejamento foi concebida por intermédio de reuniões do colegiado do programa e ações da coordenação com três objetivos estratégicos a seguir: 

  1. Aperfeiçoar os processos Internos do Programa;

  2. Promover ações que visem aumentar o conceito de qualidade na CAPES;

  3. Planejar as atividades acadêmicas e adequar as ações do colegiado frente a situação extraordinária da pandemia da COVID-19. 

Reuniões de Planejamento 2020-2021

Anualmente, realiza-se uma reunião de planejamento orientada pela coordenação do Programa com a formação de Grupos de Trabalho – GT visando discutir várias temáticas de âmbito estratégico buscando a melhoria dos indicadores de qualidade do programa. Esta reunião ocorre normalmente de forma presencial ao longo de um dia inteiro, de forma a permitir uma imersão entre os pesquisadores. Em decorrência da situação de pandemia, a coordenação adotou um planejamento para este biênio, com a adoção de várias reuniões em formato remoto, sendo duas pela manhã e uma na parte da tarde. 

Na primeira reunião foram destacados os informes e assuntos relativos ao processo seletivo e a divisão dos grupos de trabalho. Na segunda reunião foram criados os seguintes grupos , a saber: 

Grupo de trabalho 1 - Processo seletivo

Grupo de trabalho 2 - Auto - avaliação 

Grupo de trabalho 3 - Produção intelectual e eventos

Grupo de trabalho 4 - Estratégias para avaliação dos egressos 

Os participantes foram divididos entre os grupos de trabalho e ao final, cada relator apresentou a síntese das ideias que foram apresentadas numa terceira reunião com todos os integrantes do colegiado.  

Os grupos de trabalhos continuarão sua participação em reuniões ao longo do ano 2021, nestes temas supracitados e nos temas visibilidade e atualização dos projetos de pesquisa. As metas e ações estipuladas no planejamento estão apresentadas no quadro a seguir.