Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Abertura da Reditec enaltece papel da Rede Federal para o país

Notícias

Abertura da Reditec enaltece papel da Rede Federal para o país

Dirigentes

A solenidade de abertura da 41.ª Reunião dos Dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2017) foi realizada na noite desta segunda-feira, 20 de novembro.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 21/11/2017 15h42, última modificação 22/11/2017 10h44
Reitor Nicácio Lopes homenageou toda a Rede

Reitor Nicácio Lopes homenageou toda a Rede

 A solenidade de abertura da 41.ª Reunião dos Dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2017) foi marcada por momentos de emoção, descontração e, principalmente, o compromisso mútuo de fortalecimento das políticas de inclusão educacional brasileira.

 O reitor do IFPB, Nicácio Lopes, deu as boas vindas a todos os participantes no Teatro Pedra do Reino, do Centro de Convenções da capital paraibana, logo após às 19h, nesta segunda-feira, 20 de novembro de 2017. Os participantes foram brindados com o som da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste.   

 O professor Nicácio Lopes destacou que o tema central da Reditec 2017, “Acesso, Permanência e Êxito”, atende a uma necessidade da Rede. “É um tema angustiante, que tem impactado as nossas políticas públicas. Temos a perspectiva de ajudar o nosso país, formando estudantes com uma capacidade analítica e problematizadora diante do mundo, além de possibilitá-los alcançar a empregabilidade com êxito”, frisou Nicácio.

 Nesse ano, a instituição sede propôs ao Conselho dos Dirigentes da Rede (Conif) que eventos paralelos acontecessem junto à Reditec. Segundo Nicácio, isso facilita uma ponte maior entre os dirigentes e o público a quem atendem: “O IFPB propôs uma mudança paradigmática ao Conif, com eventos paralelos estabelecendo bases de interface com o espaço acadêmico. Teremos ações criativas e de engenhosidade tecnológica e artística, um espaço em ebulição que coloca em evidência grandes talentos que existem em todo o país”.

 Na sua recepção, Nicácio fez uma homenagem a todos os Estados brasileiros e o DF, com uma prosa poética que ressaltava os talentos da localidade e as peculiaridades de cada povo. A apresentação interativa conquistou a plateia.

 Em seguida, foi executado o Hino Nacional com as sanfonas do Balaio Nordeste, já com as presenças das autoridades. Representando o Governo da Paraíba, estava o secretário de Educação, Aléssio Trindade; o presidente do Conif, Roberto Brandão, que é reitor do IFMA; e o presidente da comissão geral organizadora da Reditec 2017, Sílvio Romero Farias.

 O secretário Aléssio destacou que a gestão paraibana está tentando seguir os passos positivos da educação profissional tanto nas novas escolas técnicas estaduais quanto na oferta do ensino integral. Aléssio Trindade, que é professor do IFPB e já foi gestor da Setec/MEC, disse que vai acompanhar parte da programação dos eventos.

 Ao tomar a palavra no palco, o presidente do Conif, Roberto Brandão, disse que “não queria apenas saudar o reitor Nicácio, mas parabenizá-lo pela forma como a Paraíba abre suas portas, nos mostra seu processo educacional”. Brandão também elogiou a disposição da gestão estadual paraibana em fazer um ensino inclusivo. “Fazer um evento dessa magnitude não é fácil. É preciso ter senso de equilíbrio para estarmos aqui. Quero saudar todos os que trabalharam para que isso acontecesse e para que possamos ofertar isso à Rede”, comentou Brandão.

Fonte: IFPB - http://reditec.vhost.ifpb.edu.br/

Texto: Ana Carolina Abiahy (IFPB)

Foto: Antonio Evaldo Soares (IFRR) e Luiz Araújo