Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Colégio de Dirigentes realiza reunião ampliada com estudo para retorno das atividades presenciais

Notícias

Colégio de Dirigentes realiza reunião ampliada com estudo para retorno das atividades presenciais

Atividades Presenciais

Reunião online ocorreu na última sexta-feira, dia 20, com a participação de representantes do Cenpei, Consup, Sinasefe, CISPCCTAE, estudantes, entre outros.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 24/08/2021 00h00, última modificação 28/10/2021 16h07

 Dar seguimento à construção do plano para um possível retorno presencial seguro para estudantes e servidores no Instituto Federal Fluminense (IFF) foi pauta da reunião ampliada do Colégio de Dirigentes da ultima sexta-feira, dia 20 de agosto, ocorrida de forma remota. Participaram representantes do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Cenpei), do Conselho Superior (Consup), do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação (CISPCCTAE), estudantes, entre outros.

 Para um retorno seguro à presencialidade, foram relacionados temas a serem discutidos, de forma institucional, com toda a comunidade, e apresentada uma proposta de cronograma com as etapas de indicação dos temas, discussões e apresentações, construção de documento orientador, webinars, criação de grupos de trabalho e apresentação aos colegiados. 

 "Avançamos e creio que teremos uma boa lista de temas a serem discutidos. Nosso objetivo é abrir a discussão entre setores e públicos. Sabemos das particularidades de cada unidade do nosso Instituto, das diferentes condições sanitárias, e nosso objetivo é reuni-las para que possamos providenciar as soluções de forma conjunta e participativa. A todos que participaram, pedimos que conversem com seus pares, com a comunidade, porque este é um passo importante para a nossa missão educativa. Mãos e mentes à obra! ", disse o pró-reitor de Ensino, Carlos Arthur Arêas.

 Durante a reunião, a Comissão Central de Biossegurança, constituída no início da pandemia por meio da Portaria Nº  373/2021, apresentou um documento com uma série de orientações e informações técnicas sobre os protocolos de segurança para um retorno parcial e gradativo. "O documento trata, por exemplo, sobre quais são as diretrizes de preparação das nossas unidades, a utilização segura dos espaços, além da estrutura desse retorno gradual, de fases, priorizando atividades que não puderam ser realizadas de forma remota, por exemplo. O documento está sendo revisado pela comissão e será apreciado em outras instâncias superiores", informou Fernando Nunes, membro da comissão.

 "Esse Colégio de Dirigentes ampliado foi uma importante iniciativa para discutirmos com mais profundidade o processo de retorno presencial das nossas atividades no IFF. É importante destacar a ampla participação de várias representações na reunião, e os pontos que estão sendo discutidos como os procedimentos e providências que precisam ser tomadas para que possamos ter um retorno seguro para toda a nossa comunidade. Contudo, não há um cronograma definido para este retorno, já que dependemos da ampliação do processo de vacinação, avaliação da evolução da doença, e de uma série de outros indicadores para que essa decisão possa ser tomada", pontou o representante Técnico-administrativo do Conselho Superior do IFF, Manoel Caetano.

 "Há um prejuízo, é claro, e o que temos feito é tentar diminuir o tamanho dele. Sabemos que o processo de aprendizagem se dá ao longo de toda a vida. Esse amadurecimento é muito importante e precisamos traduzir as necessidades nos debates que estão postos. Neste momento, não estamos discutindo data, mas os temas e as condições técnicas que precisam ser observadas para este retorno. Temos autonomia e visões próprias, mas a capacidade da escuta é fundamental para esse momento tão difícil que estamos vivendo", ressaltou o reitor do IFF, Jefferson de Azevedo.



√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!