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Evento do Núcleo de Sustentabilidade abordou educação para desenvolvimento sustentável

Meio Ambiente

Transmitido pelo canal do IFF no YouTube, o seminário contou com a presença do reitor do IFF e representante da Unevoc, Jefferson Manhães, e do gerente de projetos da Unesco-Unevoc, Wilson Lima.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 25/08/2021 09h30, última modificação 26/08/2021 10h44
Show image carousel Jefferson Manhães apresentando sobre o modelo de educação da Rede Federal e alguns impactos da sustentabilidade na vida do Instituto. Cátia Brito e Wilson Lima ao lado do reitor.

Jefferson Manhães apresentando sobre o modelo de educação da Rede Federal e alguns impactos da sustentabilidade na vida do Instituto. Cátia Brito e Wilson Lima ao lado do reitor.

 O seminário integra o conjunto de ações do Núcleo de Sustentabilidade do IFF (Nusiff) que foram incluídas no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2022. O evento, realizado no dia 24 de agosto, às 10h, e transmitido pelo canal oficial do IFF no Youtube, o IFFTube, contou com a presença do gerente de projetos da Unesco-Unevoc, Wilson Lima Júnior, e do reitor do IFFluminense e representante da Unevoc, Jefferson Manhães de Azevedo. O seminário foi mediado por Catia Cristina Brito Viana, membro do Nusiff e representante da Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade, e contou também com a participação do coordenador do Nusiff, Valdeir de Souza Julio.

 O primeiro seminário teve como tema a relação entre ONU, sustentabilidade e o próprio IFF, considerando o ensino profissional e tecnológico dentro da perspectiva sustentável. 

 O reitor do IFFluminense deu início à discussão abordando os grandes desafios da educação profissional e tecnológica. "O primeiro deles é que nós precisamos formar pessoas a partir de um complexo: laboratórios bem estruturados, professores e corpo técnico capacitados e motivados. Nesse sentido, precisamos preparar profissionais com uma nova concepção, na qual a sustentabilidade e as questões ambientais não sejam elementos periféricos. Não é possível preparar pessoas com competência científica e tecnológica se elas não possuem valores comuns de vida em sociedade", disse Jefferson, ressaltando o viés da formação humana. 

 Na sequência, o gerente de projetos da Unesco-Unevoc apresentou a publicação feita no começo de agosto pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), informando que "pela primeira vez, o relatório foi reconhecido por 195 governos ao redor do mundo", e destacando duas principais conclusões (veja imagem 2) que tratam da emergência climática.

 Wilson prosseguiu salientando o mais recente documento da Unesco, publicado em maio, sobre educação para o desenvolvimento sustentável. "O que existe agora é uma clara intenção de não apenas abordar as demandas por competências, mas uma visão holística da implementação do que se considera como educação para o desenvolvimento sustentável", referindo-se ao compromisso de permear todos os níveis da educação formal. 

 Jefferson finalizou o evento com uma apresentação sobre o modelo de educação da Rede Federal e alguns impactos da sustentabilidade na vida do Instituto (veja imagem 1). "Nós queremos construir uma educação profissional e tecnológica transformadora com o potencial de aumentar a equidade, reduzir a pobreza e diminuir as desigualdades. Formar pessoas competentes que dominam as tecnologias, mas que também saibam como podemos contribuir para um mundo melhor para todas as pessoas".  

 Além deste, outros seminários já estão previstos para o decorrer do ano de 2021, tratando de temas como: Global Reporting Initiative (GRI), experiências exitosas em programas de sustentabilidade, empresas do Porto do Açu, entre outros, contando com a participação de representantes de instituições externas.  


 


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