Plano de Desenvolvimento Institucional

Evento marca o início do processo de construção do PDI 2023-2027

por Comunicação Social da Reitoria publicado 30/09/2022 16h58, última modificação 06/10/2022 14h04
Encontro, que reuniu gestores e servidores da Reitoria e dos campi do IFF, contou com a participação da reitora do IF Farroupilha, Nídia Henringer.
Evento marca o início do processo de construção do PDI 2023-2027

Reitora do IFFAR, Nídia Heringer, falou sobre a experiência de construção do PDI em seu Instituto (Fotos: Mayhara Barcellos)

O evento de lançamento do processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027 do Instituto Federal Fluminense foi realizado na tarde de quinta-feira, dia 29 de setembro, no auditório Miguel Ramalho, no Campus Campus Centro.

O encontro, transmitido ao vivo, pelo IFFTube, reuniu gestores e servidores da Reitoria e dos campi do IFFluminense e contou com palestra da reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), do Rio Grande do Sul, professora Nídia Heringer. Para assistir ao evento, clique no vídeo abaixo:

Na abertura do encontro, o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, destacou a importância do processo e início da mobilização para pensar, junto com a comunidade acadêmica, os próximos cinco anos do Instituto. Ele lembrou ações que foram realizadas nos últimos anos, no que diz respeito à infraestrutura, como a construção de refeitórios, auditórios, quadras esportivas, bibliotecas e laboratórios nos campi da instituição, a partir do planejamento feito no PDI que está em vigor.

"Espero que tenhamos o PDI mais debatido, pois ele será tão melhor quanto mais engajados nós estivermos neste processo”.            Jefferson Manhães

“Nós temos que planejar essa instituição para os próximos anos, pois temos conosco cerca de 20 mil estudantes, 1.700 servidores e mais de 200 cursos. Esse é o desafio que está posto para nós. Espero que tenhamos o PDI mais debatido, pois ele será tão melhor quanto mais engajados nós estivermos neste processo”, pontuou Jefferson.

Em seguida, a professora Nídia Henringer falou sobre a “Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: cenários, desafios e o contexto de elaboração do PDI 2019-2026, no IFFar”. Nídia citou o desafio de construir um Plano de Desenvolvimento Institucional para oito anos e os fatores internos e externos, como o capital social (estudantes), capital humano (servidores) e econômico, entre outros, que interferem diretamente no processo.

“Se vocês conseguirem sensibilizar a comunidade e tiverem certeza do que nós somos e do que podemos vir a ser, fazer o PDI é uma coisa maravilhosa, é um exercício de cidadania e de olhar para a sociedade, para o nosso papel social e para a diferença que a gente pode fazer de uma maneira gigantesca”, afirmou a reitora, lembrando que o seminário de encerramento do PDI do IFFAR contou com 800 servidores, além de estudantes, felizes por terem feito parte do processo de construção do documento.

Processo de elaboração do PDI 2023-2027

Na parte final do evento, a diretora de Desenvolvimento Institucional do IFF, Alline Morais, apresentou um pouco do processo de construção do PDI, que é dividido em três etapas - preparação, elaboração e publicação -, e do cronograma, que inclui diálogo nas unidades do IFF (confira a agenda abaixo), produção das minutas dos capítulos pelas comissões locais, disponibilização das minutas para contribuições da comunidade na Plataforma Participa IFF, organização do documento final, submissão ao Conselho Superior do Instituto e publicação, prevista para março de 2023.

Alline ressaltou a importância da participação de todos no processo. “O PDI é um documento da instituição, ele não é da gestão, tampouco da Reitoria. É um documento do Instituto Federal Fluminense e de todos os atores que fazem parte dele. É a forma da gente mostrar quem é a instituição. Eu costumo brincar que, em vez da gente mostrar nossa identidade, o CPF, a gente mostra o PDI. Porque ele tem uma parte que tem a identidade institucional toda contada, inclusive o seu histórico”.

Agenda de visitas aos campi/unidades:

Campus/UnidadeData
Reitoria 11/10 (terça), às 15h
Campus Cabo Frio 18/10 (terça), às 10h
Campus Avançado São João da Barra 19/10 (quarta), às 15h
Campus Santo Antônio de Pádua 26/10 (quarta), às 10h
Campus Avançado Cambuci 26/10 (quarta), às 14h
Unidade de Formação Profissional de Cordeiro 26/10 (quarta), às 19h
Campus Itaperuna 16/11 (quarta), às 15h30min
Campus Bom Jesus 16/11 (quarta), às 10h
Campus Campos Guarus 23/11 (quarta), às 16h
Campus Campos Centro 29/11 (terça), às 15h
Campus Macaé 30/11 (quarta), às 10h
Campus Quissamã 30/11 (quarta),às 15h30min
Campus Maricá 07/12 (quarta), às 14h
Campus Itaboraí 07/12 (quarta), às 17h

Outras informações sobre o Plano Institucional do IFFluminense estão disponíveis na página pdi.iff.edu.br

(Notícia atualizada em 06/10/22 para alteração de datas e horários na agenda de visita aos campi)

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!