Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > IFF, UFF e Uenf realizam cerimônia de abertura do XIV Confict e VII Conpg

Notícias

IFF, UFF e Uenf realizam cerimônia de abertura do XIV Confict e VII Conpg

Evento Online

Solenidade contou com a participação dos reitores das três instituições organizadoras do Congresso.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 21/06/2022 15h42, última modificação 22/06/2022 15h15
No sentido horário, Jefferson Manhães (IFF), Ana Maria Almeida (UFF), Antônio da Nóbrega (UFF) e Raul Palacio (Uenf)

No sentido horário, Jefferson Manhães (IFF), Ana Maria Almeida (UFF), Antônio da Nóbrega (UFF) e Raul Palacio (Uenf)

 Foi realizada na manhã desta terça-feira, 21 de junho, a cerimônia de abertura do XIV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e VII Congresso Fluminense de Pós-Graduação (Conpg). Iniciado na segunda-feira, dia 20, o evento se estende até sexta-feira, 24, tendo como tema central: “100 anos de Darcy Ribeiro: Temos todo um mundo a refazer”. O evento está sendo realizado no formato online. Veja AQUI a cerimônia.

 A abertura teve a participação de representantes das três instituições envolvidas: Uenf, IFF e UFF: Raul Palacio (reitor da Uenf), Jefferson Manhães de Azevedo (reitor do IFFluminense), Ana Maria Almeida da Costa (diretora da UFF/Campos) e Antônio Cláudio da Nóbrega (reitor da UFF).

 Em seu discurso, o reitor da Uenf agradeceu aos membros da comissão organizadora das três instituições, participantes, avaliadores e às instituições de fomento à pesquisa que financiam bolsas aos estudantes de iniciação científica — Faperj, CNPq e Capes. Raul criticou os cortes de verbas para as universidades por parte do governo federal:

 “Deixo aqui meu repúdio aos cortes de verbas que estão sofrendo as universidades e institutos federais. Mais uma vez está clara aquela frase do Darcy, que a crise na educação é um projeto. O desfinanciamento das instituições de ensino e pesquisa — que tanto fizeram no processo da Covid, apoiando a sociedade — afeta o futuro, a soberania e o desenvolvimento desse país. Deixo meu repúdio a tudo isso e, ao mesmo tempo, meu apoio a todos os esforços empreendidos pelas universidades para continuarem na luta”, disse.

 O reitor da Uenf também destacou a importância, no momento atual, da frase de Darcy que é o slogan do Congresso, “Temos todo um mundo a refazer”.

 “Nada mais real que isso ser dito hoje. Temos um mundo novo para fazer, onde as fake news, o ódio, as agressões, o desrespeito devem ser deixados para trás. Precisamos fazer novamente um mundo com respeito, carinho, cooperação e parceria, e esse evento é um exemplo disso. Um exemplo de como quando a gente trabalha com amor, parceria e respeito, as coisas vão pra frente. Esse mundo novo requer uma universidade nova, que entenda que seus horizontes estão além da instituição”, afirmou.

 O reitor do IFF, Jefferson Manhães, enalteceu os 100 anos de Darcy Ribeiro e lembrou que tempos difíceis, como os que estamos vivendo, geram pessoas fortes. “Este Instituto Federal Fluminense, junto com a UFF, com a Uenf, e a malha de universidades e de instituições de educação profissional e tecnológica vão gerar gerações mais fortes na produção científica, que vão anunciar e denunciar aquilo que é necessário, mas também que seja esperançoso, porque nós temos que viver tempos de esperança”, destacou Jefferson.  

 A conferência de abertura do Congresso ocorrerá nesta terça, às 16h30. Na ocasião, o professor Roberto Leher, da UFRJ, abordará o tema “Darcy Ribeiro e o projeto autopropelido de nação”.

 Além da apresentação de trabalhos dos estudantes, o evento conta com minicursos, palestras, conferências e atividades culturais. Na quarta-feira, dia 22, às 16h30min, haverá palestra sobre o tema “Ser cientista é coisa de criança! — Estratégias para a formação científica de professores e alunos da educação básica”. A palestra será ministrada pela professora Andrea da Poian, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E na quinta, às 16h30min, a professora Adélia Miglievich Ribeiro, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), ministra a palestra “Darcy Ribeiro, o intelectual público: utopia e práxis”.

 Todas as atividades ocorrerão na Plataforma Galoá. Veja a programação completa e mais informações no site do evento AQUI.


 Fonte:  Assessoria de Comunicação Social da Uenf, com adaptações 



 √ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!