Nota Oficial

Instituições de ensino divulgam nota oficial de apoio à Uerj em razão do Projeto de Lei Nº. 4673/21

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/08/2021 14h52, última modificação 31/10/2022 09h55
O IFFluminense e outras Instituições de ensino e pesquisa repudiam o Projeto de Lei que sugere a extinção da Uerj.
IFFluminense divulga nota oficial de apoio à Uerj em razão do Projeto de Lei Nº. 4673/21

O Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) vem a público, prestar apoio e solidariedade à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e repudiar o Projeto de Lei Nº. 4673/21, que propõe a extinção da Uerj e a transferência do seu patrimônio e alunos para a iniciativa privada. A proposta foi publicada no dia, 19 de agosto, no Diário Oficial.

Em nota, Ricardo Lodi Ribeiro, reitor da Uerj, argumenta que, “A proposta, tão inconstitucional quanto estapafúrdia, não merecerá apoio da esmagadora maioria da Alerj, que reconhece a importância da Universidade para a população fluminense e brasileira, para a educação, a ciência e a tecnologia de nosso país, constituindo-se no maior projeto de inclusão social e na maior agência de políticas públicas do nosso Estado.”

Em manifesto divulgado nesta segunda-feira, 23 de agosto, as instituições públicas de ensino e pesquisa do Estado lembram que a “Uerj ocupa um lugar de destaque na educação de jovens e na produção científica nacional, tendo sido pioneira na introdução do sistema de cotas entre as universidades brasileiras, o que contribuiu para a aceleração do processo de inclusão no ambiente universitário”.

E acrescentam que o Projeto de Lei chega em contexto de uma guerra cultural, constituindo-se em um ataque não só à Uerj, mas a toda a comunidade acadêmica e científica do Rio de Janeiro. E que esta, no entanto, já se encontra mobilizada para a defesa da “Universidade pública, gratuita, referenciada socialmente e de excelência”.

Em nota emitida na sexta-feira, 20 de agosto, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) afirma que o PL é inconstitucional e que a universidade é peça fundamental para a recuperação e o desenvolvimento do Estado. Lembra ainda que, além da qualidade dos cursos, a Uerj foi a primeira instituição de ensino superior a implantar, no Brasil, políticas de ação afirmativa, proporcionando a estudantes historicamente discriminados o acesso à educação de qualidade.

Também em nota, o Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (Foprop) ressaltou que “o projeto de desmantelamento deste patrimônio da Sociedade Fluminense e Brasileira é uma proposta por demais estapafúrdia”. E afirmou que a Uerj figura como a única universidade estadual fora de São Paulo na lista das instituições que mais produzem ciência no país. O texto conclui dizendo esperar que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) não permita o prosseguimento do PL.

Fonte: Diretoria de Comunicação da UERJ e Diretoria de Comunicação da UERJ.

Acesse Aqui a nota na íntegra.

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents