Comemoração

Lançamento de livro sobre Curso de Pedagogia marca programação dos 15 anos da Essentia Editora

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/04/2021 17h22, última modificação 05/05/2021 11h57
Evento será realizado no dia 07 de maio com a participação da autora, Angellyne Rangel, servidora do IFF.

Lançamento faz parte da programação comemorativa dos 15 anos da editora (Arte: Essentia Editora).

A programação de aniversário da Essentia Editora do IFFluminense, que em 2021 completa 15 anos, segue neste mês de maio com o lançamento do livro O Curso de Pedagogia no Brasil: entre a opacidade do discurso e a panaceia normativa, da servidora Angellyne Moço Rangel, docente do IFF Campus Campos Centro, no dia 07 de maio, às 17h, no canal IFFTube.

A obra foi selecionada no Edital Interno de Publicação de Livros de 2019 da Essentia e apresenta o resultado da pesquisa de Angellyne no Mestrado em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).

“O trabalho examina os embates em torno das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, levando em conta a evidenciação das discussões que atravessam a formação do pedagogo no Brasil e a identificação dos grupos envolvidos nas (re)definições desta formação”, explica.

“Se o livro colaborar, de algum modo, para a ampliação de debates sobre os fundamentos históricos e epistemológicos do Curso de Pedagogia e para a (des)construção de pensamentos em prol da afirmação do papel social e político do pedagogo, estarei ainda mais grata e feliz”

Transformar sua pesquisa em um livro teve como motivação o lado profissional e também pessoal. “Queria ampliar o alcance da pesquisa (seus resultados e discussões) e amadurecer ainda mais meu percurso acadêmico com possíveis contribuições e críticas de leitores, professores e colegas da área da educação. Também houve uma motivação de cunho pessoal que se relaciona com o meu desejo de dedicar um processo de minha autoria, em formato de livro, a meu pai, in memoriam”, conta Angellyne.

O lançamento vai ter a participação das seguintes convidadas, além da autora:

√ Kissila da Conceição Ribeiro - mediadora, docente do IFF, membro do Conselho Editorial da Essentia Editora, mestre em Engenharia de Produção e doutoranda em Planejamento Regional e Gestão de Cidades;

√ Ana Lúcia Mussi de Carvalho Campinho - participação especial, pedagoga do IFF, mestre em Educação e doutoranda em Planejamento Regional e Gestão de Cidades.

Angellyne espera que a obra desperte o interesse daqueles que têm curiosidade em saber mais sobre o Curso de Pedagogia e a trajetória de formação do pedagogo no Brasil, bem como que seja acolhida pelos pares.

“Espero que o livro promova reflexões e impulsione outros estudos sobre a temática, entendendo que ele é apenas uma pequena contribuição, quase ínfima, na edificação deste campo científico”, aponta, acrescentando que “se o livro colaborar, de algum modo, mesmo que minimamente, para a ampliação de debates sobre os fundamentos históricos e epistemológicos do Curso de Pedagogia e para a (des)construção de pensamentos em prol da afirmação do papel social e político do pedagogo, estarei ainda mais grata e feliz”, finaliza.

Os interessados em participar do evento e receber certificado já podem fazer a inscrição, gratuitamente, no Portal de Eventos do IFF, onde também é possível acompanhar toda a programação comemorativa dos 15 anos da Essentia Editora. O livro está disponível para leitura AQUI.

Sobre a Obra

A obra examina os embates em torno das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, levando em conta a evidenciação das discussões que atravessam a formação do pedagogo no Brasil e a identificação dos grupos envolvidos nas (re) definições desta formação.

Sendo o Curso de Pedagogia, principalmente após a Resolução CNE/CP (Conselho Nacional de Educação / Conselho Pleno) Nº. 1/2006, um importante canal de formação de docentes para a educação elementar (Educação Infantil e Ensino Fundamental), requisito essencial ao desenvolvimento econômico e cultural pretendido para o país, é possível afirmar que a definição de um currículo para o educador atuante na base do sistema de ensino sinaliza a existência de um problema demarcado por fortes questões políticas.

O exame da correlação de forças simbólicas, reiteradamente tensionadas ao longo da história do curso de Pedagogia, e do discurso performativo, veiculado por agentes envolvidos nos embates em prol de um modelo formativo para o pedagogo, ao passo em que permite clarificar a lógica de funcionamento do campo educacional, pode contribuir para um entendimento menos mitificado dos pressupostos que fundamentam o percurso acadêmico-profissional do licenciado em Pedagogia.

Sobre a Autora

Possui bacharelado em Ciência da Educação e mestrado e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Atualmente, é docente em Educação no Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro, nos cursos de licenciatura e de pós-graduação lato sensu; conselheira no Conselho de campus e líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Formação Docente (Pólis). Entre os anos de 2017 e 2019, atuou como docente no Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias do IFF e ocupou, no período entre março de 2017 e setembro de 2018, o cargo de coordenadora adjunta do Curso de Licenciatura em Letras - Português e Literaturas, na mesma instituição.