Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > IFF promove segundo Seminário de Sustentabilidade

Notícias

IFF promove segundo Seminário de Sustentabilidade

Meio ambiente

O evento será realizado no dia 21 de setembro, às 14h, com transmissão no IFFTube.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 16/09/2021 15h13, última modificação 20/09/2021 14h30

 O segundo encontro promovido pelo Núcleo de Sustentabilidade do IFFluminense (Nusiff) faz parte do conjunto de ações que integram o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2022. Agora com a temática "Metodologia GRI para Relatos de Sustentabilidade e sua relevância para instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão", o evento será realizado no dia 21 de setembro de 2021, às 14h, com transmissão pelo canal oficial do IFF no Youtube, o IFFTube.

 O objetivo do evento é apresentar a proposta do Núcleo de fazer parte das instituições nacionais que integram inscrições na Global Reporting Initiative (GRI) ao lado de empresas multinacionais e renomadas instituições internacionais de ensino e pesquisa, tais como, Oxford, MIT entre outras.

”No Brasil são poucas Instituições que publicam seus relatórios nessa base de dados e a pretensão do IFF é fazer parte desse grupo seleto de inscrições que publicam seus relatórios de sustentabilidade”, comenta Vicente Oliveira,  diretor de Projetos de Sustentabilidade do IFFluminese.

 O seminário será mediado por Cristina Alves Baptista, membro do Nusiff e representante do Núcleo II, e contará com a participação de Alice Erthal, certificada como treinadora da GRI e pesquisadora de pós-doutorado em Transparência e Sustentabilidade no Coppead/Ufrj, e do diretor de Projetos de Sustentabilidade do IFFluminese, Vicente de Paulo Oliveira.

 Vicente frisa que, o Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro é uma escola de negócios reconhecida globalmente pela sua excelência e a Alice Erthal, que é uma profissional que atua na capacitação sobre sustentabilidade da Coppead/Ufrj, vai tratar de algumas informações sobre o tema sustentabilidade e abordar, especialmente, as certificações GRI.

 A Global Reporting Initiative (GRI) é um órgão internacional de base de dados, onde são publicados relatórios de sustentabilidade e transparência de empresas internacionais, instituições de ensino, pesquisa e extensão e industrias de todo e qualquer tipo de empreendimento ao redor do mundo. Consta-se na base de dados do GRI 15,594 organizações cadastradas e 63,852 relatos publicados. "A GRI é uma organização internacional que ajuda empresas, governos e outras instituições a compreender e comunicar o impacto dos negócios em questões críticas de sustentabilidade”, expõe o diretor.

 O primeiro Seminário de Sustentabilidade promovido pelo Núcleo foi realizado no dia 24 de agosto, com o tema "ONU, Sustentabilidade e IFF". Além destes, outros seminários já estão previstos para o decorrer do ano de 2021, tratando temas como experiências exitosas em programas de sustentabilidade, empresas do Porto do Açu, entre outros, contando com a participação de representantes de instituições externas.

Núcleo de Sustentabilidade: foi instituído pela Portaria N.º 1135, de 23 de agosto de 2018 e regulamentado pela Portaria N.º 931 de 14 de junho de 2019 (atualizada pela Portaria N.º 109, de 26 de fevereiro de 2021), com o objetivo de propor e implementar ações de sustentabilidade que sejam transformadas em boas práticas da gestão pública de modo a garantir o uso eficiente dos recursos, reduzindo o impacto ambiental e servindo como base para as tomadas de decisões da gestão.


 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!