XI Confict e IV Conpg encerram com a tradicional premiação de pesquisas

por Comunicação Social da Reitoria publicado 02/07/2019 15h44, última modificação 03/07/2019 18h52
Eventos chegam ao fim na sexta-feira, 28 de junho, com cerimônia de encerramento e premiação dos melhores trabalhos apresentados por estudantes.
XI Confict e IV Conpg encerram com a tradicional premiação de pesquisas

Eventos apresentam as pesquisas desenvolvidas por estudantes de graduação e pós-graduação (Foto: Tiago Quintes).

Após uma empolgante conferência com o presidente da Associação Brasileira de Ciências (ABC), o físico Luiz Davidovich, que falou sobre os desafios da ciência brasileira, foi realizada a cerimônia de encerramento e premiação do XI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica, o Confict, e o IV Congresso Fluminense de Pós-graduação, na sexta-feira, 28 de junho, no Centro de Convenções da Uenf, em Campos. Os eventos, que reúnem a Uenf, o IFF e a UFF, iniciaram na segunda-feira, 24 de junho de 2019.

A mesa de honra foi composta pelo reitor da Uenf, Luis Passoni; o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFF, Vicente de Paulo Santos de Oliveira; e o diretor do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF, Roberto Cézar Rosendo Saraiva da Silva que destacaram o sucesso do evento e a contribuição das pesquisas para o desenvolvimento e a busca por soluções para as demandas da sociedade.

Vicente ressaltou a vantagem da interação entre as instituições e os trabalhos, o que fortalece as ações desenvolvidas. “Apesar de todas as dificuldades que a gente enfrenta, porque fazer pesquisa não é uma coisa simples, – precisamos de recursos, estrutura e tempo – estamos conseguindo nos manter firmes aqui na região atendendo a uma série de demandas regionais, seja por meio dos projetos de pesquisa ou programas de pós-graduação”, disse.

Os congressos reuniram cerca de 3 mil participantes que apresentaram 1300 pesquisas desenvolvidas por estudantes de graduação e pós-graduação. Os melhores trabalhos foram premiados na cerimônia de encerramento, entre eles, o da estudante Verônica Ribeiro Ramos, do Mestrado em Engenharia Ambiental do IFF. Com orientação dos professores Manildo Oliveira e Thiago Rezende, ela apresentou o trabalho “Lagoa de Grussaí – São João da Barra: caracterização de parâmetros físico-químicos e microbiológicos e sua relação com ações antrópicas”.

Durante um ano, Verônica fez um diagnóstico da lagoa que é utilizada tanto para subsistência quanto para lazer, e os impactos ambientais e sociais gerados pelas intervenções no espaço como construções à margem da lagoa sem a estrutura necessária. Ela visitou casas em que não existem banheiros, por exemplo.

“Eu espero que meu trabalho sirva de subsídio para melhorar as condições de uso do ambiente aquático da lagoa”, disse acrescentando a relevância de divulgar os dados pesquisados. “É importante fazer o monitoramento, o local é muito utilizado e triplica o movimento no verão. Há presença de coliformes fecais e, por isso, a lagoa estaria imprópria para banho, e mesmo assim as pessoas estão usando. Sabemos que o recurso que se investe em saneamento básico poderia ser economizado em saúde pública, então serve para orientar e subsidiar os órgão públicos, e orientar também as pessoas que utilizam despertando um processo de educação ambiental para que elas entendam o quanto é importante aquela área para nós e para os organismos aquáticos”.

Ao longo da semana, o evento ainda contou com minicursos, palestras que discutiram os desafios da ciência, financiamento de pesquisas e gestão cultural, e programação artística culminada com a apresentação da Orquestra de Violões do IFF na noite de encerramento.

O Confict abrange o 24.º Encontro de Iniciação Científica da Uenf, o 16.º Circuito de Iniciação Científica do IFFluminense e a 12.ª Jornada de Iniciação Científica da UFF. O Congresso também apresentou os trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas dos projetos aprovados na Edição 2018-2019 do Programa Municipal de Bolsas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão (Viva a Ciência) da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes.

Acesse a listagem dos projetos premiados no Confict e no Conpg.

Assista abaixo ao vídeo do evento:

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents