Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Formas de Ingresso

Formas de Ingresso

por Comunicação Social da Reitoria publicado 25/11/2015 12h16, última modificação 18/02/2019 13h00
Informações sobre as formas de ingresso nos cursos do IFFluminense.

 

  • Cursos Técnicos de Nível MédioPara ingressar nos Cursos Técnicos ofertados pelo IFFluminense, os candidatos precisam ser aprovados em processo seletivo específico, realizados semestralmente. No processo seletivo, os Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio são ofertados das seguintes formas: Integrado (o aluno cursa o Técnico e o Ensino Médio no IFFluminense, as inscrições para este processo ocorrem apenas no final do ano); Concomitante (o aluno faz o Técnico no Instituto e o Ensino Médio em outra instituição); ou Subsequente (o aluno já concluiu o Ensino Médio).

 

  • Cursos Superiores: O ingresso nos cursos superiores do IFFluminense pode se dar das seguintes formas: por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e pelo Concurso Vestibular. Para concorrer pelo SiSU, é preciso fazer o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e se inscrever pelo site do Ministério da Educação (MEC); para o Vestibular, é necessário seguir as orientações de Edital específico, divulgado duas vezes ao ano.

 

  • Cursos de Pós-graduaçãoPara ingressar nos Cursos de Pós-graduação ofertados pelo IFFluminense, os candidatos precisam ser aprovados em processo seletivo específico, realizado anualmente.
registrado em: ,