CENTRO
DE REFERÊNCIA
Centro de Referência
Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação
Apresentação
Com o objetivo de fortalecer, normatizar e ampliar as ações destinadas à educação a distância, apoiar a formação continuada dos docentes e apoiar a utilização de tecnologias educacionais, o IFFluminense criou o Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação, vinculado à Reitoria.
A partir de então, assume-se o papel de ampliar os diálogos necessários à educação profissional e tecnológica com vistas à produção, apropriação e inovação do conhecimento, assumindo o compromisso de contribuir para a qualidade dos processos educacionais nas regiões de atuação do Instituto, empreendendo ações que invistam na educação a distância, na formação continuada dos docentes e na utilização de tecnologias educacionais.
Por meio de sua estrutura administrativa, o Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação orienta a gestão da EaD no IFFluminense. Realizado em conjunto com representantes dos campi do IFFluminense, o plano de gestão promove a institucionalização da modalidade a distância como forma de ampliar a oferta da educação profissional e tecnológica em todos os níveis de ensino.
O Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação também difunde e propõe a inserção, na prática docente, de metodologias inovadoras e de caráter problematizador que priorizem o papel do estudante no processo de ensino e aprendizagem. Em conjunto com a Pró-reitoria de Ensino e as Direções de Ensino dos campi, promove a divulgação de práticas pedagógicas inovadoras, no sentido de apresentar caminhos alternativos para a manutenção da qualidade do trabalho docente. Com o apoio dos campi busca também incentivar o uso das tecnologias digitais pelos professores.
Objetivos
Os objetivos do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação, portanto, são:
● Fortalecer e ampliar as ações relacionadas com a educação a distância;
● Fortalecer e ampliar as ações relacionadas com a formação continuada de docentes;
●Fortalecer e ampliar a utilização de metodologias ativas de ensino, que promovam práticas pedagógicas inovadoras, apoiando e promovendo a execução destas ações pelos docentes do IFFluminense;
● Fortalecer e ampliar a utilização de tecnologias educacionais, promovendo o uso das mesmas pelos docentes do IFFluminense;
● Promover capacitações, debates, palestras e grupos de estudo sobre educação a distância, ensino e tecnologias, formação de professores, metodologias de ensino, estratégias de aprendizagem, utilização de tecnologias digitais na educação;
● Fortalecer e ampliar ações, em conjunto com os campi, que promovam a aplicação de metodologias ativas de ensino e a utilização de tecnologias digitais na educação;
● Apoiar a oferta de cursos na modalidade a distância em todos os níveis de ensino;
● Apoiar a oferta de componentes curriculares na modalidade a distância em cursos presenciais;
● Realizar a administração geral do Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional;
● Apoiar a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu relacionados com educação a distância, ensino e tecnologias, formação de professores, metodologias de ensino, estratégias de aprendizagem, utilização de tecnologias digitais na educação;
Para suporte aos campi nas iniciativas de educação a distância, o Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação tem como atribuições:
I - fortalecer e ampliar as ações e políticas institucionais relacionadas com a educação a distância no IFFluminense;
II - auxiliar, orientar e fortalecer a gestão da educação a distância no IFFluminense;
III - propor políticas institucionais para a educação a distância;
IV - conduzir o plano de gestão para a educação a distância no IFFluminense;
V - propor metodologias e tecnologias para a educação a distância no IFFluminense;
VI - elaborar diretrizes e normativas para a educação a distância no IFFluminense;
VII - auxiliar na capacitação dos servidores do IFFluminense para atuarem em atividades na modalidade a distância;
VIII - apoiar a oferta de cursos na modalidade a distância em todos os níveis de ensino e a oferta de componentes curriculares na modalidade a distância em cursos presenciais, auxiliando as equipes multidisciplinares dos campi;
IX - realizar a administração geral do Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional;
X - articular e organizar a gestão de programas de fomento, convênios, parcerias, para oferta de cursos na modalidade a distância;
XI - articular, acompanhar e fortalecer a institucionalização da educação a distância no IFFluminense, com fortalecimento de ações sem fomentos externos;
XII - elaborar e acompanhar indicadores para avaliação da educação a distância no processo de Avaliação Institucional;
XIII - propor ações de divulgação e aperfeiçoamento dos cursos na modalidade a distância;
XIV - apoiar a realização de pesquisas acadêmicas e inovações relacionadas com a educação a distância;
XV - auxiliar no desenvolvimento de estudos e propostas que contemplem o acesso, permanência e êxito dos estudantes na modalidade a distância;
XVI - compor a Política Educacional do IFFluminense.
Organograma
Organograma da DIRCREFREIT
(PORTARIA Nº 510/2022 - REIT/IFFLU, DE 13 DE JULHO DE 2022)