PPEA

Iniciadas as aulas da nova turma do Mestrado em Engenharia Ambiental

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 11/08/2017 11h25, última modificação 11/08/2017 11h25
Aula inaugural do Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental aconteceu no Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense.
Aula magna 2017.png

Mestrandos 2017 e professores do PPEA.

Na tarde desta quinta-feira, 10 de agosto de 2017, teve início o período letivo da turma dos mestrandos recém-aprovados no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPEA) de 2017. Os discentes foram recepcionado pelos professores  do PPEA, que explicaram o funcionamento do programa e tiraram dúvidas dos presentes.

O professor Luiz Pinedo, coordenador adjunto do Mestrado, falou sobre o ajuste dos projetos com os orientadores. “Pós-graduação não tem nada a ver com graduação, onde você estuda muitas matérias e dá uma lida antes da prova. Aqui é 50% projeto de pesquisa e 50% de orientação”, disse ele.

O professor José Augusto Ferreira mostrou os números alcançados pelo PPEA até o momento, com dissertações, publicações e eventos. Falou também sobre o diferencial do mestrado profissional; apresentou as instituições parceiras e mostrou os eventos do próprio programa, como o Seminário de Ecotoxicologia, que ocorrerá em novembro deste ano no Campus Guarus.

O professor Vicente de Paulo Oliveira, pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação, apresentou aos calouros os tipos de apoio institucional que a instituição oferece aos mestrandos. Ele pediu aos alunos que se dediquem ao programa, que hoje tem nota 3 e pretende alcançar nota 4 na próxima avaliação. “Vocês estão numa instituição mantida com recursos públicos, ao ocupar essa vaga, vocês passam a ter responsabilidade de utilizar bem esse recurso e dar uma resposta à sociedade”, esclareceu o pró-reitor.

Segundo o regimento do programa, os alunos possuem um prazo de 24 meses para concluir o curso.