Notícias
Extensão e Cultura
Ministro da Cultura apoia encontro nacional
IFF esteve presente no encontro, que aconteceu no Rio de Janeiro.
Durante a reunião, o ministro apoiou a ideia de se organizar um encontro nacional interuniversitário de cultura, sugerido pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (FCC). O evento aconteceu na quinta-feira, dia 14 de maio, no FCC, no Rio de Janeiro-RJ.
O avanço nas relações institucionais e parcerias com a educação e, em especial, com as universidades, foi destacado por Juca Ferreira. Ele aprovou a criação de grupos de trabalho entre o MinC e o FIC, visando ao desenvolvimento de conjunto de ações e políticas culturais, e também para atender demandas fundamentais, como a preservação e restauro dos museus universitários, acervo e arquivo, patrimônio histórico e patrimônio edificado.
Segundo o ministro, isso faz parte da reconstrução e retomada de projetos e programas do MinC que foram abandonados nos últimos anos.
"Precisamos trazer para a sociedade os processos de pensamento e reflexão de dentro da academia. As políticas culturais devem democratizar o acesso à cultura tradicional, digital, indígena, enfim, à enorme diversidade brasileira. Devem também impulsionar a política de formação artística, técnica e gestora nessa área", declarou o ministro, que também propôs marcar uma reunião de trabalho para tratar a questão de preservação de museus e patrimônio edificado da UFRJ.
Carlos Vainer, coordenador do FCC, fez uma apresentação ao ministro e à comunidade interuniversitária sobre os objetivos e diretrizes principais do Fórum Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro (FIC-RJ) e afirmou que as universidades também devem procurar se inserir e se afirmar internacionalmente no campo da cultura.
O ministro Juca Ferreira encerrou o encontro reiterando o compromisso de desenvolver projetos culturais em parceria com as instituições de ensino superior e de realizar novas reuniões para debater as políticas culturais. Participaram reitores e representantes acadêmicos da UFRJ, UFF, UFRRJ, Unirio, CEFET e IFF. Pelo IFF, esteve presente a pró-reitora de Extensão e Cultura, Paula Aparecida Martins Borges Bastos.
Fonte: www.forum.ufrj.br
(Publicada originalmente em: 21/05/15)