Notícias

Extensão e Cultura

Ministro da Cultura apoia encontro nacional

por Ascom Reitoria publicado 21/05/2015 00h00, última modificação 12/09/2023 15h32
Ministro se reuniu com representantes das instituições públicas de ensino superior que integram o Fórum Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro.
Ministro da Cultura Encontro Nacional

IFF esteve presente no encontro, que aconteceu no Rio de Janeiro.

 Durante a reunião, o ministro apoiou a ideia de se organizar um encontro nacional interuniversitário de cultura, sugerido pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (FCC). O evento aconteceu na quinta-feira, dia 14 de maio, no FCC, no Rio de Janeiro-RJ.

 O avanço nas relações institucionais e parcerias com a educação e, em especial, com as universidades, foi destacado por Juca Ferreira. Ele aprovou a criação de grupos de trabalho entre o MinC e o FIC, visando ao desenvolvimento de conjunto de ações e políticas culturais, e também para atender demandas fundamentais, como a preservação e restauro dos museus universitários, acervo e arquivo, patrimônio histórico e patrimônio edificado.

 Segundo o ministro, isso faz parte da reconstrução e retomada de projetos e programas do MinC que foram abandonados nos últimos anos.

 "Precisamos trazer para a sociedade os processos de pensamento e reflexão de dentro da academia. As políticas culturais devem democratizar o acesso à cultura tradicional, digital, indígena, enfim, à enorme diversidade brasileira. Devem também impulsionar a política de formação artística, técnica e gestora nessa área", declarou o ministro, que também propôs marcar uma reunião de trabalho para tratar a questão de preservação de museus e patrimônio edificado da UFRJ.

 Carlos Vainer, coordenador do FCC, fez uma apresentação ao ministro e à comunidade interuniversitária sobre os objetivos e diretrizes principais do Fórum Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro (FIC-RJ) e afirmou que as universidades também devem procurar se inserir e se afirmar internacionalmente no campo da cultura.

 O ministro Juca Ferreira encerrou o encontro reiterando o compromisso de desenvolver projetos culturais em parceria com as instituições de ensino superior e de realizar novas reuniões para debater as políticas culturais. Participaram reitores e representantes acadêmicos da UFRJ, UFF, UFRRJ, Unirio, CEFET e IFF. Pelo IFF, esteve presente a pró-reitora de Extensão e Cultura, Paula Aparecida Martins Borges Bastos.

 

Fonte: www.forum.ufrj.br

(Publicada originalmente em: 21/05/15)

registrado em: , , , ,