Programa Gestão Integrada do Patrimônio (IFF/Iphan-RJ)

Confira as informações do Programa Gestão Integrada do Patrimônio (IFF/Iphan-RJ).

O Termo de Cooperação Técnica entre o IFFluminense e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – RJ (IPHAN-RJ) foi assinado em 26 de fevereiro de 2013 e visa à implementação do “Programa Gestão Integrada do Patrimônio” por meio do funcionamento de Núcleos Regionais.

O objetivo central do Programa é implementar ações conjuntas que viabilizem a otimização da pesquisa, identificação, mapeamento, preservação, salvaguarda, valorização e difusão da memória social e do patrimônio cultural da Região dos Lagos e Norte/Noroeste Fluminenses, introduzindo servidores e especialmente alunos na execução prática das ações específicas propostas.

Ainda dentro das ações do Programa, IFFluminense e Iphan estão trabalhando juntos, desde 2013, na criação de um repositório conjunto do Programa, denominado Acervos da Memória Fluminense, de forma a disponibilizar em formato digital acervo que remeta ao patrimônio fluminense.

Inicialmente foram criados três núcleos regionais. Navegue pela aba lateral para conhecê-los.