Apresentação

Confira as informações do convênio entre IFFluminense e Petrobras.

 Por meio do Programa Petrobras de Formação de Recursos Humanos (PFRH), a Petrobras assinou convênio pela primeira vez com os Institutos Federais em janeiro de 2010. Dos 38 existentes, dois foram escolhidos como Projetos Pilotos: Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

 O convênio na Instituição Fluminense conta também com a participação da Fundação Pró-IFF, cujo apoio na gestão e execução do recurso é essencial para a realização do PFRH no IFFluminense.

 O objetivo do PFRH é garantir a permanência e êxito dos estudantes de cursos técnicos de várias áreas que desempenham papel fundamental para a cadeia produtiva de petróleo e biocombustíveis. Vários cursos técnicos do IFFluminense se enquadram nessa condição, dentre eles os cursos de Automação Industrial, Eletrotécnica, Química, Mecânica, Meio Ambiente, Eletrônica, Segurança do Trabalho, entre outros.

 O estudante selecionado através de edital específico recebe uma bolsa mensal no valor de R$350,00 e durante o período de vigência deverá apresentar melhores resultados de participação nos estudos, além de desenvolver pesquisas e atividades relacionadas às áreas de interesse do Programa: Petróleo, Gás, Energia, Meio Ambiente e Biocombustíveis.

 Compreendendo a importância estratégica dos cursos técnicos para o desenvolvimento econômico e social do país, o Programa busca apoiar a excelência dos cursos técnicos contemplados pelo Convênio, a fim de garantir a qualidade dos futuros profissionais da área.  Assim, é disponibilizado também recurso para investimento em materiais, equipamentos, bem como participação em congressos e viagens técnicas tanto para professores quanto para alunos, entre outros. É a chamada taxa de bancada, que auxilia tanto no aperfeiçoamento da formação do estudante como na melhoria dos laboratórios e aperfeiçoamento profissional dos professores, além de prover recursos didáticos.

 Ao final do convênio, os bolsistas devem apresentar o resultado de seus trabalhos em uma Feira de Ciência e Tecnologia, atividade anual prevista pelo Programa. A primeira edição realizada em todo o Brasil, dentre todas as instituições conveniadas, foi no IFFluminense, no campus Campos Guarus, em 2012.