Curricularização da Extensão

 

 A Curricularização da Extensão é um processo pelo qual as atividades extensionistas desenvolvidas pelos alunos são alinhadas aos Projetos Político Pedagógicos dos Cursos (PPCs), prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.

 As ações extensionistas são creditadas durante todo o período de sua formação, garantindo o mínimo de 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação. Dessa forma, atende-se a estratégia 12.7 da meta 12 do Plano Nacional de Educação (Lei N.º 13.005/2014), regulamentada pela Resolução CNE/CES N.º 7, de 18 de dezembro de 2018.

 Importante ressaltar que a inserção curricular das ações da extensão não se trata somente de um processo quantitativo (10%), trata-se do momento de reflexão para a reconstrução do lugar e do papel da Extensão no curso com foco no impacto e na formação omnilateral dos discentes.

A Curricularização da Extensão do IFFluminense

 As diretrizes da Curricularização da Extensão do IFFluminense foram construídas coletivamente, após ampla discussão no período de setembro de 2021 a janeiro de 2022, em diferentes fóruns institucionais. Após o trâmite nas instâncias deliberativas do IFFluminense, as diretrizes foram aprovadas pela Resolução N.º 45/2022.

 As atividades curriculares de Extensão deverão ser focadas no protagonismo, na aprendizagem e na contribuição para o encontro de saberes entre o(s) discente(s) e a comunidade externa, de modo a promover impacto na formação do estudante e na realidade social.

 A Curricularização da Extensão se aplica, obrigatoriamente, a todos os cursos de graduação do IFFluminense. Porém, a Curricularização da Extensão poderá ser adotada nos cursos técnicos e nos cursos superiores de pós-graduação, em todos os campi, conforme estabelecido nos seus PPCs.

 A inserção das atividades de Extensão nos currículos poderá ocorrer das seguintes formas:

 1. como componentes curriculares específicos de Extensão, criando um ou mais componentes curriculares, inseridos na estrutura da matriz curricular do curso, cuja carga horária seja totalmente destinada ao cumprimento de atividades de Extensão;

 2. como parte de componentes curriculares não específicos de Extensão, distribuindo carga horária para atividades de Extensão em componentes curriculares previstos no PPC.

 Os registros das ações extensionistas inseridas no currículo são apontadas no Plano de Ensino das disciplinas. O modelo está disponível no Suap.

 Para auxiliar na inserção adequada das ações extensionistas nos Projetos Pedagógicos de Curso e em seus currículos, foi organizada uma Comissão de Apoio à Curricularização da Extensão no IFF, nomeada pela Portaria Nº 137/2023. Envie seus chamados para a comissão pelo e-mail curricularizacao.extensao@iff.edu.br.