Extensão e Cultura

Coro de jovens talentos prepara repertório

por Ascom Reitoria publicado 08/04/2015 00h00, última modificação 12/09/2023 15h31
O Coro Jovem do IFFluminense, formado por estudantes dos campi, realizou seu primeiro ensaio geral. O grupo se prepara para diversas apresentações.
Coro Jovem Repertório

Coro Jovem ensaiou no auditório Cristina Bastos, em Campos-RJ.

Esforço de professores de música, dedicação de professores de outras áreas, empenho de estudantes em nome de um prazer: a música, o cantar e encantar. É interessante como a música desperta emoções. Felizardo aquele que recebe o talento e a oportunidade de desenvolvê-lo. O Coro Jovem do IFFluminense ainda é um bebê – foi formado em outubro do ano passado – mas já canta como gente grande. E não está para brincadeira; o repertório tem músicas de Chico Buarque com arranjos feitos pelos professores do Coro Jovem.

O grupo é formado por 35 estudantes dos campi Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé, Cabo Frio, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci e Quissamã. Em breve, irão integrar-se ao Coro alunos de Santo Antônio de Pádua, São João da Barra e Maricá.

Para vencer a distância, os participantes recebem por e-mail um kit para estudos composto por partituras e áudio. O método de aprendizagem consiste em um envolvimento autodidata: os alunos ensaiam semanalmente nos campi, fazem intercâmbio com outras unidades próximas, além de ensaios gerais, periódicos. “Os ensaios semanais acontecem nos campi com os professores locais de música, mas, como não temos este profissional em todas as unidades, professores de outras áreas têm se envolvido para o sucesso do programa”, explica o professor Saulo Nascimento.

No campus Quissamã, por exemplo, os ensaios são comandados pela diretora de ensino, a professora de inglês Aline Estaneck. A afinidade e o fato de ter estudado música no ensino médio ajudam. “Não tínhamos como perder esta oportunidade. Assumimos mais este compromisso, mas os estudantes correspondem. Eles dão muito de si e, por isso, vale a pena”, conta Aline. “Acredito no talento deles e que com boa vontade a gente consegue muita coisa. O trabalho está fantástico”, afirma.

Realmente. Para quem assistiu ao primeiro ensaio geral do Coro Jovem, no dia 01 de abril, não tem dúvidas do sucesso que o grupo irá fazer. As notas, letras e melodias ensaiadas se encontraram em uma sintonia perfeita que venceu as distâncias físicas. Mas haja dedicação!

Laís Carvalho, 16 anos, é estudante do Curso Técnico em Agropecuária do campus Cambuci. Ela tem estudado sozinha as músicas, mas o intercâmbio com outros campi ajuda. “Na semana passada, ensaiamos com o grupo do campus Itaperuna e aprendi a ler partitura, o que me ajudou muito. Sempre gostei de cantar e estou adorando fazer parte do Coro. Ainda não sei se seguirei esta carreira, pois gosto de muita coisa: música, teatro, agropecuária, medicina... enquanto não me decido, aproveito as oportunidades”, diz.

Para o estudante do Curso Técnico em Petróleo e Gás do campus Cabo Frio, Arthur Oliveira, 17 anos, o ingresso no IFF foi um retorno à música. “Eu fazia curso de canto, mas tive que parar quando comecei a estudar no Instituto”, conta. “Agora, temos ensaio toda semana, mas também é importante se dedicar em casa. Quando junta o grupo todo, é mais difícil, mas vale a pena. Se todo mundo praticar, a gente consegue um bom resultado”, acredita.

Também integram a equipe do Coro Jovem, além dos professores Saulo e Aline, Valmir da Conceição, Felipe Garcia, Alberto Midon, Gleris Domingues e Ronald Carvalho.

O grupo já tem programadas apresentações durante a Semana de Integração do campusQuissamã (13/05), o III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (26 a 29 de maio), e em julho no Fest FIC.

Veja fotos do ensaio AQUI.

Saiba Mais: O Coro Jovem é um programa Institucional multicampi, cujo objetivo é congregar estudantes das diversas unidades do Instituto em torno do desenvolvimento de habilidades musicais relacionadas com o Canto Coral. Visite a página AQUI.

Assista a um trecho do ensaio abaixo: