Neabi nos campi

Veja as ações do Neabi.
1) Título do Projeto: ECOS DA RESISTÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR: RUPTURAS DO SILÊNCIO POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Coordenador: Carlos Fabiano de Souza 
CampusCabo Frio

Resumo: Este projeto busca viabilizar caminhos de construção e divulgação de conhecimento que colaborem para a consolidação de uma educação antirracista no ambiente escolar, influenciando, sobretudo, na formação humana de nossos jovens. O intuito é criar possibilidades de reflexão sobre práticas racistas invisibilizadas e, por conseguinte, promover a sensibilização dos estudantes, docentes e demais servidores ante as questões étnico-raciais, rompendo, assim, com o silenciamento e a negação que tanto nos impedem de avançar na superação do racismo. Tendo em vista a relevância de uma proposta dessa natureza, nosso trabalho está ancorado sobremaneira no dispositivo de pesquisa elaborado por Rocha (2006), o qual se dedica a investigar que tipo de educação se prioriza na escola: etnocêntrica ou antirracista? Ressalta-se que optamos por mobilizar esse instrumento de análise à luz de um enfoque enunciativo, entendendo-o como uma materialidade discursiva que produz sentidos, tomando por base a sociologia do discurso do Círculo de Bakhtin e a Análise de Discurso de base Enunciativa. Em face dessa questão, nossa lente de observação está pactuada no papel desempenhado por escolas da Rede Federal Tecnológica, no âmbito de sua atuação políticosocial, como espaço formativo vetor de práticas significativas que cooperem para a construção de uma educação antirracista, de fato, influenciando amplamente na formação integral da juventude contemporânea, no seio de instituições pluricurriculares, multicampi, com uma multiplicidade de itinerários formativos. Ademais, como forma de interlocução, pretende-se utilizar também o instrumento de pesquisa entrevista sob o viés dos escritos de Daher (1998), com o objetivo de analisar nessa interdiscursividade se os enunciados produzidos por servidores docentes nesse evento reforçam ou mascaram os aspectos apresentados no dispositivo supracitado. Espera-se, assim, que os resultados encontrados sinalizem para a relevância de propostas dessa envergadura no escopo de escolas da Rede Federal Tecnológica, contribuindo, sobretudo, com a implementação de propostas de intervenção pedagógica em ambiente escolar, com vistas à formação integral de cidadãos conscientes do seu papel social, a partir de uma política educacional que reconheça a formação étnica do nosso país, ressignificando conceitos e conteúdos necessários aos conhecimentos históricos e culturais do povo negro e indígena em solo brasileiro.

 

2) Título do Projeto: NEABI IFF - Bom Jesus
Coordenador: José Carlos Silvério dos Santos 
CampusBom Jesus do Itabapoana

Resumo: O NEABI IFF - Bom Jesus Campus Bom jesus Itabapoana atuará tendo como norte o apoio às atividades de ensino, o desenvolvimento de pesquisa e ações de extensão voltadas à valorização da história e da cultura afro-brasileira e indígena. O projeto propõe continuar desenvolvendo oferta de oportunidade de formação continuada a profissionais de educação que atuam no município e região para efetivação das políticas e ações afirmativa no tocante às relações raciais no Brasil. A partir da lei 10.639/03 as escolas estão obrigadas a desenvolver currículos que completem o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira. Em 2008 uma nova lei ampliou o escopo multicultural ao abarcar as ações de combates à discriminação e afirmação da presença e importância dos povos e culturas indígenas que se constitui como matriz\es da cultura brasileira. No entanto mais de uma década após a aprovação de lei de 2003 poucas têm sido as ações concretas empreendidas em favor real de sua real implementação. Dentre os fatores que tem obstacularizado seu cumprimento efetivo, destacasse a formação de professores e a compreensão adequada de fenômeno tão complexo como é o racismo e da formação multicultural do Brasil, vista muitas vezes de forma alegórica ou romanceada. As ações de capacitação dos profissionais da educação que atuam no município e região, foco desta proposta, terão como base o desenvolvimento de pesquisas sobre presença e contribuição dos negros e indígenas da região Noroeste Fluminense nas mais diferentes áreas e dimensões, buscando com isso elevar o conhecimento acerca dessas populações e subsidiar ações educativas baseadas na história e cultura locais e regionais, amparando o desenvolvimento de projetos de ensino contextualizado e ações culturais que reflitam a identidade regional. O NEABI atuará na articulação dos movimentos sociais, valorizando seus saberes e experiência e apoiando sua agenda de luta por uma sociedade antirracista, contribuindo para que a comunidade acadêmica de Campus Bom Jesus e sociedade bonjesuense e região possam ampliar sua interação e reforçar seus vínculos na luta contra toda e qualquer forma de discriminação.


3) Título do Projeto: Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI IFFluminense Campos Centro
Coordenador: Sérgio Rangel Risso 
CampusCampos Centro

Resumo: O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) foi criado em julho de 2013. Desde então, o NEABI tem buscado constituir-se em um espaço permanente de produção de pesquisas históricas, de estratégias de ação e de difusão de conhecimentos, sobre os aspectos relacionados às populações negras e indígenas em Campos dos Goytacazes e região. As ações e atividades do Núcleo estão articuladas com as questões pedagógicas mais amplas, no sentido de promover uma educação inclusive e menos discriminatória, que promova o combate ao racismo e as desigualdades étnico-raciais, cumprindo os objetivos das leis 10.639/2003 e 11.645/2008.


4) Título do Projeto: Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, campus Cambuci
Coordenador: João Rodrigo Magalhães Vaz
CampusCambuci

Resumo: O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), iniciado em 2016, busca por meio deste projeto se manter por mais um ano em atividade no campus Cambuci. A ação de extensão tem como objetivo continuar o levantamento, conjuntamente com o Centro de Memória do Campus, sobre a história e cultura afro-brasileira e indígena local com o objetivo de produzir material que possa servir para a afirmação e valorização destes elementos em toda comunidade, além de realizar atividades de extensão e ensino, como as realizadas no último ano na semana de extensão do campus e na semana do orgulho negro. Diferentemente do ano passado, quando pretendíamos trabalhar com a produção de material de audiovisual e tivemos muita dificuldade de recursos técnicos para realizar a edição do material filmado, neste ano pretendemos trabalhar majoritariamente com a fotografia como mídia para a produção deste material, tendo em vista sua menor exigência de recursos técnicos para ser trabalhado.



5) Título do Projeto: NEABI IF Fluminense Campus Itaperuna
Coordenador: Marcelo Pereira Cucco
CampusItaperuna

ResumoEm seu terceiro ano de funcionamento, o NEABI do IFFluminense campus Itaperuna propõe se a ser um desdobramento do projeto desenvolvido no ano 2016. Devido ao grande empenho de servidores e alunos do campus Itaperuna e sociedade civil organizada foi possível galgar um espaço fundamental junto à comunidade interna externa. Em 2017/2018 pretende-se dar continuidade as ações já iniciadas e propor outras novas que se fizeram necessárias desse ponto de vista, a formação dos profissionais da educação mostrou-se um grande desafio a ser enfrentado, visto que um dos maiores entraves para a aplicabilidade das leis 10.639/03 e 11.645/08 está na formação dos profissionais da educação, que necessitam do amadurecimento necessário para trabalhar nas instituições de ensino de temas considerados polêmicos pela sociedade brasileira, tais como o racismo, desigualdade social, discriminação de gênero, geográfico e étnico. Desse modo, pretende-se oferecer oficinas para comunidade interna e externa, que envolvem as questões conceituais levantadas no projeto, bem como disponibilizar aos profissionais da rede pública de ensino os subsídios para o desenvolvimento das Diretrizes curriculares Nacionais para a educação de Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e cultura Afro-Brasileira e Africana.

 


6) Título do Projeto: NEABI do Campus Campos Guarus
Coordenador: Gustavo Gomes Lopes 
CampusCampos Guarus

Resumo: O NEABI do IFF Campos Guarus objetiva constituirse como ponto de referência institucional que articule e promova atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao campo de estudos afrobrasileiros e indígenas em articulação com promoção da igualdade racial e da diversidade cultural e do combate ao racismo. A presente proposta busca a oferta de ações extensionistas para o desenvolvimento da educação das relações étnico-raciais tendo como linhas gerais de ação: (a) contribuir para o desenvolvimento institucional na promoção da igualdade racial; (b) estimular a produção e divulgação de informação e conhecimento relativos à temática étnico-racial; (c) buscar a realização de parcerias e intercâmbios para potencializar as ações em rede; (d) realizar ações formativas e de capacitação de profissionais; (e) implementar experiências de interação do campus com a comunidade, que contribuam para a formação da cidadania em uma perspectiva da promoção da igualdade racial e da diversidade cultural; (f) articular formas educativas nãoformais, envolvendo o contato da comunidade acadêmica com os agentes sociais e grupos populares referenciados com a produção cultural afro-brasileira e indígena e com as mobilizações sociais vinculadas ao combate do racismo. As ações extensionistas tem como público envolvido preferencial estudantes e servidores de escolas públicas e particulares.

7) Título do Projeto: NEABI – IFFluminense – Maricá
Coordenador: Mendel Cesar Oliveira Aleluia 
CampusMaricá

Resumo: O programa dos NEABIs encontra intensa familiaridade com a tarefa institucional do IIFluminense. Para o campus avançado Maricá pleiteamos a continuidade do núcleo e a ampliação das suas ações e do público-alvo. O objetivo geral é consolidar, a partir do NEABI, o debate sobre as relações étnico-racial no campus Avançado Maricá. Do ponto de vista metodológico as ações delimitadas são reuniões periódicas da equipe do projeto, a realização de pequenos eventos e de rodas de conversa e também AFROIFF, encontro acadêmico e celebratório das questões étnico-raciais, a ser realizado em novembro. Como resultado do projeto esperamos que as atividades a serem realizadas deem conta dos objetivos, propostas e permitam uma ampliação da conscientização sobre o tema.

8) Título do Projeto: Representatividade importa: o negro e o indígena nas produções culturais e a busca pela desconstrução de estereótipos
Coordenador: Camila França Barros
CampusMacaé

ResumoA temática da inclusão da população negra/indígenas vem ganhando espaço entre as demandas por transformações sociais na sociedade brasileira. Entre as políticas púbicas de afirmação implementares no sentido de combater essa desigualdade estão as leis 10.639/03 e 11.645/2008, incluíram no currículo da educação básica a obrigatoriedade do ensino da história e Cultura Afro-brasileiro e indígena em todas as unidades de ensino fundamental e médio em território brasileiro. O núcleo de estudos e pesquisas afrobrasileiros e indígenas (NEABI) dos IFFluminenses é um espaço que se propõe a discutir as relações étnico raciais na sociedade brasileira, buscando documentar estudos, pequisas e extensão, a partir do desenvolvimento de programas e projetos em diversas áreas do conhecimento. Para o ano doe 2017, a proposta do NEABI no campus Macaé é trabalhar a representatividade dos negros e indígenas na mídia e produções culturais nacionais, a fim de colaborar para a desconstrução de estereótipos e preconceitos etnicorraciais presentes nestes meios: promover a valorização das culturas afrobrasileiras e indígenas no campus; suscitar o debate em relação as políticas públicas de afirmação vigentes: levar a discussão do campus para a comunidade local através de eventos e oficinas abertas ao público em parceria com escolas municipais e estaduais da cidade e adjacências.

9) Título do Projeto: TV NEABI IFF Quissamã
Coordenador: Ronaldo Só Moutinho
CampusQuissamã

Resumo: O projeto TV NEABI objetiva promover a escuta e visibilizar a Cultura AfroBrasileira e Indígena por meio de imagens que advém das múltiplas vozes individuais, familiares e comunitárias presentes em Quissamã, nas cidades vizinhas, relativas aos seus universos culturais invisibilizados e que produzem narrativas e trabalhos de suma relevância para uma veículo de comunicação que se propõe fomentar as leis 9.639 e 11.645. O material utilizado será camera fotográfica CANON EOS Rebel T 41, com processador DIGIC 5, ISO que chega a até 12.800, capaz de fazer filmes em 1080p, gerando imagens com tamanho de até 18 megapixels. A lente usada será fixa (com uma numeração única de milímetros, como 35 mm, ou 50 mm), mas dependendo do modelo, um lente variável pode vir ser usada (1750 mm, por exemplo). Nas filmagens externas, ou para fazer entrevistas com alguém, pode se adquirir um microfone do tipo shotgun.O Takstar SGC598 Shotgun Microphone pode ser uma opção, justamente pelo baixo custo e desempenho.Quanto a iluminação, tripés com refletores brancos de tecido, para colocar um de cada lado da câmera, e um mais centralizado para ficar próximo à luz natural. Por outro lado,a metodologia do projeto gira em torno de prover material para o canal na dinâmica do Quilombolismo, ligada às outras ações previstas pelo NEABI. Em outras palavras, enquanto o canal vai captar trabalhos visuais de várias naturezas e matizes, a dimensão Quilombolista implica em “Resgatar nossa memória…” (Abdias Nascimento). Então, ao “...resgatarmos a nós mesmos do esquecimento, do nada e da negação, e reafirmarmos a nossa presença ativa na história panafricana e na realidade universal dos seres humanos”(Abdias Nascimento). Enquanto que a perspectiva do NEABI congrega Ensino, Pesquisa e Extensão voltados para o direcionamento de estudos e ações para as questões étnicoraciais. Os discentes, administrativos, contratados e docentes do IFF Quissamã se beneficiarão substancialmente deste intenso diálogo de diversos modos: pela apresentação dos fazeres culturais da comunidade externa e suas interfaces. sentido, a sociedade local e seu entorno serão beneficiados pela possibilidade de tornaremse visíveis socialmente para si e para os poderes constituídos da cidade e da região. Isso possibilitará uma visão crítica de seus direitos, da riqueza cultural e histórica do Locus, assim como os benefícios educacionais já mencionados.

10) Título do Projeto: NEABI do IFFluminense Campus Santo Antônio de Pádua
Coordenador: Lívia Brasil Viana Matta
CampusSanto Antônio de Pádua

Resumo: O NEABI do Campus Santo Antônio de Pádua vem atuando junto às populações de ancestralidade africana e indígena no sentido de contribuir para a valorização de sua cultura e apoio às suas práticas. O presente projeto visa ampliar a atuação do NEABI junto aos grupos culturais e populações de ancestralidade africana e indígena na contribuição para a reafirmação de suas identidades e na continuidade de ações afirmativas que garantam o empoderamento dessas populações. Para tanto, o projeto se divide em dois eixos de atuação: formação, por meio da oferta de curso de capacitação para as questões étnico raciais, e produção audiovisual, para a produção de documentários referentes a essas populações. A partir das ações propostas espera-se contribuir para a construção de um espaço de diálogo permanente sobre as questões étnico raciais que extrapolem os muros da escola, promovendo de fato, um movimento extensionista de troca de conhecimentos entre o ambiente escolar e o território que o abrange.

11) Título do Projeto: Tire seu preconceito do caminho, que eu quero passar com minha cor...
Coordenador: Fabiana Nunes Cabral Monteiro
CampusSão João da Barra

Resumo: O poder e a influência do colonizador europeu, o processo de aculturação e a prática da escravidão por trezentos anos estão na raiz da desigualdade racial, esses aspectos marcam a trajetória da população brasileira, que, muitas vezes, assinale passivamente a reprodução da discriminação. Embora, nos últimos anos as questões étnicas tenham ganhado visibilidade, assim como algumas politicas de inclusão tenham sido implementadas no país, as demandas e desafios ligados aos indígenas e negros ainda são imensos. Dessa forma, o núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indigenas- campus avançado São João da Barra (NEABI- CASJB), apresenta-se como instrumento de pesquisa resistência, despertar da conscientização e luta por justiça social e racial, dentro e fora do Instituto Federal Fluminense. Visa investigar a história nacional regional dessas populações, tendo por foco temas especialmente problemáticos: racismo, etnicidade, demarcação territorial, resistência cultural e política, exclusão social e violência: além de combater o racismo e a discriminação. Pretende-se, a partir do desenvolvimento do projeto, a consolidação do NEABI-CASJB enquanto um cento de referência regional na articulação e promoção de atividades relacionadas ao campo de estudos afro-brasileiros e indígenas, desenvolvendo ações afirmativas em favor dessas populações em São João da Barra e regiões.