Programa de Astronomia

(Lua Crescente, 20/03/2014, 22:56, Macaé (RJ)

Astrofotografia  Clube de Astronomia Crux (CAC )

 O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), possui 13 unidades nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, Lagos e Metropolitana do estado do Rio de Janeiro.  

 O objetivo desta página é interligar todas essas regiões para a inserção e popularização da ciência através da Astronomia no estado. Esse complexo astronômico envolve atividades com as instituições de ensino médio e fundamental, público em geral, assim como vincula intimamente os cursos de Licenciatura do IFFluminense.

(Campos-RJ)

Ação Clube de Astronomia Caronte: Astronomia na praça

A astronomia devido ao interesse evidente pela sua beleza vem encantando pessoas através dos séculos e estimulando a criatividade, curiosidade e interesse pelo estudo da natureza que nos circunda, revelando inúmeras descobertas científicas e servindo de berço para grandes cientistas que foram forjados por esta ciência tão interdisciplinar que engloba diversos saberes dede as ciências até a história, estando intimamente ligada à trajetória da humanidade ao longo dos séculos.

Apesar de estarmos vivendo numa era de grandes avanços científicos, muitas regiões de nosso país principalmente o interior do estado, vive uma situação de analfabetismo científico. Um projeto com essa área de abrangência e que compreende zonas com céus profundamente límpidos pode proporcionar, não só uma interiorização da ciência, como também verdadeiros laboratórios a céu aberto.

Ação Clube de Astronomia Crux: Braço da Via Láctea

O IFFluminense desenvolve atividades de astronomia em vários de seus campi desde 2009, quando foram adquiridos telescópios com verba do Ministério da Educação (MEC) para incentivo à astronomia nos Institutos. A partir de 2013 foi criado o Programa de Astronomia institucional através de edital interno da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

O resumo dos projetos apresentados nos editais de 2013 e 2014 podem ser conferidos neste portal. As ações apresentadas nessa proposta foram montadas de forma unificada com a participação de todos integrantes do Programa existente, que abrange as diversas unidades da Instituição, através da interação já existente.

Ação Clube de Astronomia Crux: Braço da Via Láctea

I Encontro de Astronomia no IFF Quissamã (2013)

II Encontro de Astronomia no IFF Quissamã (2013)

O IFFluminense também já possui experiência de participação de seus alunos nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica, e esse acúmulo será utilizado pelos servidores envolvidos, refletindo-se em ações mais consistentes. 

Deve-se destacar também que o Instituto teve, dentre seus projetos aprovados na Chamada MEC/SETEC/CNPq Nº 94/2013, o Projeto “Céu Aberto”, do campus Rio Paraíba do Sul/Upea, cuja proposta consiste na popularização da Ciência com ênfase em Astronomia, a partir de palestras, eventos, jogos, gincanas, entre outros, além de formação de um grupo de estudo para participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA.