Projetos na área de Saúde

Veja os Projetos de Extensão na área de Saúde.
1) Nome do Projeto: Projeto Vitalidade
Coordenador: Anete Ribeiro da Gama
Campus: Campos Guarus
Resumo: O Projeto Vitalidade é realizado desde 2010 no campus Campos Guarus, promovendo a qualidade de vida dos idosos participantes e a integração entre o campus e a comunidade. Atende a pessoas com 55 anos de idade ou mais, preferencialmente residentes em Guarus. As ações desenvolvidas pelo projeto visam melhorar a capacidade funcional, a autonomia e a inserção social dos idosos, utilizando como meios as atividades físicas, palestras sobre diversos temas relacionados a saúde, direito, cultura geral, meio ambiente e outros, além de visitas culturais e atividades de lazer. É feita semanalmente a aferição da pressão arterial dos participantes, antes da realização de atividades físicas. O grupo se reúne às terças-feiras às 14h, onde são realizadas as seguintes ações: 1 -Aferição da pressão arterial, feita pelos bolsistas do curso técnico em enfermagem. 2 - Palestra (ou oficina) ministrada por servidor, grupo de alunos, participantes de outros projetos de extensão ou profissionais convidados. Estas palestras abordam temas referentes a saúde, direito, ecologia, cultura geral e outros que sejam do interesse dos idosos. 3 - Atividade físico-recreativa - Uma professora de educação física orienta atividades físicas com foco em trabalho postural e mobilidade, em clima favorável à integração. Como não é indicada a realização de atividades físicas apenas uma vez por semana, os idosos recebem orientações quanto à realização de caminhadas e também de exercícios que podem ser feitos em casa. Os exercícios localizados (resistência de força) são orientados com foco na capacidade funcional e na manutenção de uma boa postura. Alguns participantes já apresentam limitações, não podendo realizar todas as atividades. Estes são orientados a realizar apenas alguns exercícios leves, basicamente para manter a mobilidade e melhorar a postura. 4 - Lanche: Após as atividades físico-recreativas, os participantes recebem um pequeno lanche nos quiosques, que é também mais um momento favorável à integração. Eventualmente, são realizados bingos recreativos, piqueniques, visitas culturais e passeios, além de encontros com outros grupos da terceira idade. O grupo é convidado a participar de eventos realizados pelo campus, fomentando a integração escola-comunidade. A metodologia utilizada oferece muitos momentos para integração e troca de informações.Oferece também a oportunidade de interação com outros projetos e com eventos realizados no campus, seja para assistir, fazer parte de outros projetos ou mesmo serem beneficiados por ações desenvolvidas pelo curso técnico em enfermagem, como teste de glicemia capilar, cálculo de IMC e outras iniciativas em eventos da área.
2) Nome do Projeto: Aedes aegypti: conhecer para combater
Coordenador: Desiely Silva Gusmao Taouil
Campus: Campos Centro
Resumo: A dengue é uma doença causada por arbovírus, que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. O principal vetor da dengue é o mosquito Aedes aegypti. Esta doença é uma das maiores preocupações mundiais na área de saúde pública. Além da dengue, outra doença transmitida por este vetor é a febre de Chikungunya, que nos últimos anos tem sido responsável pela morbidade de muitos indivíduos, inclusive no Brasil. Como ainda não há vacinas relacionadas às duas doenças à disposição da população, campanhas vêm sendo realizadas pelas Secretarias de Saúde. Porém, essas campanhas não enfocam de maneira clara o vetor da dengue. Portanto, este projeto se embasa na premissa de que a fonte de informações de qualidade sobre o Ae. aegypti deve ser a escola, devendo esta estar preparada para atender a demanda. A contribuição deste projeto será a divulgação de informações relevantes sobre o Ae. aegypti e as doenças que transmite através da continuidade das ações do projeto baseadas em exposições que ocorrerão em escolas públicas do município e nos campi Campos Centro, Campos Guarus e no Núcleo Avançado de São João da Barra.
registrado em: Cultura, Extensão, Projeto, Saúde