Projetos de Extensão - Área de Educação

Currículo Reverso: Integração entre instituições de educação em prol da melhor educação de base e formação continuada a nível regional

Unidade: Campus Itaperuna

Coordenador: Raphael de Mello Veloso

Demais membros da equipe: Joao Pedro Pereira Rodrigues (bolsista) e Márcia Aparecida Pereira de Mello (Parceiro Social)

Área de abrangência: Itaperuna e Noroeste Fluminense

Resumo: O Currículo Reverso é um projeto que foi idealizado a partir das dificuldades levantadas e apresentadas pelos alunos ingressantes no IFFluminense Campus Itaperuna dentro do contexto regional e também de suas origens educacionais. Acredita-se que o incremento de elementos metodológicos e norteadores podem dar aos estudantes do ensino básico a importância do protagonismo em sua jornada de formação, dando-os ferramental necessário para a aquisição de competências que por sua vez podem potencializar novas perspectivas. Busca-se para tanto, a integração entre o IFFluminense e escolas da região através da participação de um parceiro social, no sentido de identificar pontos de inflexão e propor novas práticas, métricas e metodologias em busca de um salto na qualidade da formação desses discentes. Para tanto, acredita-se no desenvolvimento de uma metodologia pautada na proximidade e identificação particular das necessidades institucionais, desde capacitação docente, até intervenção em situações específicas em busca de inovar o contexto das escolas tratadas. Acredita-se que é um cenário proposto onde todos envolvidos tendem a colher bons frutos, sobretudo a nível de desenvolvimento regional.

Público atendido pelo projeto: Escolas de Ensino Fundamental II.

Conhecendo o IFF Campus Quissamã – Abrindo um horizonte para o futuro

Unidade: Campus Quissamã

Coordenadora: Nathália Bastos Lima e Janaina de Oliveira dos Santos (sub-coordenadora)

Demais membros da equipe: Natasha Cristina Leal Nascimento

Área de abrangência: Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã

Resumo: Este projeto busca apresentar e divulgar o Instituto Federal Fluminense Campus Quissamã para toda a comunidade escolar da região, promovendo a realização de visitas guiadas com alunos e professores das escolas do ensino fundamental dos municípios de Quissamã, Carapebus e Conceição de Macabu. Nestes encontros os alunos poderão conhecer toda a estrutura do campus, como laboratórios, salas de aula, espaços de lazer, refeitório, além de contar com informações sobre os cursos, projetos desenvolvidos pelo campus, dicas de estudos para a prova do processo de seleção, e bate papo para sanar possíveis dúvidas sobre o Instituto. A ideia inicial é que os encontros ocorram durante o ano letivo, especialmente em períodos próximos ao período de inscrição do processo seletivo, em dias a serem agendados com as escolas da região, em horários que os envolvidos possam executar a atividade. Vale ressaltar que esta iniciativa de apresentar o campus aos alunos do ensino fundamental da região já era desenvolvida há alguns anos, de forma presencial, através de visitas dos alunos e também no formato online, durante a pandemia ocasionada pelo Covid-19. Neste momento, busca-se institucionalizar esta iniciativa através do formato de projeto de extensão para sua consolidação no ambiente escolar – junto a alunos e servidores – e no município, angariando uma maior participação da comunidade e estimulando o desenvolvimento regional.

Público atendido pelo projeto: Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Quissamã, Carapebus e Conceição de Macabu.

 Surdos Quissamaenses: Investigação e resgate para uma inclusão de verdade 

Unidade: Campus Quissamã

Coordenadoras: Jane Fernandes da Costa e Thaici Lopes Marinho (sub-coordenadora)

Demais membros da equipe: Eduardo da Silva Ferreira (bolsista) e Letícia Ferreira Carvalho (voluntária)

Área de abrangência: Quissamã-RJ  e Carapebus-RJ

Resumo: No ano de 2022, este projeto de extensão foi executado e contribuiu de forma exitosa nas ações desenvolvidas junto às comunidades interna e externa do IFF, ampliando o debate sobre as ações de inclusão para alunos surdos e com deficiência auditiva que, a cada dia, chegam a nossas instituições com suas especificidades. O  compartilhamento de experiências e a proposição de ações para a melhoria do atendimento deste aluno, bem como sua formação integral e inserção na sociedade nos impulsionam a ofertar o Curso de Extensão de Libras para as comunidades interna e externa do Campus Quissamã na modalidade presencial, além de possibilitar a inserção da pessoa com deficiência em um espaço crítico e reflexivo, assegurando os direitos elementares de cidadania.

Público atendido pelo projeto: Comunidade interna e externa do IFF.

Resultados: Os participantes do projeto compreenderam, como princípio, que a Libras faz parte da cultura surda e, assim como qualquer outra língua, é carregada de significação social, permite a troca de informações e ideias, veicula discursos, expressa subjetividades e, também, identidades.

Jogos como mídia na educação básica

Unidade: Campus Quissamã 

Coordenadores: Daniel Vasconcelos Correa da Silva e Luiz Cesar Ali Novaes Faria (sub-coordenador) 

Demais membros da equipe: Kaiky de Almeida Ferreira (bolsista) e Anna Luiza Damasceno da Silva (voluntária)

Área de abrangência: Quissamã

Resumo: Desenvolver jogos educacionais e/ou educativos para estudantes da rede de escolas públicas de Quissamã. Os jogos são ambientados em espaços de patrimônio e de memória da comunidade local, como a Fazenda Mato de Pipa, o Parque Nacional de Jurubatiba, o Quilombo de Machadinha, e o Museu Quissamã, entre tantos outros.

Público atendido pelo projeto: Estudantes da rede de escolas públicas de Quissamã.

“Unsere Stimme!” - Nossa voz! 

Unidade: Campus Quissamã 

Coordenadoras: Ana Letícia de Souza Candido da Silva e Thaici Lopes Marinho (sub-coordenadora)

Demais membros da equipe: Thales Araújo Machado (parceiro social); Iasmin Maria de Paula Andrade (bolsista) e Eduardo da Silva Ferreira (voluntário)

Área de abrangência: A abrangência não se limita a um determinado território, pois os vídeos produzidos serão postados no canal do Youtube.

Resumo: O presente projeto propõe a produção de vídeos inclusivos introdutórios em Língua de Sinais Alemã, Libras e Língua Portuguesa; de modo a permitir a interação de ouvintes, pessoas surdas, familiares, pessoas que trabalham com surdos ou qualquer indivíduo que queira começar a aprender a língua alemã (nível A1). Pretende-se democratizar o acesso a línguas estrangeiras, dando vez e “voz” às línguas de sinais.

Público atendido pelo projeto: Os vídeos serão postados no canal do Youtube do projeto e  ficarão disponíveis à comunidade externa.

Resultados: Em 2022, trabalhamos na primeira versão da sala piloto a partir da seleção de Recursos Educacionais Abertos (REA) que pudessem ser adaptados por uma comunidade de usuários com propósitos não-comerciais. Nessa primeira fase, detectou-se uma lacuna quando se buscava por materiais que permitissem a interação de ouvintes e surdos nas duas línguas de estudo. Essa interação passou a ser o foco do projeto para o ano de 2023, o que, por certo, não se cumprirá em apenas uma etapa.

Introdução da cultura maker nos anos finais do Ensino Fundamental das escolas públicas da região de Itaboraí

Unidade: Campus Itaboraí

Coordenadores: Weslleymberg da Silva Lisboa e Vicente de Paulo Santos de Oliveira (sub-coordenador)

Demais membros da equipe: Luís Fernando Fernandes Pimentel, Wanderson Amaral da Silva e Neyse de Carvalho Ribeiro (voluntários)

Área de abrangência: Itaboraí e Cachoeiras de Macacu

Resumo: Este projeto de extensão traz consigo os pilares da cultura maker: criatividade, colaboração, escalabilidade e sustentabilidade, proporcionando um ambiente educacional que valoriza o aprendizado através da prática. Assim, esta proposta de projeto busca contribuir com a educação dos estudantes de sete escolas municipais através de oficinas tecnológicas práticas, com foco nas atividades relacionadas à cultura maker, que também incorporam os princípios da automação e da programação. As atividades serão realizadas no laboratório maker do Instituto Federal Fluminense Campus Itaboraí e nas escolas, quando possível, com duração mínima de 20 horas por aluno/turma. Ao desenvolver habilidades e competências relacionadas ao uso das tecnologias através do ensino de programação, robótica e cultura maker, busca-se contribuir na formação cidadã do estudante e prepará-lo para o “mundo do trabalho”, que se desenvolve e modifica constantemente com as novas tecnologias.

Público atendido pelo projeto: Estudantes que estão cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental (Regular ou EJA).

Impactos e consequências da Reforma do Ensino Médio em instituições educacionais do Rio de Janeiro

Unidade: Campus Quissamã

Coordenadores: Gabriel Rodrigues Daumas Marques e Carlos Costa Rodrigues Luz (sub-coordenador)

Demais membros da equipe: Jessica de Freitas Azevedo Dias (bolsista) e Kleverson Gonçalves Willima (voluntário)

Área de abrangência: Estado do Rio de Janeiro

Resumo: O referido projeto de pesquisa-extensão analisa o processo da Reforma do Ensino Médio, articulada pelo Ministério da Educação, sem possibilitar ampla participação de trabalhadores(as) da Educação e do corpo discente, ou seja, priorizando organismos e sujeitos externos ao chão da escola e limitando (ou até excluindo) a participação dos principais sujeitos que atuam na realidade escolar. Por meio das propagandas, o Governo apresentou o Novo Ensino Médio com o objetivo de tornar o Ensino Médio mais atrativo para os estudantes, por meio do seu caráter profissionalizante - serviços educacionais que preparam para o mercado de trabalho - e uma suposta liberdade de escolha. É diminuída a quantidade de disciplinas obrigatórias, tornando opcionais outras fundamentais disciplinas escolares existentes. As instituições educacionais só possuem a obrigatoriedade de seguir um dos itinerários formativos, dificultando aos estudantes o acesso ao conhecimento. A Reforma do Ensino Médio destina à Educação um aspecto técnico e amplia, cada vez mais, a desigualdade educacional já existente no nosso país, entre o ensino privado e público, porque os privilegiados da sociedade continuarão recebendo conhecimentos completos e preparo para os vestibulares.

Nosso projeto de pesquisa-extensão objetiva analisar e compreender o número de escolas e estudantes no ensino médio no estado Rio de Janeiro, os impactos já encontrados dentro das salas de aula, como os professores estão agindo diante destas mudanças e a forma com a qual os alunos enfrentam tais defasagens. Ademais, tornar esses dados conhecidos pela sociedade é de suma importância para que os indivíduos sejam participantes ativos das decisões do Estado.

Público atendido pelo projeto: Comunidades escolares de Colégios Estaduais do Norte Fluminense.

Resultados: Discussão teórica de conceitos e temas que envolvem a Educação Brasileira e o Novo Ensino Médio; levantamento e acompanhamento de ações de Secretarias de Educação, mídia e sindicatos sobre o Novo Ensino Médio; publicação de textos e reflexões preliminares em páginas de internet e redes sociais.

Corpo e Sociedade: conversas e debates sobre práticas corporais e questões socioculturais

Unidade: Campus Quissamã

Coordenadores: Carlos Costa Rodrigues Luz e Gabriel Rodrigues Daumas Marques (sub-coordenador)

Demais membros da equipe: Thyago Valentim Machado Delgado (bolsista), Thiago Coqueiro Mendonça (membro externo) e Matheus Castro (membro externo)

Área de abrangência: Nacional, por conta da possibilidade de acesso de forma virtual 

Resumo: A proposta do projeto é organizar encontros temáticos, trazendo convidados(as) para conversar sobre práticas corporais e questões socioculturais relacionadas. Nosso projeto é importante para não apenas praticarmos elementos da cultura corporal - Esportes, Lutas, Danças, Jogos e Brincadeiras, Capoeira, Ginástica -, mas também pensarmos as muitas questões que envolvem essas práticas. Desejamos promover conversas, reflexões e problematizações que pensem o corpo além de seu âmbito apenas biológico, prezando pela integração das áreas de conhecimento e diferentes disciplinas curriculares. As atividades têm ocorrido de forma remota, por meio de canal no YouTube, executando amplos processos de divulgação, com o intuito de alcançar as comunidades escolares para construir conosco os temas escolhidos e realizar, em conjunto, trocas que proporcionem o crescimento de todos os envolvidos.

Público atendido pelo projeto: Comunidades escolares de outras instituições educacionais.

Resultados: Realização de dezenove encontros virtuais, todos disponíveis em playlist no YouTube.

Internacionalización en Casa: una propuesta para desarrollar la competencia intercultural y promover la ciudadanía global 

Unidade: Campus Quissamã

Coordenadores: ILeana Celeste Fernandez Franzoso e Daniel Vasconcelos Correa da Silva (sub-coordenador)

Demais membros da equipe: Paula Vigneron Azevedo (bolsista) e Kleverson Gonçalves Willima (voluntário)

Área de abrangência: América Latina

Resumo: Estamos inseridos em um mundo cada vez mais conectado, o que permite que nossos estudantes interajam de maneira virtual com estudantes geograficamente distantes, oportunizando o contato com outras culturas, o intercâmbio de conhecimentos, a compreensão das diferenças, o estímulo à solidariedade e a cultura de paz. A interação virtual entre estudantes de diferentes países permite que tenham a oportunidade de uma comunicação autêntica e os coloca em contato com contextos culturais diversos, desenvolvendo, assim, a competência intercultural.

Atualmente somos membro da CACE - Comunidad de Apoyo para Clases Espejo - que conta com mais de 60 instituições da América Latina e que nos permite prospectar e realizar ações de internacionalização em casa, internacionalização do currículo, mobilidade virtual, competência intercultural, entre outros.

Público atendido pelo projeto: Já foram atendidos pelo projeto mais de 100 estudantes (das instituições parceiras e do IFF).

Resultados: 

- Assinatura de protocolo de intenções com UNPAZ - Universidad de José C. Paz (Argentina);
- Assinatura de protocolo de intenções com INFOTEP - Instituto Nacionalde Formación Técnica Profesional de San Juan del Cesar, La Guajira (Colombia);
- Assinatura de protocolo de intenções com ISTCT - Instituto Superior Técnico de Quito (Equador);
- Membro da equipe do projeto 'Campamentos de Liderazgo para la Educación Internacional' , aprovado pelo ICETEX (Colombia);
- 1º Campamento de Liderazgo para la Educación Internacional, Bogotá - Colombia;
- 2º Campamento de Liderazgo para la Educación Internacional, Quito - Ecuador;
- 3º Campamento de Liderazgo para la Educación Internacional, San José - Costa Rica;
- Organização de processo seletivo simplificado para 50 vagas do curso 'Español como Lengua Segunda' ofertado pela UNPAZ para estudantes do IFFLuminense - Outubro-Novembro 2022;
- Teletandem Brasil-Colombia 2022 (50 estudiantes - 25 brasileiros - 25 colombianos);
- Teletandem Brasil-Colombia 2021 (20 estudiantes - 10 brasileiros - 10 colombianos);
- Divulgação científica em eventos nacionais: CONEPE-IFF; UFRGS; UNESP; Mostra de extensão-IFF; FAPERJ - JT;
- Divulgação científica em eventos internacionais: ETITC; UNIAGUSTINIANA; UNITEC; UPAZ, USAM.

Letramento digital de docentes e discentes da educação básica 

Unidade: Campus Macaé

Coordenador: Eliseu Roque do Espírito Santo 

Demais membros da equipe: Lívia  Carvalho (bolsista)

Área de abrangência: Macaé

Resumo: O projeto busca oferecer a professores e alunos da educação básica conhecimentos básicos do uso de tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem. Tem foco no uso das ferramentas Google na pesquisa e edição de trabalhos. 

Público atendido pelo projeto: Alunos e professores da educação básica.

Desenvolvimento de Habilidades na Construção de Projetos de Elétrica, Eletrônica e Programação com Arduino através de Minicursos e Videoaulas em Redes Sociais

Unidade: Campus Macaé

Coordenador: Rafael Gomes da Silva 

Demais membros da equipe: Arthur Willmer de Andrade Duarte (bolsista)

Área de abrangência: Oferta de curso online. A verificação da abrangência será dada ao fim do projeto. 

Resumo: Este projeto objetiva desenvolver habilidades na construção de projetos de elétrica, eletrônica e programação com Arduino através de minicursos e videoaulas em redes sociais. O projeto será realizado de forma remota, o que possibilita aos participantes acessar o conteúdo a qualquer momento e de qualquer lugar.

Público atendido pelo projeto: Todos com acesso a computador.

Projeto MUSICAR: Programa de Musicalização Infantil para Crianças com Transtornos do Espectro Autista e outras vulnerabilidades

Unidade: Campus Campos Guarus 

Coordenadores: Pedro Henrique de Azevedo Cesário Silva e Daniel Daumas Borges (sub-coordenador)

Demais membros da equipe: Raphael Teixeira Fuly (bolsista); Manoel Clementino Neto (voluntário); Joel Monção Soares (voluntário); Pablo Vinícius (voluntário) e Marcos (Parceiro Social, professor de Música na APAE Guarus)

Área de abrangência: IFF Guarus e Apae Guarus 

Resumo: O projeto MUSICAR tem como principal foco o oferecimento de aulas de musicalização infantil e práticas de conjunto junto a população atendida pela APAE Campos, no bairro de Guarus. As aulas são ministradas por professores da Licenciatura em Música do IFF Guarus, da APAE Guarus, alunos voluntários e um bolsista em espaços já existentes na instituição APAE, em aulas semanais de música na instituição para crianças, adolescentes e adultos. As aulas são distribuídas, respeitando os turnos já estabelecidos pela APAE por nivelamento entre crianças, adolescentes e adultos com os mais variados quadros e diagnósticos entre TEA (Transtorno do Espectro Autista), Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, deficiências intelectuais e motoras e demais alunos com necessidades especiais.

Público atendido pelo projeto: Público assistido de crianças, adolescentes e adultos semanalmente na APAE Guarus.

Resultados: Atividades semanais às segundas e terças junto às crianças, jovens e adultos na Apae Guarus. 

Aulas de reforço escolar “ O IFF É NOSSO!” 

Unidade: Campus Campos Guarus 

Coordenador: Luiz Mauricio Lopes de Andrade Junior

Demais membros da equipe: Manoel Neto (bolsista) 

Área de abrangência: Local

Resumo: O projeto consiste em oferecer aulas de reforço escolar a alunos do fundamental II, residentes no entorno do Campus Guarus. As atividades do projeto englobam oficinas de leitura e produção de texto, matemática e raciocínio lógico. O projeto também organiza visitas dos alunos às dependências de aulas do campus, como os laboratórios. O principal objetivo dessa ação é incentivar os alunos a se preparem para o processo seletivo dos cursos regulares do Campus Guarus. 

Público atendido pelo projeto: Alunos do fundamental II, matriculados em escolas públicas e residentes no entorno do Campus Guarus.

Badminton Escolar 

Unidade: Campus Campos Centro 

Coordenador: Mario Mecenas Pagani

Demais membros da equipe: Yago Pereira Martins

Área de abrangência: Campos dos Goytacazes

Resumo: O projeto de Badminton escolar visa oportunizar a comunidade de Campos dos Goytacazes o aprendizado da modalidade, como também, suas peculiaridades, movimentos técnicos (golpes), nomenclaturas utilizadas na prática esportiva e suas principais regras. O esporte é muito dinâmico, exige do praticante movimentação constante, sendo uma ótima atividade para a melhoria da condição física dos envolvidos.

Público atendido pelo projeto: Comunidade do IFF e comunidade externa (Escola Estadual Julião Nogueira).

 

 

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