Sobre o Nucleape

 

 O Grupo de Pesquisa Nucleape surge de um Diagnóstico da Qualidade de Ensino do Proeja no IFFluminense (edital n°49/2012 CAPES/Obeduc/nº 16.787 UENF). Após análise dos dados de sete dimensões qualitativas sobre o Proeja, percebeu-se que a dimensão permanência escolar configura um indicador estruturante da qualidade do ensino, ao qual as demais dimensões estariam atreladas.

 O Grupo foi registrado no CNPq em 11 de dezembro de 2014, tendo a seguinte hipótese guia: há diferença epistemológica significativa entre a abordagem da permanência escolar e a que toma a evasão como objeto de pesquisa. Direciona o olhar para os alunos que permanecem e aposta, como crítica, no anúncio dos seus sentidos, em processo de construção coletiva, como giro paradigmático em relação aos estudos sobre a evasão escolar.

 O GP está formalizado no Termo Aditivo Nº 02/2015 ao Convênio UENF/IFF N.º 01/2015. O número elevado de participantes ocorre devido aos grupos operativos - com base na Teoria do Vínculo de Pichon-Rivière - que atuam em várias áreas de conhecimento.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) 

Pró-reitoria de Ensino 

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Programas de Pós-graduação em Cognição e Linguagem

Programa de Pós-graduação em Sociologia Política

Agradecimentos: Observatório da Educação/Capes (Edital n. 49/2012 – Projeto Diagnóstico da Qualidade do Ensino no Proeja), Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais e Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais (Uenf).