Integrantes

Gerson Tavares do Carmo

Professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) desde 2011, lotado no Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem (LEEL), credenciado nos Programas de Pós-Graduação de Cognição e Linguagem e de Sociologia Política. Bacharelado em Administração Pública na FGV-RJ, Mestrado em Cognição e Linguagem e Doutorado em Sociologia Política, ambos na UENF. Pós-Doutorado em Sociologia Pragmática na Universidade Nova de Lisboa. Líder do Grupo de Pesquisa Escrita: Poder e Subjetividades (UENF) e Vice-líder do Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (IFF/UENF). Principal área de atuação: Educação de Jovens e Adultos. Principal tema de interesse: permanência e êxito na educação.

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Elane Kreile Manhães

Mestre e Doutoranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Possui graduação em Letras e especialização em Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia de Campos (UNIFLU). Atualmente é professora E.B.T.T. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) - campus Campos Centro. Integra o Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (IFF/UENF). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente com os seguintes temas: ensino de Língua Inglesa, Proeja, metodologias de ensino, permanência na Educação, leitura e identidade social. 

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Karine Lôbo Castelano

Doutora e Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (Polo Campos dos Goytacazes/RJ). Professora do Mestrado Profissional em "Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional" e integrante do "Projeto Corpus Literário", ambos da Universidade Candido Mendes (UCAM - Campos/RJ). Seus interesses de pesquisa se concentram nas áreas de Educação, Ensino e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, escrita, comunicação, formação de professores, metodologias de ensino e novas tecnologias. Integrante dos grupos de pesquisa/CNPq Escrita: poder e subjetividades (UENF) e do Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (UENF/IFF). 

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Marcos Abraão Fernandes Ribeiro

Sociólogo e jornalista, professor de Sociologia do Instituto Federal Fluminense - IFF campus Campos Centro, mestre e doutor em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Uenf. Seus temas de interesse são teoria social, pensamento social e político brasileiro, relações étnico-raciais, sociologia dos intelectuais, modernização periférica e modernidade global, política de ação afirmativa, racismo e desigualdade social.

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Gláucio Roberto Bernardo de Cara

Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF); Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade de Educação da Serra (FASE), e em Educação Inclusiva pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras, FACEL; Possui licenciatura e bacharelado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO); Cursa Pedagogia na Faculdade Claretiano; Integrante do grupo de pesquisa/CNPq Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (IFF/UENF) desde 2017.

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Gisele Pessin

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2010). É Mestra e Doutoranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2014). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar/ Educacional. Possui Título de Especialista em Psicologia Educacional concedido pelo CRP-RJ.

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Alessandra da Rocha

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2014). Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Educação do CENSA - ISECENSA (2016) com ênfase em inclusão e politicas de combate à evasão/retenção. Atualmente é Pedagoga e coordenadora do Nucleo de Apoio ao Estudante do Campus Avançado São João da Barra do Instituto Federal Fluminense, integrante do Comitê de Assessoramento à Implementação da Revisitação Curricular do Ensino Médio Integrado; Coordenadora do Projeto de Ensino O Jovem na Cena Contemporânea: Onde está Meu Direito?; membro do Conselho Municipal de Educação do município de São João da Barra. Tem experiência em construção de Projetos Pedagógicos de Cursos, Projetos Políticos Pedagógicos, Planos de Desenvolvimento Institucionais, organização e promoção de eventos, atuação docente em oficinas e projetos de capacitação, ensino e extensão. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8667017427706793

Amanda Melo da Silva Faiad

Possui graduação em Licenciatura de Geografia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos (2007) e Especialização em Geologia do Quaternário (Ênfase em Geologia Ambiental - UFRJ - 2008).

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Carolina de Freitas do Carmo

Doutoranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Mestre em Ciências da Saúde, área de concentração em Saúde da Criança e do Adolescente, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2011. Pós Graduação em Gestão Educacional em Instituição de Ensino Superior - Faculdade Redentor/RJ, 2014. Pós Graduação em Linguagem pelo Centro de Estudos em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC/MG), 2008. Graduada em Fonoaudiologia pelas Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix, 2002. Fonoaudióloga clínica e consultora.

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Eliane Cristina Ribeiro Pessanha

Pós-Graduação Lato Sensu em nível de Especialização em andamento em Educação: Currículo e Ensino pelo Instituto Federal do Espirito Santo (IFES) e em Docência no Século XXI: Educação e Tecnologias Digitais pelo Instituto Federal Fluminense (IFF). Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM). Tutora a distância do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ/UENF). Integrante do grupo de pesquisa/CNPq Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (UENF/IFFluminense).

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Jorge Luíz Clemente Gomes

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Especialista em Educação Básica Integrada à Educação Profissional pelo Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Campos (FAFIC) e Professor de Educação Básica do IFFluminense. Participante do Projeto de Pesquisa: Diagnóstico da Qualidade do Ensino do Proeja na região Norte e Noroeste Fluminense na Educação (OBEDUC/CAPES) no período de 2014 a 2018 e atualmente integrante do Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência (NUCLEAPE - IFFluminense/UENF).

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Luciana Machado da Costa

É mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades, pela Universidade Cândido Mendes (2012). Possui graduação em História pela Universidade Salgado de Oliveira (2006) e bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). É especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2006). Atualmente é Prof.ª do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Fluminense.

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Paola Barros de Faria Fonseca

Mestre em Serviço Social, com área de concentração em Trabalho e Política Social, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Serviço Social Contemporâneo: Questão Social, Planejamento e Gestão de Políticas Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Assistente Social do Instituto Federal Fluminense, onde também atua como Coordenadora de Pesquisa e Extensão do Campus Avançado São João da Barra. Pesquisadora do NUCLEAPE - Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação, tendo experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: Trabalho e Relações Sociais, Desigualdades Sociais, Política Educacional, Projetos Integradores e Permanência na Educação. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2046684070274675

Rhena Schuler da Silva Zacarias Paes

Mestranda em Sociologia Política (UENF). Possui graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é psicóloga do Instituto Federal Fluminense. Especialização em Terapia Familiar Sistêmica e pós-graduação em Saúde da Família. Integrante do NUCLEAPE - Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (IFFluminense/UENF).

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Saionara Rosa da Cruz

Pedagoga(2000), Pós Graduada em Orientação Educacional(2004), Mestre em Ciências em Educação pela UFRRJ (2015). Atualmente Diretora de Políticas da Educação na Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal Fluminense. Antes, na Coordenação de Avaliação Institucional da Pró- reitoria de Ensino do IFFluminense (2016 -2017).Foi Coordenadora de Orientação Educacional e Pedagógica do Campus Bom Jesus do Instituto Federal Fluminense no período de 2007 a 2012. Atuei também na Coordenação de Pólo de Ead do campus Bom Jesus do Itabapoana (2013-2016). Atua como Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovaçao- CENPEI( 2016-2019). Participei como Gestora Local do Programa Mulheres Mil e Pronatec. Atuei em vários conselhos, comissões e grupos de trabalho como Pedagoga no IFFluminense. Foi professora substituta de Educação no Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges (UFF-2006-2008). Atuou como conselheira na Câmara de Educação Básica no Conselho Municipal de Educação do município de Bom Jesus do Itabapoana (2000-2004). Professora da Rede Municipal de Bom Jesus do Itabapoana desde de 1988, atuando na Educação Básica- modalidades da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Na Secretaria Municipal de Educação foi Diretora de Desenvolvimento Pedagógico (2005-2008). Foi Diretora Geral da Escola Municipal Anacleto José Borges- Ed. Infantil e Ensino Fundamental (2001-2004/ 2009-2013). Com experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas da Educação, Gestão, Currículo, Assessoria Pedagógica,Educação Inclusiva, Ensino-Aprendizagem,Orientação Educacional e EAD. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPQ- Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação ( IFF/UENF- dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/6238549069772051).

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Heise Cristine Aires Arêas

Pedagoga (2001) e Mestra em Educação (2004) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, na assessoria pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal Fluminense. Antes, na assessoria pedagógica da Diretoria de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica da SETEC/ MEC. Foi Diretora de Assistência ao Estudante na Reitoria do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE onde também atuou como Diretora de Planejamento e Coordenadora Institucional de Avaliação, na Pró-Reitoria de Integração Institucional. No Campus Vitória do IFPE desempenhou a função de pedagoga na Diretoria de Ensino do Campus. Foi professora substituta do curso de Licenciatura em Química do IFPE - Campus Vitória e também na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Na Secretaria Municipal de Educação do Recife foi Gerente de Educação Infantil, fundou e dirigiu o Centro de Educação Infantil Professor Paulo Rosas, um convênio da PCR e UFPE; Atuou como Técnica no Departamento de Creches e Pré Escolas e professora da Rede Municipal.

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Rozana Quintanilha Gomes Souza

Mestrado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pelo Centro Universitário Fluminense (1995) e especialização em Língua Portuguesa pela Universo (1998). Atualmente é professora do Instituto Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Língua Portuguesa e Educação de Jovens e Adultos. Integrante do grupo de pesquisa/CNPq: "Escrita: poder e subjetividades".Integrante do Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação - NUCLEAPE (IFF/UENF).

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Mariana Monteiro Soares Crespo de Alvarenga

Trabalha temas como o ensino de Ciências, o processo de ensino-aprendizagem mediado por ferramentas lúdicas e a inserção de tecnologias na educação. Mestre em Cognição e Linguagem na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro com ênfase em Jogos na Educação. Especialista em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Especialista em Docência no Século XXI: educação e tecnologias digitais no Instituto Federal Fluminense (IFF). Formada em Pedagogia pela Rede Claretiano de Ensino (2019). Formada em Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Atuou como monitora voluntária de Biologia no Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais no Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro. Atuou como estagiária na Escola Estadual José do Patrocínio no ano de 2015 para os Ensinos Fundamental e Médio. Atuou como bolsista do PIBID entre os anos de 2012 a 2014.

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Carlos Eduardo Paiva Pereira Pires

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Tem experiência na área de Educação, Ciências Exatas e da Terra, Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Oscilador Paramétrico Óptico (OPO), Fotoacústica, Ambiental e Biológico.

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Edda Maria Peixoto Barreto

Possui graduação em Letras (Português - Inglês) pelo Centro Universitário Fluminense e Mestrado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: interação social, linguística e leitor crítico. Integrante do grupo de pesquisa/CNPq Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (IFF/UENF) desde 2016.

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Márcia Cláudia Dutra

Pedagogia, Centro Universitário Fluminense (UNIFLU/FAFIC) Habilitações em: Gestão Escolar, Magistério das Séries Iniciais e EJA, Coordenação e Orientação Educacional. Latu senso em Psicopedagogia Empresarial. Latu senso em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Experiência Profissional: Assessoria Técnica Pedagógica a Instituições no Norte e Noroeste Fluminense e São Gonçalo que desenvolvem programa de Trabalho Protegido na Adolescência em parceria com a FIA/RJ. Elaboração e Execução de Projetos sociais dentro do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente. Elaboração e execução de projetos sociais na área do idoso. Acompanhamento pedagógico dos atendidos na ONG Obra do Salvador. Coordenação pedagógica e execução do Programa Jovem Aprendiz enquanto entidade executora do programa. Pedagoga Empresarial na Sinergia Soluções elaborando e implantando sistemas de informação, treinamento de equipe de supervisão. Coordenadora Pedagógica do Instituto Profissional Laura Vicunha ? Rede Salesiano de Ensino. Atualmente Psicopedagoga clinica e empresarial no Espaço do Aprender e Assessora Pedagógica na Universidade Candido Mendes Campos/RJ, Coordenadora Graduação Licenciatura em Pedagogia EAD Universidade Candido Mendes/RJ.

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Letícia Nunes Pessanha

Bacharel em Jornalismo - Centro Universitário Fluminense - Uniflu (2015). Pós-Graduação em Literatura, Memória Cultural e Sociedade - Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro (2017). Especialista em Gestão Estratégica em Recursos Humanos nos Institutos Superiores de Ensino do Censa - Isecensa (2018). Diploma de nível intermediário na língua inglesa pela Oxford House College, em Londres (2013). Atualmente é apresentadora do Sistema de Comunicação Terceira Via, atuando em dois programas da grade: o Jornal Terceira Via e o Play. Na empresa, também produz reportagens para a editoria de Saúde da versão impressa do Jornal Terceira Via e possui experiência no ambiente online de mesmo nome.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7466658429590902

Renata Nascimento da Silva

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014), é Especialista em Educação Especial pela Universidade Cândido Mendes (2016). Realizou o estágio em Serviço Social no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ (2012). Atualmente é Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia Fluminense - IFFluminense, campus Bom Jesus do Itabapoana (2015); e integra o Projeto de Pesquisa: "Estudo comparado das experiências de inserção do Serviço Social na política de educação nos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo", vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Serviço Social e Educação (GEPESSE) com equipes de pesquisadores da FSS/UERJ e do curso de Serviço Social da UNESP-Franca (2015). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social

Endereço para acessar este CV http://lattes.cnpq.br/0223611870325231  

Angelo Gonçalves Dias

Professor de Educação Física do Instituto Federal Fluminense, campus São João da Barra, desde 2014; Empreteco pelo Sebrae Campos, desde 2017; Docente e coordenador do Curso de Educação Física da Universidade Estácio de Sá (2001 - 2009); Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2005); Pós-graduação em Educação oela Universidade Estácio de Sá (2001) Pós-graduação em Marketing Esportivo pela Universidade Castelo Branco (1995) Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988).  Endereço para acessar este CV http://lattes.cnpq.br/2945632637416480


Maria Luísa Terra Cola 

Possui graduação em Letras - Inglês pelo Centro Universitário Fluminense (2014). Atualmente é docente do Instituto Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Atualmente é membro integrante do Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e de Linguagens do Instituto Federal Fluminense. Endereço para acessar este CV http://lattes.cnpq.br/9603975138072295

Camille Auatt da Silva 

Doutoranda em Cognição e Linguagem na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2018) e Mestre pela mesma instituição e programa (2017). Especialista em Literatura, Memória, Cultura e Sociedade pelo IFFluminense (2017). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2014). Trabalha principalmente com os seguintes temas: Envelhecimento Populacional, Educação e Permanência. Integrante do NUCLEAPE - Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (IFFluminense/UENF). 

Endereço para acessar este CV http://lattes.cnpq.br/2036326780321159

José Carlos Rocha Junior
Doutorando em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (a partir de 2018). Mestre em História Social das Relações Políticas pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2014). Pós-Graduado (Lato Sensu) em História Moderna e Contemporânea pelo Centro Universitário São Camilo Espírito Santo (2004). Graduado em História pelo Centro Universitário São Camilo Espírito Santo (2002). Professor de História do Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede estadual em Cachoeiro de Itapemirim-ES. É integrante do grupo de pesquisa/CNPq "Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação - IFF/UENF, a partir do ano de 2018. 

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Renato Teresa das Chagas 

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2017), graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade de Filosofia de Campos (2009) e cursa Letras pela Universidade Federal Fluminense, por meio do CEDERJ (2017). Atualmente presta serviço nas funções de assessor de imprensa e analista de redes sociais, na empresa Impar Comunicação. Além disso, atua na área de Psicologia, com ênfase na Terapia Cognitiva Comportamental.

Endereço para acessar este CV http://lattes.cnpq.br/0929593678336404

 

Evania Mendonça Viana 

Possui graduação em Letras pela Universidade Estácio de Sá (2005). Atualmente é professora de Português da Prefeitura Municipal de São João da Barra , desde 2013 . Atua como tutora do Cederj nas disciplinas de Português Instrumental,Língua Portuguesa na Educação 1 e 2 e Português Instrumental desde 2013. Já atuou na prefeitura de Campos dos Goytacazes na Educação do campo. Atua como professora do Ensino Fundamental na Prefeitura de São João da Barra desde 2002.

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Roberta da Cruz Poubel
Possuo especialização em Língua inglesa pela Fundação São José (2005). Atualmente é professora do Instituto Federal Fluminense no Campus Avançado Cambuci. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

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Giulia Alexandre Silva de Almeida
Mestre em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense e graduada em Letras Português/Literaturas, também pela UFF. Possui grande interesse em Formação de Professores e Hábito de leitura.

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Mariana Cordeiro Leite
Possui graduação em Psicologia - Institutos Superiores de Ensino do CENSA (2015). Cursando Pós-Graduação em Psicologia de Trânsito - Faculdade São Camilo - Faltando apenas apresentação do TCC. Cursando Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos - Institutos Superiores de Ensino do CENSA - Faltando apenas apresentação do TCC. Aluna especial do Mestrado da UENF no 1º semestre da matéria Tópicos Especiais de Autorregulação da Aprendizagem. Integrante do grupo de pesquisa/CNPq Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (IFF / UENF) desde (2018).

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 Juliana Azevedo Rodrigues







Jovana Paiva Pereira
Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Campos (1995). Licenciatura em Filosofia pela mesma faculdade (2009). Pós-graduação Lato Sensu em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (2001). Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Profissional e Técnica de Nível Médio Integrada com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (2011). Professor docente - Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (desde 1991) e Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (desde 2007). Professora Substituta de Ensino Superior no Instituto Federal Fluminense (2000 a 2004). Atuou como coordenadora do PARFOR, na área de Geografia (2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Prática Pedagógica. Integrante do grupo de pesquisa "Diagnóstico da qualidade de ensino no PROEJA: um estudo na Região Norte e Noroeste Fluminense com foco nos aspectos formativos e metodológicos" (CAPES/OBEDUC) e do NUCLEAPE "Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação" (UENF/IFFluminense).

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Gianni Andrade Gomes Carvalho dos Santos
Professora da rede Estadual do Rio de Janeiro,na disciplina de Língua Portuguesa. Também estou trabalhando como professor substituto no IFF Campos.

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Vanessa do Amaral Tinoco 

Possui Mestrado em Terapia Intensiva pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE TERAPIA INTENSIVA (2012). Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Redentor (2009). Graduação em Enfermagem pela Universidade Iguaçu (2006). Atualmente é Docente no curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário São José de Itaperuna RJ, supervisora de estágio do PIESC (Programa de Integração Escola, Serviço, Comunidade) do Curso de Medicina da Universidade Iguaçu (UNIG) Campus V, Itaperuna-RJ, Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem da Fundação Educacional e Cultural São José.

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Aline Cunha Gama Carvalho 

Possui mestrado em Mestrado em Terapia Intensiva pela Sociedade brasileira de Terapia Intensiva (2011). Atualmente é coordenadora da Faculdade Redentor e gerente de enfermagem do Hospital São José do Avaí. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem

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Luz Maritza Mantilla Chanagá
Possui graduação em TECNOLOGIA JURIDICA - Universidad Industrial de Santander (2010). Tem Diplomado em Direitos Humanos (DDHH) Fundación Universitaria de San Gil (UNISANGIL).Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos. Principalmente em trabalhos com comunidades rurais deslocadas pela violência na Colômbia. Temas específicos de resolução de conflitos, Direitos Fundamentais das vítimas, Escolas de Campo para Agricultores (ECAs). Integrante do Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (UENF/IFFluminense) . Tradutora de textos ao espanhol no mesmo grupo. Voluntaria no projeto de extensão " Difusão da Unidade Demonstrativa de Ovinocultura e Equideocultura Sustentável da UENF" Dinamizadora Social.  

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Lidiane Silva Torres
Possui graduação em Serviço Social.

 

 

 

 

 

 

Décio Nascimento Guimarães

Doutor e Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professor do Instituto Federal Fluminense. É Editor-presidente do Conselho Científico da Editora Brasil Multicultural, Pesquisador nas Áreas: Mediação de Conflitos, Educação, Direitos Humanos e Práticas Inclusivas. Organizador dos livros: Escola hoje: contexto contemporâneo da educação, Escola na família: diálogos pela educação, Educação e direito: inclusão das pessoas com deficiência visual, Educação, cultura e sociedade: diálogos interdisciplinares, Educação e diversidade: diálogo intercultural, Direitos Humanos e Educação: diálogos interdisciplinares, dentre outros.

Valdilene Mendonça Soares Diniz 

Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pós Graduada em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva pela Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão (CENSUPEG). Atuo como Tutora presencial da Fundação CECIERJ, Consórcio Cederj no Polo de São Fidélis pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). E sou Professora do Município de Campos dos Goytacazes.

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