Publicações
Dos estudos da evasão para os da permanência e do êxito escolar: um giro paradigmático (2018)
O primeiro número da coleção "Permanência na educação", intitulado "Dos estudos da evasão para os da permanência e do êxito escolar: um giro paradigmático", traz para o leitor cinco capítulos que lhe permitirão informar-se a respeito: a) de uma cronologia nacional e mundial quando à emersão da permanência na educação como objeto de pesquisa; b) de sinais de ruptura paradigmática em relação às pesquisas sobre evasão e fracasso escolar no Brasil e no mundo; c) da caracterização do IFF como primeiro lócus de pesquisa do Nucleape na perspectiva da construção coletiva em torno da permanência e êxito da educação; e d) de observação e intervenções reflexivas que buscam qualificar docentes e discentes em torno da permanência numa perspectiva paradigmática simples de entender , orientada pelo jargão "o sucesso do aluno é nosso sucesso".
Sentidos da permanência na educação: o anúncio de uma construção coletiva (2016)
Este livro é resultado da mobilização de um grupo pessoas engajadas em torno de um campo epistemológico que tem como centro a temática da permanência na educação, pensada como dimensão de qualidade da educação pública e como compromisso ético com a cidadania. Propõe-se pensar a permanência (o que poucos pensaram), em detrimento de pensar a evasão escolar (o que muitos já pensaram). Porque pensar na permanência é pensar não no que falta à escola pública, mas no que acontece entre alunos, professores, gestores e famílias, que perseveram na busca do exito, qualidade, sucesso e outros tantos termos que promovem a inclusão de pessoas que desejam a relação com o saber nas possibilidades de ascender a uma profissão e ao "ser mais" de Paulo Freire.