Linha de Pesquisa de Modelagem

Modelagem para Meio Ambiente Aplicada a Recursos Hídricos

Nesta linha de pesquisa são desenvolvidos e validados modelos computacionais visando representar processos naturais do ciclo hidrológico ou decorrentes de intervenções antrópicas envolvendo meio ambiente e recursos hídricos.

No entendimento que para se realizar corretamente tomadas de decisão é imprescindível quantificar, essa linha reconhece a importância das plataformas de modelagem computacional como ferramentas estratégicas para a quantificação das variáveis chave para o processo decisório, tanto no processo de planejamento, implantação e operação.

O desenvolvimento e a aplicação de modelos em estudos relacionados ao meio ambiente com ênfase em recursos hídricos é crescente nos últimos anos, o que se deve ao fato de que ferramentas de modelagem computacional são importantes para facilitar a aplicação do conhecimento científico, podendo se associar ao seu uso as seguintes vantagens: auxílio à tomada de decisão na implantação de sistemas hídricos; uso como ferramenta de planejamento e gerenciamento de bacias hidrográficas; possibilidade de uma visão sistêmica e multidisciplinar do sistema a ser modelado; e possibilidade da realização de uma série de simulações, com rapidez e a baixo custo.

O desenvolvimento da modelagem depende da disponibilidade de dados para as variáveis de interesse, tais como:

precipitação, evapotranspiração, vazão, escoamento superficial, perdas de solo e outros. Portanto, esta linha de pesquisa em modelagem visa criar e validar modelos para solucionar e/ou minimizar questões relacionadas a desassoreamento, controle de erosão, controle e monitoramento da salinização, contenção de encostas, remanejamento / reassentamento de população, uso e ocupação do solo para prevenção de mananciais, controle de erosão e preservação de mananciais, recomposição de rede de drenagem e de vegetação ciliar, mapeamento de riscos e oportunidades que englobam o tema, além da elaboração de modelos sobre o impacto da água nas operações e finanças do negócio.

Dentre os modelos a serem estudados e aplicados, destacam se os trabalhos que incluem o aperfeiçoamento da plataforma MOHID, desenvolvida pela MARETEC, composta por um conjunto de softwares especializados para simulação de corpos hídricos, disponibilizada gratuitamente para pesquisa e desenvolvimento.

Além do desenvolvimento e aperfeiçoamento de soluções especializadas na área, também constitui o objetivo desta linha, a realização de experimentos numéricos para análise das peculiaridades dos mesmos, avaliando pontos fortes e oportunidades de melhoria para as diferentes necessidades.

Os cenários ambientais modelados e as simulações produzidas serão associados à sistemas holísticos de indicadores ambientais, como dados de entrada necessários à avaliação da sustentabilidade dos sistemas socioambientais em estudo, tendo como base conceitual a impossibilidade de transferência entre capital natural e capital manufaturado (condições de sustentabilidade forte) e como pressuposto o imperativo de prosperidade para todos, à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

A integração desta linha de pesquisa em modelagem com a linha de pesquisa em tecnologia se dará, sempre que possível, com a validação dos resultados obtidos no processo de modelagem a partir do uso de tecnologias já consolidadas ou daquelas que serão desenvolvidas a partir da pesquisa aplicada na linha Tecnologia para Meio Ambiente Aplicada à Recursos Hídricos.

As disciplinas, além das obrigatórias, que darão suporte a esta linha de pesquisa em modelagem são: Indicadores de Sustentabilidade Aplicados ao M. Amb. e Rec. Hídricos, Inteligência Computacional, Métodos Numéricos, Métodos Numéricos em M. Amb. e Rec. Hídricos, Problemas Inversos Aplicados ao M. Amb. e Rec. Hídricos, Simulação Hidrológica, Simulação Hidrológica Determinística, Sistemas de Suporte à Decisão, Sistemas de Informação Geográfica em M. Amb. e Rec. Hídricos, e Técnicas Computacionais.