Ciclo de Paletras AmbHidro 2020

 

 

A conferência de Abertura do Ciclo de Palestra AmbHidro 2020 foi aberta pelo reitor do IFF, Jefferson Manhães Azevedo. A mediação ficou por conta do coordenador do doutorado profissional , Jader Lugon Junior. O evento teve duas palestras: A primeira com tema " Modelagem e tecnologia em recursos hídricos" que será feita pelo pró-reitor do IFF Pesquisa, Extensão, Inovação do IFFluminense, Vicente Paulo Santos Oliveira. E para fechar, o doutor em Botânica e professor do Programa Pós- graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale Jairo Lizandro Schmitt falou sobre "Ciências Ambientais no Brasil: um olhar para Programas Profissionais".

As inscrições nas palestras devem ser feitas na plataforma de eventos eventos.centro.iff.edu.br. Serão fornecidos certificados para os participantes INSCRITOS na plataforma que registrarem presença no "chat" de cada vídeo ou nas mensagens de cada um deles dentro do prazo de uma semana.

Palestras já disponíveis no YouTube

18/06/2020 (quinta-feira) -> "Solução problemas diretos e inversos como auxílio no processo tomada de decisão aplicados a eventos extremos em bacias hidrográficas" foi ministrada por Wagner Rambaldi Telles, doutor em Modelagem Computacional, docente da UFF atuante como docente AmbHidro do IFFluminense.

23/06/2020 (terça-feira) -> "Aprendendo a acessar base dados de monitoramento ambiental de órgãos governamentais brasileiros" foi ministrada por Leonardo Bernardo Campaneli da Silva, doutor em Ciências Ambientais e Conservação, docente AmbHidro do IFFluminense.

25/06/2020 (quinta-feira) -> "Tratamento de efluentes líquidos do processamento de café por meio da digestão anaeróbia" foi ministrada por Adriano Henrique Ferrarêz, doutor em Engenharia Agrícola, docente AmbHidro do IFFluminense.

30/06/2020 (terça-feira) -> "Biogás + Algas: experiência na valorização de efluentes e emissões agroindustriais" foi ministrada por Jorge Miñon Martinez, doutor em Ciência e Engenharia Agroalimentar e Biosistemas, Universidad Burgos/Espanha.

02/07/2020 (quinta-feira) -> "Desenvolvimento de Modelos para Avaliação do Transporte de Contaminantes em Bacias Hidrográficas e no Oceano" foi ministrada por de Jader Lugon Junior, doutor em Modelagem Computacional, Coordenador do Programa AmbHidro do IFFluminense.

07/07/2020 (terça-feira) -> "Bioelectrochemical systems for enhanced wastewater treatment and energy recovery" foi ministrada por Ricardo Bello-Mendoza, PhD degree in chemical engineering with environmental technology, University of Canterbury, New Zealand.

09/07/2020 (quinta-feira) -> "Condições dos recursos hídricos na região hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul" , foi ministrada por Carlos Ronald Macabu Arêas graduado em Agronomia pela UFRRJ – Seropédica-RJ e especialista em Gestão e Manejo em Sistema Florestais pela UFLA – Lavras-MG. 

14/07/2020 (terça-feira) -> "Ações do Comitê Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e do Itabapoana na Região Hidrográfica IX - Sala Monitoramento" foi ministrada por João Gomes, doutor em Ciência Animal, Diretor Presidente do CBHBPSI.

16/07/2020 (quinta-feira) -> "Ações do Comitê Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e do Itabapoana na Região Hidrográfica IX e demandas de projetos de pesquisa" foi ministrada pelo Prof. Vicente Paulo dos Santos Oliveira, pró-reitor Pesquisa, Extensão e Inovação do IFFluminense e docente AmbHidro do IFFluminense.

23/07/2020 (quinta-feira) -> "Ensuring Clean and Safe Drinking Water in Europe / Cyprus" foi ministrada pela Prof. Edna Yamasaki Patrikiu, pesquisadora da University of Nicosia, Chipre.

28/07/2020 (terça-feira) -> "Viabilidade ambiental da destinação dos lodos de Estação de Tratamento de Água em Rios da Amazônia" foi ministrada pelo Prof. Julio Cesar Alvim Wasserman, pesquisador da Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ.

06/08/2020 (quinta-feira) -> "Multi-scale Models for Energy and Environmental Systems" ministrada pelo Prof. Jefferson Almeida Gomes, pesquisador da University of Aberdeen, Scotland.

13/08/2020 (quinta-feira) -> "Campos, Cidade Fluvial: O Papel do Rio e dos Canais na Configuração do Espaço Urbano" ministrada pelos Dr. João Gomes de Siqueira, Diretor Presicente do CBBPS, Pesquisador da UENF e pela Profa. Maria Catharina Reis Queiroz Prata, Prof. do curso de Arq. e Urbanismo do IFFluminense.

17/09/2020 (quinta-feira) -> "O Direito à Cidade e a Pandemia- dossiê sobre o COVID-19 do observatório das Metrópoles" ministrada pelos Prof. Dr. Orlando Santos Junior, pesquisador do IPPUR - UFRJ.

17/09/2020 (quinta-feira) -> "A cidade, a casa e a rua em tempos de pandemia de Covid-19" ministrada pela Dr. Dra. Teresa Peixoto, docente da Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF.

17/09/2020 (quinta-feira) -> "A Rede Hídrica do Norte Fluminense, suas Transformações e a Crise Ambiental da Atualidade" ministrada pelo Dr. Arthur Soffiati.

14/10/2020 (quarta-feira) -> "Monitoramento Automático de Recursos Hídricos com Equipamentos de Baixo Custo" ministrada pelo Prof. Diego Nunes Brandão, pesquisador do CEFET RJ.

03/12/2020 (quinta-feira) -> "Lançamento do livro Licenciamento Ambiental: Aspectos Teóricos" ministrada pelo Leonardo Bernardo Campaneli da Silva, doutor em Ciências Ambientais e Conservação, docente AmbHidro do IFFluminense e com moderação da Daniela Bogado Bastos de Oliveira doutora em Sociologia Política, docente AmbHidro do IFFluminense.

Comitê Científico

 Na edição 2020 os membros do Comitê Científico do Ciclo de Palestras são os professores do Programa AmbHidro:

Adriano Henrique Ferrarez; Daniela Bogado Bastos de Oliveira; Jader Lugon Junior; Wagner Rambaldi Telles.