Apresentação

 O programa de Pós-graduação em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos do Instituto Federal Fluminense iniciou suas atividades em 2020 com o programa de Doutorado em Ciências (DSc). O curso foi reconhecido pela CAPES em 2019 na modalidade Profissional, nas seguintes linhas de pesquisa:

  • Modelagem para Meio Ambiente Aplicada a Recursos Hídricos
  • Tecnologia para Meio Ambiente Aplicada a Recursos Hídricos

 O Programa de Doutorado Profissional em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos, tem como foco oferecer contribuições inovadoras para demandas que dizem respeito a aspectos de qualidade e quantidade da água, assunto de importância mundial, constantes nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio da ONU < https://nacoesunidas.org/tema/odm/ >.

 Busca-se, em conformidade com as linhas de pesquisa do programa e aliando a teoria com a prática, otimizar a eficácia de soluções na área de meio ambiente com ênfase em recursos hídricos, observando tanto a qualidade e quantidade da água bem como a disponibilidade hídrica, quanto os aspectos jurídicos, ambientais, sociais, culturais, tecnológicos, institucionais, éticos e políticos. A seguir, na Fig. 1 estão representados os 17 ODS, destacando com linhas horizontais os que estão ligados ao Programa de Doutorado Profissional AmbHidro aqui listados em ordem de intensidade: Água Potável e Saneamento; Vida na Água; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Saúde e Bem estar; Indústria, Inovação e Infraestrutura, Fome Zero e Agricultura Sustentável, Ação contra a Mudança Global do Clima, Vida Terrestre,.

Figura 1: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio – Destaque para os ODS ligados diretamente ao Programa AmbHidro. 

 Objetivo: 

 O curso visa proporcionar formação ampla ao discente, aliando teoria e prática nas linhas de pesquisa do programa, de modo a aumentar a eficácia de sua atuação na área de meio ambiente com ênfase em recursos hídricos, com a compreensão e incorporação das dimensões relacionadas, tais como:

  • Qualidade e quantidade da água; 
  • Aspectos legais, institucionais e ambientais; 
  • Disponibilidades hídricas de regulação, entre outros. 

Área da Capes: Ciências Ambientais

Área de Concentração: Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos

Linhas de Pesquisa:

I - Modelagem para Meio Ambiente Aplicada a Recursos Hídricos:

 Validação dos resultados obtidos no processo de modelagem a partir do uso de tecnologias já consolidadas ou que serão desenvolvidas a partir da pesquisa aplicada na linha Tecnologia para Meio Ambiente Aplicada a Recursos Hídricos.

II - Tecnologia para Meio Ambiente Aplicada a Recursos Hídricos:

 A utilização dos modelos, gerados na linha Modelagem para meio Ambiente Aplicada a Recursos Hídricos, relacionados a bacias hidrográficas, reservatórios, e outros, necessitam da base de dados dos sistemas de informação, proporcionando a integração entre as linhas.

Público Alvo:

 Portadores de diploma de Mestrado, obtido em cursos no Brasil reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou obtidos no exterior e reconhecidos em instituições brasileiras aptas para tal, que possuem interesse em aprofundar seus estudos em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos.

Perfil do Egresso:

- Doutor com perfil caracterizado pela autonomia, pela capacidade de geração e transferência de tecnologia e conhecimentos inovadores para soluções inéditas de problemas de alta complexidade em seu campo de atuação.

- Profissional com ampla formação tecnológica de qualidade para desenvolvimento e aplicação de modelos e/ou tecnologias para propor soluções que buscam sanar ou mitigar problemas ambientais decorrentes do uso de recursos hídricos, subsidiando o processo de gestão em órgãos ambientais, comitês de bacia e unidades de conservação, ou em atuação tecnológica no assessoramento ou ainda consultoria em organizações públicas e/ou privadas.