Linha de Pesquisa de Tecnologia

Tecnologia para Meio Ambiente Aplicada a Recursos Hídricos

Essa linha trata instrumentos e técnicas para estudos e tratamento de impactos na avaliação da quantidade e qualidade da água no meio ambiente. De forma integrada, avaliam-se as relações entre o sistema terrestre e atmosférico para melhor compreensão do ciclo hidrológico.

Nessa linha são desenvolvidas e/ou aplicadas técnicas de monitoramento, planejamento e condução de pesquisas para estudos hídrico-ambientais, bem como é enfatizada a organização de dados hidrometeorológicos e sedimentométricos obtidos a partir das redes das bacias hidrográficas, além do uso de dados de sensoriamento remoto e de sistemas de informações visando aplicações no meio ambiente com ênfase em recursos hídricos.

São desenvolvidas soluções para monitoramento e uso racional da água no ambiente rural e urbano visando a conservação, reuso e tratamento de efluentes. São realizadas pesquisas relacionadas à tecnologia aplicada em recursos hídricos, propondo soluções que permitam minimizar os gastos de água e o reaproveitamento da mesma, proporcionando redução de custos e maior sustentabilidade urbana e rural. Envolve pesquisas aplicadas sobre os impactos, principalmente, no solo e na água, incluindo transporte de contaminantes e interação solo-contaminante, investigação e remediação de áreas contaminadas, gestão, tratamento e disposição de resíduos.

A linha visa também solucionar e/ou minimizar questões relacionadas à desassoreamento, controle de erosão, contenção de encostas, remanejamento/reassentamento de população, uso e ocupação do solo para prevenção de mananciais, e recomposição de vegetação ciliar. Neste contexto, sistemas de suporte à decisão são essenciais para a gestão do meio ambiente e recursos hídricos, fornecendo por meio de indicadores diversas informações sobre os diferentes usos do solo, disponibilidade hídrica, medidas de proteção, conservação dos corpos de água, e monitoramento dos padrões de qualidade.

Sempre que pertinente, pretende-se incorporar às soluções tecnológicas alternativas que mesclem as tecnologias “cinzas” tradicionalmente empregadas nas intervenções ambientais à implementação de soluções baseadas na natureza (SBN). As SBN são inspiradas e apoiadas pelas práticas de manejo dos recursos naturais realizadas pelas comunidades locais, que são custo-efetivas e que proporcionam benefícios ambientais, sociais e econômicos, além de contribuir para a manutenção da resiliência ecossistêmica, combinando inovação técnica, comercial, financeira, de governança, regulatória e social.

A integração desta linha de pesquisa em tecnologia com a linha de pesquisa em modelagem ocorrerá, sempre que possível, através da utilização dos modelos relacionados a bacias hidrográficas, aquíferos, reservatórios e outros. Esses modelos necessitam da base de dados dos sistemas de informação utilizados e/ou desenvolvidos. A utilização e sistematização de base dados hidrológicos já existentes em diferentes órgãos do governo e do setor privado são imprescindíveis para estudos e pesquisas a serem submetidos nesta linha de pesquisa em tecnologia. Além disso, propicia a aplicação dos modelos desenvolvidos, na linha Modelagem para Meio Ambiente Aplicada a Recursos Hídricos, por gestores do meio ambiente em relação aos recursos hídricos.

As disciplinas, além das obrigatórias, que darão suporte a esta linha de pesquisa são: Agricultura Irrigada, Erosão e Transporte de Sedimentos, Conservação e Proteção de Mananciais, Impactos Ambientais no Aproveitamento de Recursos Hídricos, Indicadores de Sustentabilidade Aplicados ao M. Amb. E Rec. Hídricos, Licenciamento Ambiental, Qualidade da Água em Rios e Reservatórios, Recuperação de Áreas Degradadas, Reuso de Águas e Efluentes Industriais, Sensoriamento Remoto Aplicado ao M. Amb. e Rec. Hídricos, Sistemas de Informação Geográfica em M. Amb. e Rec. Hídricos, Sistemas de Suporte à Decisão, Tecnologia no Tratamento de Água, Tecnologia de Tratamento de Efluentes.