MESTRADO NACIONAL
PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA
Mais Depoimentos
“Me chamo Clayton Rangel, sou Professor de Física da rede estadual do Espírito Santo a 15 anos, minha maior angústia profissional, passa pela seguinte percepção: grande parte dos alunos tem "horror" ao ensino da Física. Através do MNPEF, obtive a oportunidade de me aprofundar, não apenas na compreensão da Física, mas também nas teorias de aprendizagem e estratégias pedagógicas, além de me aventurar na criação/pesquisa de um produto didático voltado para realidade dos meus. Sou muito grato ao programa.”
Clayton Rangel (Turma 2014)
“O MNPEF possibilitou que eu seguisse os estudos imediatamente ao fim da minha licenciatura. Possibilitou conhecer ramos diferentes na área de ensino. Metodologias novas, práticas inovadoras e visualizar o meu trabalho e o dos meus colegas na área de Ensino de Física.”
Felipe Araújo (Turma 2014)
"O mestrado é de excelência, o corpo docente é diversificado, contando com professores atenciosos e dedicados. O curso teve grande contribuição na minha vida pessoal (realização) e acadêmica. Me fez refletir e aperfeiçoar minha prática docente no âmbito do ensino de física. Além disso, me abriu as portas no mercado de trabalho, possibilitando minha atuação como professor no ensino superior."
Nícolas Mota (Turma 2016)
“Eu sou muito grata ao Mestrado em Ensino de Física, Polo IFF. Leciono há 24 anos na rede estadual do Rio de Janeiro e meu trabalho foi extremamente enriquecido pela aprendizagem durante o mestrado. Aprendi a ser uma professora pesquisadora e a incentivar meus alunos na pesquisa e no conhecimento.”
Janaína de Souza Moreira do Amaral (Turma 2017)
“Meu nome é Ronald, ex-aluno no MNPEF – Polo 34 de 2018 a 2019. Atualmente sou professor EBTT do IFFluminense Campus Avançado Cambuci e doutorando no programa de Ciências Naturais na UENF. O mestrado me proporcionou muitas experiências que enriqueceram a minha formação acadêmica e pedagógica. A participação e realização de palestras, cursos e congressos em colaboração com o corpo docente do programa possibilitaram a publicação de artigos e desenvolvimento das habilidades básicas como pesquisador e professor. Sou muito grato a toda equipe e aos meus colegas de turma.”
Ronald Merlim (Turma 2018)
“O MNPEF foi um divisor de águas em minha carreira docente, uma vez que trouxe consigo novas oportunidades! Com ele descobri o uso de novos métodos de ensino e de novas tecnologias, compreendi que a física pode ir além de fórmulas matemáticas e consegui renovar minhas aulas com práticas dinâmicas e interdisciplinares. Percebi o quanto o ensino de física pode ser prazeroso, além de poder motivar os alunos a aprenderem significativamente, me inspirando no exemplo dos professores maravilhosos que tive no curso. Se eu pudesse voltar no tempo, ingressaria no MNPEF todas as vezes possíveis, sem titubear!’
Rafaella Cruz Ferreira (Turma 2020)
“Fazer o MNPEF foi uma experiência inenarrável, tentando colocar em palavras os momentos de aprendizagem, estudo e pesquisa num dos momentos mais difíceis do século 21, devido a pandemia da COVID 18, pode-se dizer que encontrei um espaço produtivo de crescimento intelectual e de relacionamentos positivos que ajudaram a amenizar toda turbulência daquele período. Também pode-se ressaltar que a competência e o acolhimento do corpo docente foram importantes para minha perseverança, contribuindo como estímulo para levar até o fim o propósito de me tornar mestre.”
Valdir Barbosa (Turma 2020)