MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

A Arte como elemento facilitador na aprendizagem da relatividade | Autor: José Alexandre Maron Pettersen

por Aline Oliveira publicado 19/06/2017 15h44, última modificação 12/09/2023 12h45

Profª. Drª. Marília Paixão Linhares

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565283

Filmes de ficção científica e esquete teatral são duas formas de expressão artística que podem ser utilizadas como ferramentas pedagógicas para despertar o interesse dos alunos para os estudos de Física. A presente pesquisa teve como objetivo investigar se o uso de um filme de ficção científica e a montagem de um esquete teatral contribuem para o aprendizado de conceitos básicos da Teoria da Relatividade. A escolha dessas formas de expressão artística aliada à abordagem histórica da ciência busca envolver o aluno no seu processo de aprendizagem, superando práticas tradicionais de ensino. Neste contexto, foi elaborada uma sequência didática guiada pelo referencial da Teoria da Aprendizagem Significativa, sobre a Teoria da Relatividade. A proposta de intervenção didática está organizada em cinco etapas: pré-teste, organizador prévio, arte como elemento facilitador, organizador explicativo e pós-teste. O público que participou da proposta didática foi um grupo de trinta alunos de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Cambuci RJ. Entretanto, os dados analisados nesta investigação referem-se aos seis alunos que participaram integralmente de todas as etapas do trabalho. O trabalho adotou o referencial da pesquisa qualitativa e o método de estudo de caso. Ficou evidenciado, através dos pré-teste e pós-teste que houve uma evolução qualitativa para as habilidades propostas, com resultados percentuais sempre iguais ou superiores a 50%. Complementando com as observações das atividades em sala de aula, em particular o uso do filme Interestelar e do esquete teatral pode-se avaliar que as estratégias foram positivas para o interesse e aprendizado dos estudantes, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ensino na Rede Pública do município de Cambuci RJ.

Science fiction films and theatrical skits are two forms of artistic expression that can be used as pedagogical tools to arouse students' interest in studying physics. The present research had as objective to investigate if the use of a film of science fiction and the assembly of a theatrical sketch contribute to the learning of basic concepts of Theory of Relativity. The choice of these forms of artistic expression allied to the historical approach of science seeks to involve the student in his learning process, surpassing traditional teaching practices. In this context, a didactic sequence was elaborated guided by the Significant Learning Theory, on Relativity Theory. The proposal of didactic intervention is organized in five stages: pre-test, previous organizer, art as facilitator element, explanatory organizer and post-test. The public that participated in the didactic proposal was a group of thirty students of a class of the first year of the High School of a public school of the municipality of Cambuci RJ. However, the data analyzed in this investigation refer to the six students who took part in all stages of the study. The work adopted the qualitative research reference and the case study method. It was evidenced through the pre-test and post-test that there was a qualitative evolution for the proposed skills, with percentage results always equal or superior to 50%. Complementing with the observations of the classroom activities, in particular the use of the Interstellar film and the theatrical sketch, one can evaluate that the strategies were positive for the interest and learning of the students, thus contributing to the improvement of the quality of teaching in the Network Of the Municipality of Cambuci RJ.

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