MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Astronomia para o Primeiro Segmento do Ensino Fundamental: Uma Sequência Didática com os Métodos de Ensino Estudo de Caso e Peer Instruction | Autora: Simone Dias Pinto Costa

por Secretaria do Mestrado publicado 30/07/2021 14h49, última modificação 12/09/2023 12h45

Prof. Dr. Wander Gomes Ney

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601657

Nas séries iniciais ocorre o primeiro contato da criança com o conhecimento científico e devem-se buscar alternativas para tornar esse momento prazeroso. Desta forma, esta dissertação tem como objetivo apresentar e analisar uma sequência didática de Astronomia para o primeiro segmento do Ensino Fundamental baseada nos métodos de ensino Estudo de Caso e Peer Instruction e fundamentada na teoria de aprendizagem sociointeracionista de Vygotsky. A pesquisa tem como embasamento teórico os modelos didáticos na perspectiva de
professores de Ciências, a formação profissional, o currículo e o ensino de Ciências nas séries iniciais. Na sequência didática apresenta
-se um conjunto de casos que são desenvolvidos por meio de narrativas elaboradas no formato do método Estudo de Caso. Os casos e os personagens são de própria autoria e são apresentados em forma de contação de história. Também é aplicado o método Peer Instruction com questões estruturadas da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). A pesquisa é de cunho qualitativo baseado em estudo de caso descritivo/interpretativo no qual os sujeitos são onze professores do Ensino Fundamental I que atuam no município de Campos dos Goytacazes- RJ, ressaltando que poucos possuem formação em Ciências Exatas. O instrumento utilizado na pesquisa consiste em uma entrevista estruturada. Para a análise, fez-se uso da técnica de análise de conteúdo de Bardin em que se pode destacar: 100% dos entrevistados não trabalham Marés, Eclipses e Astronáutica em sala de aula; 90% disseram que os objetivos da pesquisa são claros; entre outros resultados. Os materiais dispostos aos docentes despertaram o interesse desses profissionais na Física, através do tema Astronomia. Palavras-chave: Ensino de Física. Astronomia. Instrução por colegas.

In the early grades, the child's first contact with scientific knowledge occurs and alternatives should be sought to make this moment pleasant. This way, this dissertation aims to present and analyze a didactic sequence of Astronomy for the first segment of elementary school based on the method of teaching Case Study and Peer Instruction and based on Vygotsky's socio-interactionist learning theory. The research is theoretical background on didactic models from the perspective of Science teachers, professional training, curriculum and science teaching in the early grades. The didactic sequence presents a set of cases that are developed through narratives elaborated in the format of the Case Study method. The cases and characters are of her own authorship and are presented in the form of narrative. The Peer Instruction method is also applied with structured questions from the Brazilian Astronomy Olympiad (OBA). The research is qualitative based on a descriptive/interpretive case study in which the subjects are eleven elementary school teachers who work in the city of Campos dos Goytacazes-RJ, noting that few have training in Exact Sciences. The instrument used in the research consists of a structured interview. For the analysis, Bardin's content analysis technique was used, in which it can be highlighted: 100% of the interviewees do not work Tides, Eclipses and Astronautics in the classroom; 90% said the survey objectives are clear; among other results. The materials available to the professors aroused the interest of these professionals in Physics, through the topic of Astronomy.

Keywords: Physics teaching. Astronomy. Instruction by colleagues.

PDF document Dissertação_Simone Dias.pdf — Documento PDF, 8.65 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.