MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Elaboração e Utilização de uma Placa Multissensorial para o Ensino de Espelhos Esféricos | Autor: Felipe Araújo Paes Barbosa

por Aline Oliveira publicado 06/12/2017 13h01, última modificação 12/09/2023 12h45

Prof.ª Dr.ª Maria Priscila Pessanha de Castro

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565303

Todos os professores e alunos sabem das diversas dificuldades encontradas ao ensinar e aprender física, principalmente as dificuldades encontradas em turmas que possuam alunos com alguma deficiência física. Felizmente, nos últimos anos, surgiu a preocupação com a inclusão social. Isso leva os professores a repensarem sua aula, levando em consideração as dificuldades e heterogeneidade de cada aluno e das turmas como um todo. No presente trabalho foi elaborada e utilizada uma placa multissensorial com alunos do 2º ano do ensino médio, de modo que esse objeto viesse a contribuir para uma efetiva aprendizagem significativa. Os objetos multissensoriais são objetos educacionais que podem ser utilizados tanto com alunos que possuam alguma deficiência visual, quanto com alunos videntes, de modo a sair da aula tradicional expositiva e levar os alunos a interagirem e participarem efetivamente em sala de aula. Junto com o objeto multissensorial foi elaborado um roteiro de aplicação das aulas, seguindo uma sequência de aplicação que permitiu elencar os subsunçores preexistentes na estrutura cognitiva dos alunos e verificar como a metodologia utilizada pode influenciar na aprendizagem dos estudantes. Neste trabalho os alunos confeccionaram mapas conceituais sobre óptica geométrica e os mesmos foram utilizados como um dos instrumentos avaliativos.

All teachers and students know of the many difficulties encountered in teaching and learning physics, especially the difficulties encountered in classes that have students with a physical disability. Fortunately, in recent years there has been concern about social inclusion. This leads teachers to rethink their classes, taking into account the difficulties and heterogeneity of each student and of the classes as a whole. In the present work a multisensory board was developed and used with students from the second year of high school, so that this object would contribute to an effective meaningful learning. Multisensory objects are educational objects that can be used with both visually impaired students and sighted students in order to get out of the traditional expository classroom and to engage students in interacting and effectively participating in the classroom. In addition to the multisensory object, a script was developed for the application of the classes, following an application sequence, which allowed the inclusion of preexisting subsets in the students 'cognitive structure and to verify how the methodology used can influence students' learning.
In this work the students made conceptual maps about geometric optics and they were used as an evaluation tool.

PDF document Felipe Barbosa_Dissertação.pdf — Documento PDF, 2.20 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.