MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Física Moderna e Contemporânea: Intervenção Didática por meio de UEPS no Esino Médio | Autora: Adriana Barreto de Oliveira Siqueira

por Aline Oliveira publicado 27/11/2017 13h28, última modificação 12/09/2023 12h45

Profª. Drª. Renata Lacerda Caldas

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565243

A presente pesquisa investigou as potencialidades das UEPS para a facilitação do
ensino de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) em nível médio.
Privilegiando uma abordagem qualitativa, o trabalho se apoiou no referencial teórico da
epistemologia da prática docente, no modelo de ensino de Gowin e nos princípios da teoria da
Aprendizagem Significativa de Ausubel que servem de base para a elaboração de Unidades de
Ensino Potencialmente Significativas (UEPS). Todo o estudo resultou na elaboração de um
Produto Educacional, constituído pelas UEPS elaboradas sobre os temas Cosmologia e
Radioatividade. Foram utilizados como instrumentos para coleta de dados, questionário on
line para sondagem inicial, entrevista, questionário aplicado a professores de Física e
atividades utilizadas nas UEPS. As unidades foram aplicadas pela autora em duas turmas (1º e
2º anos) do Ensino Médio do Colégio Estadual José do Patrocínio, Campos dos Goytacazes,
RJ, e avaliadas por quatro professores. Os resultados da aplicação das UEPS mostraram fortes
indícios de boa receptividade dos alunos promovendo uma predisposição para aprender os
conteúdos de Física, condição que favorece a aprendizagem significativa, segundo Ausubel. A
avaliação por parte dos professores foi bastante positiva, os quais destacaram a importância de
um material que contenha planejamento, atividades e instruções de execução, fatores que
encorajam a sua utilização. Neste aspecto, constata-se que o material pode ser considerado
um material potencialmente significativo que vem corroborar com o modelo de ensino de
Gowin, o qual afirma que há uma relação triádica entre materiais de ensino, professor e aluno
cujo objetivo é compartilhamento de significados. Como o material produzido nesta pesquisa
(UEPS elaboradas) foi aplicado com êxito em sala de aula pela pesquisadora, pode-se afirmar
seu potencial de exequibilidade e relevância.

The present research investigated the potentialities of the LIFOs for the facilitation
of the teaching of Modern and Contemporary Physics (FMC) content at the intermediate
level. Privileging a qualitative approach, the work was based on the theoretical reference of
the epistemology of teaching practice, the Gowin teaching model and the principles of
Ausubel's Significant Learning theory that are a part of the base of elaboration of Potentially
Significant Teaching Units. All the study resulted in the elaboration of an Educational
Product, constituted by the UEPS elaborated in the themes Cosmology and Radioactivity. Online
questionnaire for initial probing, on interview, questionnaire applied to physics teachers
and activities used in LIFOs were used as data collection instruments. The units were applied
by the author in her first and second year classes at the José do Patrocínio State School,
Campos dos Goytacazes, RJ, and evaluated by four teachers. The results of the application of
the UFPS showed strong evidence of good receptivity of the students promoting a
predisposition to learn the contents of Physics, a condition that favors meaningful learning,
according to Ausubel. The evaluation by the teachers was very positive, which highlighted the
importance of a material that contains planning, activities and instructions for execution,
factors that encourage its use. In this respect, it can be seen that the material can be considered
a potentially significant material that corroborates with the Gowin teaching model, which
affirms that there is a triadic relationship between teaching materials, teacher and student
whose goal is to share meanings. As the material produced in this research (elaborated LIFOs)
was successfully applied in the classroom by the researcher, one can affirm its potential for
feasibility and relevance.


PDF document Adriana_Dissertação.pdf — Documento PDF, 9.34 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.