MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Máquinas simples: aprendizagem baseada no método híbrido 'rotação por estações' em nível fundamental | Autor: Valdir Barbosa Júnior

por Secretaria do Mestrado publicado 10/04/2023 16h07, última modificação 12/09/2023 12h45

Prof. Dr. Pierre Schwartz Augé

A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar, sob a ótica da aprendizagem, um material didático baseado no método “rotação por estações”, sobre o tema Máquinas Simples, em nível fundamental. Propõe e aplica em sala de aula um material instrucional como auxiliar no aprendizado significativo de temas da física (máquinas simples) que abarquem métodos de ensino atuais e levem em consideração o desenvolvimento tecnológico na área das estratégias de ensino. Nas “estações” são aplicadas atividades diversas direcionadas ao estudo de máquinas simples, onde em cada uma um grupo de estudantes (4 ou 5 membros) deve passar um tempo determinado. Algumas dessas estações utilizam recursos compatíveis com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s). São utilizadas atividades como jogos, experimentos, leituras, vídeos, simulações, questões, dentre outras. O referencial teórico que fundamenta esta pesquisa é baseado, principalmente, na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. Quanto à metodologia, adota-se uma perspectiva qualitativa, em específico, um Estudo de Caso, na interface entre o descritivo e o interpretativo. A aplicação ocorreu em uma turma da fase final do ensino fundamental, modalidade Jovens e Adultos, de uma escola pública, no município de Campos dos Goytacazes-RJ. Os dados coletados incluem as intervenções orais e escritas dos alunos durante a realização das atividades presentes no Produto Educacional. As observações docentes também foram levadas em consideração. A análise dos dados, na perspectiva da Análise de Conteúdo, permitiu as seguintes categorizações: concepções alternativas, diferenciação progressiva, reconciliação integrativa, diversidade de situações, aprendizagem significativa dos conceitos, aprendizagem procedimental e atitude/perfis motivacionais. Por fim, foi possível identificar indícios de engajamento cognitivo e atitudinal em vias de uma aprendizagem significativa. A participação ativa dos alunos foi um ponto em destaque.

Palavras-chaves: Ensino de Física. Máquinas Simples. Ensino Híbrido. Rotação por Estações.

This research intends to propose and apply in the classroom an instructional material as a support in learning physics subjects (simple machines) that includes current teaching methods that consider technological development in teaching strategies. The proposal is to use blended learning following the method 'rotation by stations'. In these “stations” different activities are applied to the study of simple machines, where each group of students (with 4 or 5 members) must spend a certain time. Some of these stations will use resources that are compatible with Digital Information and Communication Technologies (DICT’s). Activities such as games, experiments, readings, videos, simulations, questions, among others, will be used. Thus, the general objective of the research is to investigate whether the suggested educational product, based on the teaching method “Rotation by stations'”, has the potential to provide a meaningful learning of concepts related to the theme of simple machines, at a fundamental level. The specific objectives are: i) to elaborate didactic material about simple machines based on the “Rotation by stations” method; ii) apply the didactic material to a class of ninth grade of elementary school; iii) assess the performance of students in front of the proposed activities in relation to the learning of concepts; iv) make adjustments to the didactic material in view of the critical analysis of its application; v) evaluate the attitudinal potential of the proposal, despite not being the focus of the research. The theoretical framework that underlies this research is mainly based on Ausubel's Meaningful Learning Theory and Vergnaud's Conceptual Fields Theory. As for the methodology, a qualitative perspective is adopted, specifically, a case study. The proposed educational product is expected to be relevant for conceptual learning.
Keywords: Simple machines. Blended Learning. Rotation by Stations

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