A linha de pesquisa tecnologia, gestão e produção tem como foco a produção do espaço urbano e arquitetônico em diversas escalas e aspectos. Objetiva estudos sobre gestão, produção e transformação do ambiente construído e da paisagem, com ênfase nas suas implicações práticas, gerando conhecimento que contribua na produção do espaço com enfoque no entendimento das questões contemporâneas, a partir dos desafios atuais e futuros que se apresentam e tornam mais complexos os sistemas arquitetônicos e urbanos. Pretende propiciar a percepção dos aspectos políticos e governamentais e das questões éticas, e refletir sobre tecnologias sociais e o direito à cidade, à produção do espaço urbano regional e à atuação dos diversos agentes que participam na produção e transformação desse espaço, bem como as estruturas espaciais e socioambientais resultantes desta relação. Integram esta linha de pesquisa os seguintes projetos:

INCLUSÃO, DIREITO À CIDADE E GESTÃO URBANA PARTICIPATIVA

Descrição

O projeto de pesquisa referente ao Direito à Cidade, envolvendo a compreensão da inclusão na perspectiva da diversidade e da acessibilidade. ao considerar aspectos históricos, sociais, econômicos, ambientais, culturais, urbanísticos, arquitetônicos, paisagísticos, políticos, jurídicos e éticos, visa articular direitos e políticas públicas, em prol de um planejamento e de uma gestão urbana democrática e participativa, com foco na região Norte Fluminense. Neste sentido, com base no referencial teórico e de marcos regulatórios, objetiva uma leitura crítica da(s) cidade(s), bem como da legislação com a interpretação sistemática das normas, almejando, inclusive, diagnóstico e mapeamento das áreas e situações pesquisadas.

Equipe

Aline Couto da Costa
Antônio Leandro Crespo de Godoy
Daniela Bogado Bastos de Oliveira
Julio Cezar Pinheiro de Oliveira
(
Responsável pelo projeto)
Luiz de Pinedo Quinto Junior

PRODUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO URBANO: AGENTES, POLÍTICAS E PROCESSOS

Descrição

Essa pesquisa abarca o debate sobre os processos de produção e de transformação do espaço urbano, considerando estes processos como produto de relações históricas, socioeconômicas, ambientais e políticas, resultado da ação de agentes públicos e privados que atuam no território. Considera nas análises e discussões a diversidade das cidades brasileiras em diferentes manchas urbanas inseridas em suportes geomorfológicos distintos, envolvendo: projeto, planejamento e gestão urbana; forma urbana; legislação; uso, ocupação, valor e parcelamento do solo; mercado imobiliário; políticas habitacionais; processos de segregação socioespacial; aplicação de fundos públicos; e as transformações e conflitos resultantes da luta de classes pela apropriação diferenciada das vantagens do espaço construído.

Equipe

Aline Couto da Costa
Antônio Leandro Crespo de Godoy
(Responsável pelo projeto)

Daniela Bogado Bastos de Oliveira
Danielly Cozer Aliprandi
Julio Cezar Pinheiro de Oliveira
Luiz de Pinedo Quinto Junior
Margarida Maria Mussa Tavares Gomes 

ARQUITETURA DA PAISAGEM - A CONSTITUIÇÃO DA FORMA URBANA E SEU SISTEMA DE ESPAÇOS LIVRES

Descrição

O projeto de pesquisa tem como foco a análise e o estudo da paisagem e da forma urbana e seus processos de formação e transformação. O foco de pesquisa está na região Norte Fluminense, considerando sua inserção no contexto brasileiro, que aponta para similitudes e peculiaridades. Pretende-se o desenvolvimento de planos, projetos e políticas públicas que visem à produção e qualificação do sistema de espaços livres e da forma urbana, discutindo processos de leitura e análise crítica da paisagem.

Equipe

Aline Couto da Costa
Antônio Leandro Crespo de Godoy
Daniela Bogado Bastos de Oliveira
Danielly Cozer Aliprandi
(Responsável pelo projeto)
Luis Felipe Umbelino dos Santos
Luiz de Pinedo Quinto Junior
Margarida Maria Mussa Tavares Gomes