A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM METODOLOGIAS ATIVAS E TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

por ANNA CAROLINA RODRIGUES BOLDRINI DO NASCIMENTO publicado 25/11/2021 17h03, última modificação 12/09/2023 12h50

Orientador: Prof. Dr. André Fernando Uébe Mansur

• Autor

ANNA CAROLINA RODRIGUES BOLDRINI DO NASCIMENTO

A presente dissertação traz resultados da aplicação de uma Sequência Didática (SD) implementada a partir da utilização de metodologias ativas e baseada na teoria da aprendizagem significativa. A SD é um produto educacional fruto de pesquisa realizada no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Foi aplicada em turmas de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense do Ensino Médio Integrado (EMI) do curso Técnico em Alimentos do campus Bom Jesus do Itabapoana. A SD foi elaborada após a aplicação e análise de um questionário semi-estruturado para verificar o perfil dos participantes e outro para diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos. Participaram da pesquisa 59 estudantes. A investigação teve como objetivo analisar como o uso de metodologias ativas contribui para a formação integral dos estudantes do EMI, promovendo a aprendizagem significativa. Os dados foram coletados através de observação da participação dos estudantes, utilizando como instrumento o diário de campo, e questionários aplicados durante a execução das atividades. Para elaborar a SD realizou-se pesquisa bibliográfica sobre os fundamentos de ensino integrado e formação integral, metodologias ativas e teoria da aprendizagem significativa e sobre o papel educativo do espanhol no EMI. Depois, seguiram-se as etapas de elaboração, aplicação e análise dos resultados da SD. A aplicação da SD ocorreu em seis momentos no período de outubro a dezembro de 2019 no 3º ano. Os resultados mostram que as metodologias ativas configuram como recurso potencial para aprendizagem significativa no contexto das aulas de espanhol como língua estrangeira. O trabalho a partir da utilização de metodologias ativas favoreceu a aprendizagem em condições de nivelamento múltiplo, mobilizou os estudantes quanto à participação, permitiu criar um ambiente de comunicação mais interativo e dinâmico. Aliada aos pressupostos da teoria da aprendizagem significativa possibilitou mais engajamento dos estudantes no processo de aprender. As metodologias ativas podem ser articuladas aos princípios da formação integral para se manter a proposta de qualidade social da educação.
Palavras-chave: Metodologias Ativas. Aprendizagem significativa. Língua Espanhola. Formação integral.

This dissertation brings results from the application of a Didactic Sequence (DS) implemented from the use of active methodologies and based on the theory of meaningful learning. DS is an educational product resulting from research carried out in the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education (ProfEPT) course. It was applied to classes at a Federal Institute of Education, Science and Technology in Rio de Janeiro for Integrated High Schools (IHS) of the Food Technician course at the Bom Jesus do Itabapoana campus. The DS was created after the application and analysis of a semi-structured questionnaire to verify the profile of the participants and another to diagnose the students' prior knowledge. 59 students participated in the research. The investigation aimed to analyze how the use of active methodologies contributes to the integral formation of IHS students, promoting meaningful learning. Data were collected through observation of student participation, using the field diary as an instrument, and questionnaires applied during the execution of activities. To elaborate the DS, a bibliographical research was carried out on the fundamentals of integrated teaching and integral formation, active methodologies and theory of meaningful learning, and on the educational role of Spanish in IHS. Then, the steps of elaboration, application and analysis of the DS results followed. The application of DS occurred in six moments from October to December 2019 in the 3rd year. The results show that active methodologies are a potential resource for meaningful learning in the context of Spanish classes as a foreign language. The work from the use of active methodologies favored learning in conditions of multiple leveling, mobilized students to participate, allowed to create a more interactive and dynamic communication environment. Allied to the assumptions of the meaningful learning theory, it enabled more engagement of students in the learning process. Active methodologies can be linked to the principles of comprehensive training to maintain the proposal of social quality in education.
Keywords: Active Methodologies. Meaningful learning. Spanish language. Integral Formation

PDF document Dissertação Anna Carolina Boldrini com a ficha.pdf — Documento PDF, 3.81 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.