A Educação Profissional e Tecnológica na Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Fluminense

por MARIA VIRGINIA CLAUDINO RIBEIRO publicado 20/10/2021 08h21, última modificação 12/09/2023 12h50

Dra. Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto

Dentre os inúmeros dilemas que envolvem a Educação Profissional e Tecnológica – EPT – está a formação dos docentes que nela atuam e atuarão. Que saberes são necessários à formação desses professores? A aproximação espacial e organizacional entre cursos de licenciatura e cursos técnicos de nível médio nos institutos constitui um diferencial na formação dos estudantes? As questões que emergem ao abordar o tema vão, desde os saberes docentes em geral, até os saberes necessários ao docente que irá atuar na educação profissional, passando pelo histórico e bases da EPT. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/1996), a lei que cria os Institutos Federais (Lei nº 11.892/2008) e as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores para a Educação Básica (Resolução CNE/CP nº 2/2015) são alguns dos marcos legais que fornecem dados para respondê-las. Nesse contexto, esta pesquisa visa responder de que maneira a EPT está inserida na formação inicial de professores de Matemática de um Instituto Federal. Para responder a esta pergunta, foi definido, como objetivo geral, analisar a abordagem da EPT na formação inicial de professores de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) tendo, por base, o trabalho como princípio educativo e o ensino integrado. Trata-se de uma pesquisa aplicada quanto à finalidade e qualitativa quanto ao tratamento dos dados. Foi realizada pesquisa exploratória e intervenção pedagógica. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários, observação e registros em um diário de campo. Com base nos dados obtidos nas pesquisas bibliográfica e documental, foi estruturada uma Proposta Didático-Pedagógica (PDP), experimentada com estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática, no interior da disciplina Organização e Gestão de Ambientes de Aprendizagem de Matemática (OGAA). Os dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo e à luz da revisão da literatura. Após análise e ajustes que se fizeram necessários, a PDP se transformou no produto final. Foi constatado, na pesquisa, que existem aspectos pertinentes à EPT no plano de ensino de algumas disciplinas do curso. Entretanto, inexiste uma intencionalidade explícita de formação para a EPT ou uma sistematização para viabilizá-la. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam com a formação inicial e continuada de professores de Matemática e de outras disciplinas, para atuarem na EPT, seja no IFF ou em outras instituições que tenham oferta de cursos na EPT. Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Institutos Federais. Licenciatura.

Among the innumerous dilemmas involving Professional and Technological Education – EPT – is the training teachers who work or who will work in. What knowledge do you need to qualification these teachers? Spatial and organizational approach between undergraduate courses and technical courses of medium level in institutes is a differential in formation of graduates? The issues that emerge when addressing the topic will from the teaching knowledge in general until the necessary knowledge to the teacher who will work in professional education passing through the history and bases of EPT. The law of guidelines and bases of national education (Law 9394/1996), the law establishing the Federal Institutes (Law 11.892/2008) and the national curriculum guidelines for teacher training for basic education (Resolution CNE/CP 2/2015) some of the legal frameworks that provide data to answer them. In this context, this research aims to answer how the EPT is inserted in the initial training of mathematics teachers of a federal institute. To answer this question, it has been set as a general objective, to analyse the EPT approach initial training of mathematics teachers at IFF on the basis of the work as an educational principle and the integrated education. This is applied research on the purpose and qualitative data processing. This study was done by the use of exploratory research and pedagogical intervention. Questionnaires were used to collect data, observation and records in a field journal. Based on the data obtained from bibliographic and documentary searches, a Didactic-Pedagogical Proposal (PDP) was structured, experimented with undergraduate degrees in Mathematics, within the discipline Organization and Management of Mathematical Learning Environments (OGAA). The data were analyzed through Content Analysis and in the light of the literature review. After analysis and adjustments that were necessary PDP became the final product. It was found in the research that there are pertinent aspects to the EPT in the teaching plan of some subjects of the course. However, there is no explicit intent EPT training or systematization to enable it. The results of this research are expected to contribute to initial and continued training of mathematics teachers and other subjects, for working in the EPT, whether at IFF or other institutions offering courses at EPT.

Keywords: Professional and Technological Education. Federal Institutes. Teaching Degree Course.

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