A Prática de Exercícios Respiratórios nos Ambientes de Ensino da Educação Profissional e Tecnológica (EPT): Uma Proposta para a Qualidade de Vida com Técnicas do Yoga nos Cursos Técnicos no Instituto Federal Fluminense

por Sabrina Bonzi da Conceição publicado 28/10/2021 09h15, última modificação 12/09/2023 12h50

Orientador: Dr. José Augusto Ferreira Silva

O estresse é um fator que influencia a qualidade de vida das pessoas e que, em sua condição crônica, acarreta diversas desordens físicas e emocionais nos indivíduos de diferentes faixas etárias. Algumas pesquisas, no que lhes competem, têm apontado evidências de índices de estresse nos ambientes de ensino e as suas consequências para a comunidade educacional. Determinadas práticas respiratórias do yoga, por sua vez, têm sido reportadas na literatura evidenciando seus desencadeamentos fisiológicos no controle do estresse, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida. Dessa forma, a presente pesquisa buscou avaliar o potencial da inserção da prática de exercícios respiratórios do yoga como recurso educacional nos ambientes de ensino da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a fim de contribuir para uma melhoria da qualidade de vida. Para tanto, foi desenvolvido um guia contendo uma sequência didática para uma prática respiratória, chamada Respiração Completa do Yogue, com controle dos tempos inspiratório e expiratório, a qual foi aplicada e avaliada pela comunidade educacional do Instituto Federal Fluminense. Os resultados mostraram-se positivos pela comunidade, concordantes com o potencial do guia didático como recurso viável de inserção aos ambientes de ensino da EPT.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Práticas Respiratórias. Yoga na Educação. Qualidade de Vida. Estresse nos Ambientes de Ensino.

Stress is a factor that influences people's quality of life and, in its chronic condition, causes various physical and emotional disorders in individuals of different age groups. Some researches, in what they propose to cover, have pointed out evidence of stress levels in teaching environments and its consequences for the educational community. Certain breathing practices from yoga have been reported in the literature, highlighting their physiological developments in stress control, thus contributing to a better quality of life. Thus, this research sought to assess the potential of inserting the practice of yoga breathing exercises as an educational resource in the teaching environments of Professional and Technological Education (EPT) in order to contribute to a quality of life improvement. Therefore, a guide has been developed for a didactic sequence for a breathing practice, called Yogi Complete Breathing, with control of the inspiratory and expiratory timings, which was applied and evaluated by the educational community of the Instituto Federal Fluminense. The results were positive for the community, in agreement with the potential of the didactic guide as a viable resource for insertion into the teaching environments of the EPT.

Keywords: Professional and Technological Education. Respiratory Practices. Yoga in Education. Quality of life. Stress in Teaching Environments.

Atualmente não existem itens nessa pasta.