A Tecnologia Digital na Formação Discente: Uma Análise dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no Campus Arraial do Cabo – IFRJ

por Rozane Afonso Pereira Martins publicado 22/10/2021 08h50, última modificação 12/09/2023 12h50

Orientador(a): Dr. Severino Joaquim Correia Neto

Coorientador: Dr. Marcos Antônio Cruz Moreira

O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus de Arraial do Cabo, com os discentes do primeiro ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. A pesquisa aborda as implicações de utilização das ferramentas tecnológicas interativas, enquanto um instrumento facilitador à aprendizagem dos discentes. Portanto, a pesquisa estabeleceu o objetivo geral de desenvolver um Ambiente Virtual de Aprendizagem, após o mapeamento dos níveis de proficiência dos discentes, no intuito de empregar algumas ferramentas digitais, disponíveis no Moodle, que sejam fomentadoras à interdisciplinaridade, a fim de atenuar as dificuldades de aprendizagem dos conteúdos defasados, em Ciências Exatas, facilitando as ações colaborativas à aquisição dos novos saberes propostos aos discentes, durante o primeiro ano dos Cursos Técnicos Integrados. A pesquisa foi desenvolvida pelo método dialético, classificando-se como pesquisa aplicada, de natureza exploratória. Na coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas (online) com os discentes e servidores da educação do Campus. O tratamento do material foi efetivado pelo método fundamentado em Bardin, denominado Análise de Conteúdo. Os resultados e a discussão, confirmaram o êxito da utilização de algumas ferramentas digitais interativas, tendo em vista o relevante índice de vivências dos discentes e servidores da educação do Campus, com ferramentas digitais que trazem muitas interfaces interativas. Contudo, não foi possível verificar a utilização da plataforma Moodle ou de qualquer outra plataforma – nos Cursos Técnicos Integrados. De modo que, mostrou-se eficaz a aplicação do Mapa Conceitual, enquanto uma ferramenta interativa na fomentação de desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem no Campus, incorporado ao planejamento pedagógico coerente com a perspectiva do currículo integrado e com as metodologias ativas da aprendizagem, o qual poderá contribuir de forma progressiva às ações interdisciplinares e colaborativas de superação das dificuldades de aprendizagem dos saberes prévios bem como à aquisição dos novos saberes, propostos aos discentes nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Por último, recomenda-se a realização de novos estudos alusivos à discussão das especificidades didático-pedagógicas na utilização das tecnologias digitais educacionais, de modo a conhecer a concepção e a operacionalidade das principais ferramentas tecnológicas que garantem as interfaces interativas, na plataforma Moodle.

Palavras-chave: Tecnologias Digitais Educacionais. Currículo Integrado. Metodologias Ativas da Aprendizagem. Interdisciplinaridade.

This paper presents the results of the research conducted at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro - Arraial do Cabo Campus, with the students of the first year of the Technical Courses Integrated to High School. The research addresses the implications of using interactive technological tools, as a facilitating tool for students' learning. Therefore, the research has established the overall objective of developing a Virtual Learning Environment, after mapping the students' proficiency levels, in order to employ some digital tools, available in Moodle, that are encouraging interdisciplinarity, in order to mitigate the learning difficulties of lagged contents, in Exact Sciences, facilitating collaborative actions to acquire new knowledge proposed to students, during the first year of the Integrated Technical Courses. The research was developed by the dialectical method, classifying it as applied research, of exploratory nature. In the data collection, questionnaires and interviews (online) were used with the educational actors of the Campus. The treatment of the material was done by the method based on Bardin, called Content Analysis. The results and the discussion confirmed the success of the use of some interactive digital tools, in view of the relevant index of experiences of the educational actors of the Campus, with digital tools that bring many interactive interfaces. However, it was not possible to verify the use of the Moodle platform or any other platform – in the Integrated Technical Courses. Thus, it proved effective the application of the Conceptual Map, as an interactive tool in the promotion of building a virtual learning environment on campus, incorporated into pedagogical planning consistent with the perspective of the integrated curriculum and with the active methodologies of learning, which can progressively contribute to interdisciplinary and collaborative actions to overcome the learning difficulties of previous knowledge as well as to the acquisition of new knowledge, proposed to students in the Technical Courses Integrated to High School. Finally, it is recommended to conduct new studies allusive to the discussion of didactic-pedagogical specificities in the use of digital educational technologies, in order to know the conception and operationality of the main technological tools that guarantee interactive interfaces, in the Moodle platform. Keywords: Digital Educational Technologies. Integrated Curriculum. Active TeachingLearning Methodologies. Interdisciplinarity.

Atualmente não existem itens nessa pasta.